Remarketing e Retargeting: Entenda esses recursos do Marketing Digital

Você já ouviu falar de remarketing e retargeting? Vamos te apresentar esses recursos e mostrar como eles podem ser úteis para sua empresa

Você já ouviu falar em remarketing e retargeting? Vamos ajudar você a entender melhor esses recursos do marketing digital.

Imagine se você tivesse a capacidade de saber quem está disposto a comprar seu produto.

Assim, ao invés de apenas mostrar seus produtos aos clientes, você poderia deixa-los prontos para a compra, recebendo suas ofertas.

Você se lembra de alguma vez que entrou em uma loja virtual, seja para comprar um tênis, ou uma passagem aérea, não comprou nada, e de repente, começou a ver anúncios dessas ofertas por todos os lados?

Provavelmente, a primeira vez que isso aconteceu, pensou que estava sendo espionado, não é mesmo!?

Ledo engano. Você provavelmente viu apenas anúncios de retargeting e remarketing. Esses termos podem não ser novidade para você, mas será que você sabe do que se tratam, verdadeiramente?

Nós vamos explicar a você como esses conceitos são diferentes, e como eles podem ajudar você a se beneficiar para vender mais na sua empresa.

O que é retargeting?

Como cerca de 79% das pessoas abandonam seu carrinho de compras online em um site, seu principal objetivo aqui é fazer com que a maior parte dessas pessoas concluam a compra.

O problema está em entender quem são essas pessoas que não compraram e incentivá-las a comprar.

Como Brian Barr nos lembra, há muitas razões pelas quais um cliente pode não concluir a finalização da compra:

  • Eles tiveram uma interrupção (importante ou não);
  • Eles só queriam simular o frete;
  • Queriam apenas salvar o link no celular para mais tarde;
  • Ainda estão inseguros para saber se devem prosseguir com a compra.

O bom é que muito desses problemas podem ser superados com um pequeno empurrão, ou oferecendo um pouco mais de valor, como um desconto.

E para isso existe o retargeting. O retargeting usa principalmente anúncios da internet para atrair clientes em potencial de volta ao seu site para concluir uma compra. Essa tática transforma visitantes em compradores.

Ao adicionar o código de retargeting ao seu site, você poderá acompanhar as ações do usuário por meio de cookies colocados no navegador.

Isso significa que você saberá o que o usuário fez no seu site e onde encontra-lo online, para poder exibir anúncios novos e personalizados.

Ao segui-los pela internet, você garante que sua marca seja vista com frequência suficiente, para que, quando estiverem prontos para fazer a compra, eles pensem em você e retornem ao seu site.

A chave aqui é que seus anúncios devam ser direcionados aos visitantes do site que já demonstraram interesse em seus produtos, e não em novos clientes em potencial.

Entendendo o remarketing

Embora Remarketing e Retargeting sejam projetados para trazer de volta os clientes que saíram de seu site sem comprar, o remarketing geralmente utiliza o e-mail em vez dos anúncios para este fim.

O remarketing envolve coleta de informações dos visitantes do site e o envio de e-mails para convence-los a retornar ao carrinho de compras abandonado e concluir a compra.

Às vezes, isso é tudo que um potencial cliente precisa para retornar ao carrinho de compras e finalizar a sua compra.

Como o visitante já demonstrou claramente um interesse no produto, há uma boa chance de que um pequeno lembrete ajude a influenciar sua decisão de compra.

Remarketing e Retargeting: qual escolher?

Quando se trata de remarketing e retargeting, não existe uma solução única para todos ou uma tática melhor que a outra.

Ambas as abordagens podem aumentar as conversões.

É por isso que recomendamos que as empresas considerem cada tática com cuidado e façam parte de sua estratégia de marketing digital integrada.

Se você realiza vendas através do site é importante pensar nessas estratégias como forma de potencializar suas vendas. De maneira a otimizar os esforços naquele potencial cliente uma vez interessado em seu produto.

É essencial conhecer as diferenças entre remarketing e retargeting se você quiser aproveitar ao máximo sua estratégia de marketing digital.

Utilize o remarketing e retargeting para o sucesso de suas campanhas de vendas online

Hoje introduzimos a você os termos remarketing e retargeting.

Você já deve ter sido impactado por essas iniciativas, então, sabe o quanto elas podem ser efetivas para aumentar as vendas e impactar o maior número possível de pessoas.

Mesmo este artigo sendo introdutório ao tema, queríamos apresentar a você as oportunidades relacionadas a essas ações.

Agora, busque saber um pouco mais sobre esses temas, e veja como pode encaixa-los em suas estratégias de marketing e vendas.

Temos certeza que o remarketing e o retargeting podem ajudá-lo a vender mais e melhor.

Gustavo Abreu Remarketing e Retargeting: Entenda esses recursos do Marketing Digital