Impostos na emissão da nota fiscal: conheça quais são

Você sabe quais são os impostos na emissão da nota fiscal? Vamos ajudar você a descobrir!

A nota fiscal é um item obrigatório na venda de produtos e serviços, mas você sabe quais são os impostos na emissão da nota fiscal?

Mesmo sendo considerado um processo cansativo e burocrático, é sua obrigação gerar a nota fiscal para comprovar que a transação foi realizada, mesmo sem o cliente pedir.

Ela serve como recibo de compra e venda, recolhimento de impostos, e principalmente, validade e segurança jurídica e fiscal.

Vamos compartilhar com você quais impostos estão embutidos na emissão da nota fiscal para que você entenda um pouco mais sobre todos os tributos inseridos neste documento.

Para ajudar você a compreender um pouco mais sobre o assunto, listamos aqui os encargos que você precisa recolher ao fazer uma venda.

Esses são os impostos que incidem sobre qualquer venda feita no ambiente online ou off-line e que incidem também sobre empresas que optam pelo Simples Nacional:

Imposto Definição
IRPJ Imposto de Renda de Pessoa Jurídica
COFINS Contribuição Para Financiamento de Seguridade Social
PIS Programa de Interação Social e Programa de Formação de Patrimônio do Servidor Público
CSLL Contribuição Social Sobre Lucro Líquido
ISS Imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza
ICMS Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços
IPI Imposto sobre Produtos Industrializados
CPP Contribuição Previdenciária Patronal

Agora que você já conhece todos os impostos na emissão da nota fiscal, que tal entender um pouco mais sobre a sua emissão?

A nota fiscal é o documento que comprova o nível de faturamento da empresa, servindo, consequentemente, como base para o cálculo dos tributos a serem recolhidos.

Existem tipos diferentes de notas que podem ser emitidas, dependendo da legislação em vigor na cidade ou estado em que a empresa atue e também de acordo com seu porte.

Mas, no geral, recomendamos que você opte por emitir sempre a nota fiscal eletrônica, pela facilidade e segurança nas informações.

O que é preciso para emitir nota fiscal eletrônica?

Para emissão de uma nota fiscal, é necessário o cadastro prévio junto à Secretaria da Fazenda do Estado.

Feito o registro, as notas podem ser emitidas diretamente por meio do site da secretária, ou de serviços de emissão de notas fiscais eletrônicas.

Mesmo quem se enquadra no Simples Nacional precisa emitir notas fiscais, ainda que não haja o recolhimento direito de impostos a cada venda efetuada, pois é por meio do documento que será possível comprovar o nível de faturamento da empresa.

Fora isso, emitir a nota fiscal eletrônica é muito prático porque não é preciso ter uma impressora fiscal em sua empresa.

Como o nome indica, a nota é eletrônica e não exige o preenchimento de notas em papel.

Isso pode proporcionar economia de talões e acaba com a necessidade de impressão desses talões em gráficas especializadas.

Aqui estão alguns emissores que podem ajudar você a emitir sua nota fiscal.

ContaAzul

Fazendo parte de todo um sistema de gestão financeira bem mais amplo, o software de emissão de NFe do ContaAzul promete facilidade e velocidade na emissão, integração com sistema de vendas, cobrança e fluxo de caixa de forma simples e facilidade também na importação dos dados do certificado digital.

NFe.io

Além de manter um banco de dados, possibilita que você acompanhe a evolução das vendas do seu negócio e permite o cadastramento de diversas empresas.

Este software para emissão de NFe já conta com uma interface de integração em um ambiente de desenvolvimento, além de diversas outras funcionalidades, como acesso aos dados de pessoas jurídicas direto da Receita Federal, endereços completos e muito mais.

Notajá

O software para emissão de NFe Notajá tem uma pegada mais direta e é preciso baixar e instalar.

Tem um chat para tirar dúvidas e oferece funcionalidades como emissão de NFe, NFSe e NFCe, controle de gestão, de fluxo de caixa e geração de boletos, assim como cálculo de substituição tributária.

eNotas

O eNotas promete muita agilidade para baixar arquivos XML e PDF, guarda de documentos, emissões automáticas, envio de notas por e-mail, cancelamento e até emite facilmente notas de vendas antigas.

Agora você já sabe como emitir e quais são os impostos na emissão da nota fiscal!

Hoje compartilhamos com você quais são os impostos na emissão da nota fiscal, bem como mostramos a você a importância de emitir nota fiscal a cada transação.

Além disso, apresentamos a você alguns serviços que podem ser úteis para que você emita sua nota fiscal eletrônica de maneira fácil, rápida e segura.

Com essas informações, você já está apto para emitir notas fiscais sem dor de cabeça e garantir segurança jurídica e fiscal para a sua empresa.

Ao saber ainda mais sobre os impostos na emissão da nota fiscal, você descobriu também todas as obrigações envolvidas que compões os impostos pagos na emissão deste documento.

Tem mais alguma dúvida sobre os impostos na emissão da nota fiscal? Compartilhe conosco no campo de comentários.

Gustavo Abreu Impostos na emissão da nota fiscal: conheça quais são