Folha de pagamento

Que tal aprender um pouco sobre folha de pagamento? Vamos desvendar esse tema pra você!

Como a sua empresa lida com sua folha de pagamento? Esse é um assunto que sempre desperta muitas dúvidas.

Se esse é um assunto ou termo novo para você, hoje vamos ajudar trazendo informações sobre a folha de pagamento e sua função dentro de uma empresa.

Nós vamos reunir aqui dicas, definições e conceitos sobre folha de pagamento para que você possa entender melhor sobre esse assunto.

A folha de pagamento tem uma função operacional, contábil e fiscal. É como se fosse um histórico do que o funcionário tem o direito de receber.

É um documento que discrimina o salário bruto, que é o valor total sem descontos, com o salário líquido, que é o que o profissional receberá com as devidas deduções.

A folha de pagamento está, ainda, descrita e determinada no artigo 225 do Decreto 3048/1999.

Calcular a folha de pagamento realmente não é algo simples. Geralmente existe uma pessoa dedicada para isso, ou é preciso contar com a ajuda externa de um contador e profissional de RH.

A importância da folha de pagamento para a empresa

A folha de pagamento é fundamental no controle financeiro da empresa. É por meio desse documento que ela pode comprovar que realizou o recolhimento de impostos e do INSS, além do pagamento de salários, verbas trabalhistas e benefícios.

Esse controle financeiro, do seu próprio caixa, tem total influência sobre como fazer folha de pagamento.

Empresas com facilidade nessa rotina evitam processos trabalhistas e o pagamento de multas e indenizações, preservando seu capital.

Como é elaborada a folha de pagamento?

Assim como cada empresa tem suas especificações para o controle financeiro, na elaboração da folha de pagamento não é diferente.

Não existe uma receita mágica ou modelo oficial. Por isso ela pode ser adaptada aos critérios que combinam melhor com sua empresa desde que não prejudique nenhum ponto de vista legal.

Para ser elaborada, toda folha de pagamento deve se basear em algumas informações:

  • O valor do salário;
  • A frequência: faltas, atrasos e afastamentos;
  • Os descontos de encargos sociais;
  • A forma de pagamento e a data que o valor estará disponível.

Para compor os salários líquidos, que deverão estar disponíveis na data acordada, os valores da folha de pagamento são divididos em 2 partes: proventos e descontos.

A primeira parte corresponde aos salários, remunerações variáveis, horas extras e adicionais como adicional noturno, insalubridade e periculosidade.

Fique de olho nos adicionais: se sua empresa expõe o funcionário a algum risco de saúde ele pode receber a mais 10%, 20% ou 40% dependendo do grau de insalubridade.

Lembrando que essa porcentagem é sobre o valor do salário da categoria do funcionário. Se a atividade for realizada em um ambiente com grau de periculosidade alto o empregado ainda pode receber um adicional de 30% sobre o salário.

A segunda parte corresponde aos descontos: a grande reclamação dos funcionários. Estamos falando do INSS, benefícios, faltas, contribuição sindical e mais uma série de descontos que depende do acordo que é feito entre a empresa e o funcionário.

Folha de pagamento e a importância no controle de gastos

Devido a sua importância, tanto para o empregador como para o empregado, saber como fazer folha de pagamento é uma das maiores obrigações das empresas.

Quem consegue organizar corretamente esse documento tem total controle sobre os seus gastos mensais.

Entretanto, se esse processo é deixado de lado, as chances de ocorrerem processos trabalhistas, multas e indenizações é muito grande.

Por isso, é fundamental que a empresa entenda a importância e o valor da folha de pagamento na sua rotina.

Hoje você foi devidamente apresentado à folha de pagamento

Hoje, introduzimos o tema folha de pagamento para que você pudesse aprender um pouco mais sobre esse processo importante dentro das empresas.

Muitos empresários não compreendem o seu significado, e por isso, acabam desconhecendo sua importância na rotina de um negócio.

Esperamos que você tenha conseguido aprender um pouco mais sobre folha de pagamento e sua importância no dia-a-dia não apenas dentro do departamento de RH, mas em toda organização.

Mas, se ainda tiver dúvidas sobre folha de pagamento, compartilhe conosco no campo de comentários. Ficaremos felizes em responde-las.

Gustavo Abreu Folha de pagamento