Evite o salário atrasado de funcionários: saiba quais atitudes tomar para driblar essa situação

Salário atrasado de funcionário é um problema, não é mesmo? Aqui estão algumas dicas para você evitar essa situação

Salário atrasado de funcionário. Essa frase é um pesadelo para empregadores e funcionários.

E, com momentos de incertezas econômicas, crises, mercados estagnados, essa situação acabou sendo uma realidade para muitas empresas.

O que é uma pena. Nenhuma empresa gosta de atrasar salários. Por alguns motivos simples.

O primeiro deles é que o empresário sabe que o atraso de salário atrapalha muito no rendimento do funcionário.

Assim que o atraso ocorre, dezenas de possibilidades se abrem à frente do funcionário: a empresa está com problemas de caixa; a empresa vai me mandar embora; a empresa vai fechar e muitas outras histórias passam pela cabeça.

Outro motivo é que isso cria uma saia justa no relacionamento de trabalho.

O funcionário trabalhou e não recebeu por isso. Logo começa a ficar desapontado com essa situação, pois precisa do dinheiro para se manter.

O salário atrasado destrói completamente o clima dentro de uma empresa, e nossa recomendação é que você não permita que isso aconteça.

Sabemos que problemas acontecem e, justamente por isso vamos trazer algumas dicas simples para que você mantenha essa realidade longe da sua empresa.

#1. Tenha um planejamento real de fluxo de caixa

Apesar de problemas aparecerem e pegarem o empresário de surpresa, ter um fluxo de caixa consistente vai ajudar você a ter uma visão de longo prazo da saúde de sua empresa.

Um fluxo de caixa que conte sempre com a garantia da folha de pagamento e o pagamento de fornecedores irá permitir que você não tenha problemas, por exemplo, ao passar por um período de inadimplência ou atrasos no pagamento.

O ideal é que você tenha reservas no seu fluxo de caixa que permitam que você sobreviva a, pelo menos, 1 trimestre caso sua empresa tenha problemas.

Quando você planeja o seu caixa para manter a saúde financeira da sua empresa em períodos turbulentos, você mantém seu time unido e coeso.

#2. Trace rotas alternativas

Parte de um planejamento financeiro consistente de uma empresa se baseia em ter planos de contingência para momentos difíceis.

Digamos que você tenha um fluxo de caixa suficiente para se manter pelo trimestre mas, ao final do trimestre você ainda continua com problemas financeiros. O que fazer?

Encontrar respostas – sim, no plural – para essas perguntas, vai ajudar você a ter um plano B ou C caso o pior cenário possível se concretize e você precise fazer cortes e tomar outras medidas.

Nesse caso, o que você vai fazer? Antecipar recebíveis futuros? Utilizar uma linha de crédito? Vender ativos? Vender uma parte da empresa?

Você precisa ter rotas de contingência caso o pior cenário se torne real para seu negócio.

#3. Tenha rápido acesso ao dinheiro

Se você ainda não tem um fluxo de caixa, e poucas possibilidades de rotas alternativas de contingência para sanar problemas, uma alternativa válida é ter rápido acesso ao dinheiro.

Quando falamos sobre isso, muitas pessoas pensam em empréstimo ou, até mesmo, em utilizar recursos pessoais para injetar dinheiro na empresa.

Em último caso, essa pode ser a salvação.

Mas, nesse momento, uma boa alternativa para o seu negócio ter acesso rápido ao dinheiro pode ser a antecipação de recebíveis.

Isso mesmo. Você pode vender seus recebíveis. Aqueles boletos e faturas que irão vencer no futuro e que, pagando uma pequena taxa, você pode ter acesso imediato.

A Rapidoo pode ajudar você a antecipar seus recebíveis.

Utilizando a plataforma da Rapidoo, você pode não apenas antecipar recebíveis, mas também emitir e controlar seus recebíveis pelo nosso sistema.

Você pode usar o sistema da Rapidoo para emitir seus recebíveis, controlar seus recebimentos através de nosso calendário e, caso seja necessário, antecipar seus recebíveis de forma simples e prática.

E o melhor de tudo: você não paga pela emissão de boletos e, paga apenas uma pequena taxa caso decida pela antecipação de recebíveis.

Dessa forma, você vai poder antecipar seus recebíveis e ter um rápido acesso ao dinheiro, caso seja preciso.

Siga nossas dicas e evite o salário atrasado de funcionário no seu negócio

Hoje falamos sobre uma triste realidade de algumas empresas: o salário atrasado de funcionário.

Muitas empresas acabam entrando nessa situação e esse é um medo compartilhado por muitos empresários.

Por isso, o artigo de hoje foi pensado em manter essa realidade o mais longe possível do seu negócio para que ela não afete a sua empresa.

Siga nossas dicas e, mantenha o fantasma do salário atrasado de funcionário longe do seu negócio.

Gustavo Abreu Evite o salário atrasado de funcionários: saiba quais atitudes tomar para driblar essa situação