Como preparar sua empresa para os feriados

Como preparar sua empresa para os feriados
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Você tem dúvidas sobre como preparar sua empresa para os feriados? Vamos mostrar para você como utilizar essas datas em seu favor!

Os feriados podem ser um risco ou uma oportunidade para o seu negócio. Vamos ajudar você a se preparar para os feriados e enxerga-los como uma oportunidade.

No Brasil, os feriados são uma peculiaridade que precisam constar no seu calendário comercial (e administrativo).

Como temos muitas pausas durante o ano, você precisa se programar para os feriados por 2 motivos simples:

  1. Muitos representam uma oportunidade de vender mais;
  2. Você precisa planejar o seu financeiro para lidar com prazos diferentes de pagamento e compensação bancária.

Dito isso, vamos mostrar a você como se preparar para os feriados e aproveitar todas as oportunidades em seu negócio.

Planeje seu calendário comercial e administrativo para estar preparado para os feriados e aproveite todas as oportunidades que eles representam.

Aproveitando os feriados para vender mais

Muitos feriados representam oportunidades extras para aumentar o faturamento.

Datas como Natal, Carnaval, Páscoa, dia do trabalho, dentre outras, podem ajudar você a criar campanhas de incentivo para vendas.

Em 2020 teremos 9 feriados nacionais. Lembrando que datas como Carnaval (que não é feriado), dia da consciência negra (que não é feriado em muitos lugares), dentre outras datas regionais não constam neste calendário.

O feriado mais famoso por aquecer as vendas é o Natal. Campeão de vendas, recebe o incentivo do 13º salário para aumentar as vendas, principalmente, em empresas de varejo.

Mas, não é apenas o Natal que conta como uma grande oportunidade de vender mais. O Carnaval, apesar de não ser um feriado, é praticamente um recesso no Brasil, e é outro momento onde o brasileiro também aumenta seus hábitos de compra.

Porém, existem outras datas que podem ser uma oportunidade de ouro para você criar campanhas de vendas.

Se você está no Nordeste, por exemplo, criar uma campanha de vendas para o São João (dia 24 de junho), pode ser uma grande oportunidade.

O mesmo acontece, por exemplo, com o dia 12 de outubro, que apesar de ser feriado por ser dia de Nossa Senhora Aparecida, também é o dia das crianças.

Essa é mais uma data importante, onde é possível alavancar vendas.

O que fazer para aumentar as vendas nos feriados?

Bem, aqui está uma dica simples para você se preparar para os feriados e vender mais:

  1. Mapeie todos os feriados (nacionais, estaduais e municipais) do ano;
  2. Liste aqueles onde você pode criar uma campanha de vendas (por exemplo, Natal e São João);
  3. Crie uma comunicação (interna, para funcionários; e externa, para clientes) anunciando a campanha de vendas;
  4. Dê descontos, aumente o prazo para pagamento, parcelamento e inclua outras vantagens para que a campanha seja vista pelo seu cliente como uma real oportunidade de compra.

Seguindo esses 4 passos, você pode aproveitar o grande número de feriados que temos para aumentar o faturamento e vender mais.

Por outro lado, você precisa planejar seu financeiro para isso, já que feriados representam prazos de pagamento e compensações diferentes.

Planejando o financeiro durante o feriado

Se por um lado os feriados podem ser uma oportunidade de vender mais, por outro, eles podem ser um problema para o financeiro.

Por não serem dias úteis, os feriados atrasam compensações bancárias e pagamentos, e por esse motivo, sua empresa precisa se programar com antecedência.

No Carnaval, por exemplo, ficamos 2 dias e meio sem compensação bancária.

Esse período requer planejamento, uma vez que a sua empresa precisa realizar pagamentos e cumprir com as obrigações financeiras, sendo que só terá novas entradas no caixa no próximo dia útil.

Aqui, a recomendação é o planejamento:

  1. Identifique os feriados que irão impactar diretamente nas suas compensações bancárias;
  2. Adiante suas cobranças. Você pode, por exemplo, emitir cobranças com antecedência. Como parte das pessoas e empresas quitam as cobranças assim que as recebem, você vai conseguir adiantar o recebimento dessas cobranças;
  3. Planeje os pagamentos. Se você perceber que algum compromisso poderá não ser pago em dia por conta do feriado, entre em contato com seu fornecedor e negocie um novo vencimento.

Essas dicas vão ajudar você a planejar seu departamento financeiro para o feriado, sem maiores prejuízos.

Agora você já sabe como se preparar para os feriados e tirar o maior proveito dessas datas

Hoje você viu como se planejar para os feriados. Essas datas representam uma oportunidade e um desafio para a sua empresa.

Uma oportunidade, porque você pode utilizar os feriados para vender mais; e desafio, porque você precisa planejar o seu financeiro para lidar com os dias não-úteis que os feriados representam.

Com um pouco de planejamento, como vimos, é possível fazer as 2 coisas.

Planejar-se com antecedência é sempre a melhor coisa a ser feita, queira você vender mais no feriado, ou organizar seu departamento financeiro.

Assim, o feriado pode ser curtido e aproveitado, ao invés de se transformar numa preocupação.

Dica:

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  • Receba o dinheiro: depois de enviar suas notas fiscais, você escolhe qual venda quer antecipar e, após a análise, depositamos o dinheiro referente às duplicatas na conta da sua empresa. Caso emita um boleto, os valores ficarão disponíveis 1 dia após o pagamento de seu cliente.

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Enrico Cardoso Como preparar sua empresa para os feriados