Você já ouviu falar de remarketing e retargeting? Vamos te apresentar esses recursos e mostrar como eles podem ser úteis para sua empresa
Você já ouviu falar em remarketing e retargeting? Vamos ajudar você a entender melhor esses recursos do marketing digital.
Imagine se você tivesse a capacidade de saber quem está disposto a comprar seu produto.
Assim, ao invés de apenas mostrar seus produtos aos clientes, você poderia deixa-los prontos para a compra, recebendo suas ofertas.
Você se lembra de alguma vez que entrou em uma loja virtual, seja para comprar um tênis, ou uma passagem aérea, não comprou nada, e de repente, começou a ver anúncios dessas ofertas por todos os lados?
Provavelmente, a primeira vez que isso aconteceu, pensou que estava sendo espionado, não é mesmo!?
Ledo engano. Você provavelmente viu apenas anúncios de retargeting e remarketing. Esses termos podem não ser novidade para você, mas será que você sabe do que se tratam, verdadeiramente?
Nós vamos explicar a você como esses conceitos são diferentes, e como eles podem ajudar você a se beneficiar para vender mais na sua empresa.
O que é retargeting?
Como cerca de 79% das pessoas abandonam seu carrinho de compras online em um site, seu principal objetivo aqui é fazer com que a maior parte dessas pessoas concluam a compra.
O problema está em entender quem são essas pessoas que não compraram e incentivá-las a comprar.
Como Brian Barr nos lembra, há muitas razões pelas quais um cliente pode não concluir a finalização da compra:
- Eles tiveram uma interrupção (importante ou não);
- Eles só queriam simular o frete;
- Queriam apenas salvar o link no celular para mais tarde;
- Ainda estão inseguros para saber se devem prosseguir com a compra.
O bom é que muito desses problemas podem ser superados com um pequeno empurrão, ou oferecendo um pouco mais de valor, como um desconto.
E para isso existe o retargeting. O retargeting usa principalmente anúncios da internet para atrair clientes em potencial de volta ao seu site para concluir uma compra. Essa tática transforma visitantes em compradores.
Ao adicionar o código de retargeting ao seu site, você poderá acompanhar as ações do usuário por meio de cookies colocados no navegador.
Isso significa que você saberá o que o usuário fez no seu site e onde encontra-lo online, para poder exibir anúncios novos e personalizados.
Ao segui-los pela internet, você garante que sua marca seja vista com frequência suficiente, para que, quando estiverem prontos para fazer a compra, eles pensem em você e retornem ao seu site.
A chave aqui é que seus anúncios devam ser direcionados aos visitantes do site que já demonstraram interesse em seus produtos, e não em novos clientes em potencial.
Entendendo o remarketing
Embora Remarketing e Retargeting sejam projetados para trazer de volta os clientes que saíram de seu site sem comprar, o remarketing geralmente utiliza o e-mail em vez dos anúncios para este fim.
O remarketing envolve coleta de informações dos visitantes do site e o envio de e-mails para convence-los a retornar ao carrinho de compras abandonado e concluir a compra.
Às vezes, isso é tudo que um potencial cliente precisa para retornar ao carrinho de compras e finalizar a sua compra.
Como o visitante já demonstrou claramente um interesse no produto, há uma boa chance de que um pequeno lembrete ajude a influenciar sua decisão de compra.
Remarketing e Retargeting: qual escolher?
Quando se trata de remarketing e retargeting, não existe uma solução única para todos ou uma tática melhor que a outra.
Ambas as abordagens podem aumentar as conversões.
É por isso que recomendamos que as empresas considerem cada tática com cuidado e façam parte de sua estratégia de marketing digital integrada.
Se você realiza vendas através do site é importante pensar nessas estratégias como forma de potencializar suas vendas. De maneira a otimizar os esforços naquele potencial cliente uma vez interessado em seu produto.
É essencial conhecer as diferenças entre remarketing e retargeting se você quiser aproveitar ao máximo sua estratégia de marketing digital.
Utilize o remarketing e retargeting para o sucesso de suas campanhas de vendas online
Hoje introduzimos a você os termos remarketing e retargeting.
Você já deve ter sido impactado por essas iniciativas, então, sabe o quanto elas podem ser efetivas para aumentar as vendas e impactar o maior número possível de pessoas.
Mesmo este artigo sendo introdutório ao tema, queríamos apresentar a você as oportunidades relacionadas a essas ações.
Agora, busque saber um pouco mais sobre esses temas, e veja como pode encaixa-los em suas estratégias de marketing e vendas.
Temos certeza que o remarketing e o retargeting podem ajudá-lo a vender mais e melhor.