Pintou uma venda para um novo cliente e você está com medo? Veja como saber se é seguro vender para um cliente pela primeira vez
Quando um novo cliente compra da sua empresa, muitas vezes temos duas alegrias. A primeira delas, quando ganhamos o cliente; e a segunda quando ele paga.
Em uma primeira venda, ainda não tivemos a oportunidade de conhecer bem os clientes.
E por isso, desconfianças brotam e isso pode ser o início de problemas.
Mas, qualquer tipo de dúvida e incerteza pode ser minimizado pela sua empresa com processos financeiros que diminuam o risco da venda.
Hoje nós vamos ajudar você nessa tarefa. Vamos mostrar como aumentar a segurança na transação de venda para seu cliente pela primeira vez.
Quais são os riscos de uma primeira venda?
Quando você está vendendo para um novo cliente pela primeira vez, o maior risco é que você dê prazo a ele e ele não pague.
Esse é um risco real, uma vez que muitas empresas tiveram aumento de inadimplência por conta de dificuldades financeiras no fim do ano.
Para que você aumente suas chances de recebimento e ainda não perca o cliente, pode tomar algumas atitudes que irão ajudar você a minimizar o risco.
Aqui está o que fazer para evitar vender e não receber.
#1. Venda à vista
A primeira ação que você pode tomar para evitar vender para um novo cliente e não receber é vender à vista.
Mesmo que seja praxe do seu mercado a venda a prazo (30, 60 e 90 dias), em uma primeira compra, cobrar à vista pode ser uma segurança.
Se for o caso, conceda um desconto nessa primeira venda para conhecer melhor o cliente.
Você pode usar um emissor de boletos, inclusive, para dar mais credibilidade à sua venda.
Se você ainda emite boletos diretamente do seu banco, ou de forma não profissional, conheça o emissor de boletos da Rapidoo.
Você pode emitir boletos gratuitamente de forma profissional sem nenhum esforço.
#2. Faça uma análise prévia do cliente
Mesmo que você consiga vender à vista para o cliente, se ele continuar comprando, você vai precisar encontrar algum diferencial para melhorar o relacionamento.
Nesse momento é a hora de você fazer uma análise do cliente. Isso é importante para minimizar qualquer risco de inadimplência e conceder prazo no pagamento.
Aqui estão algumas rotinas que você pode seguir para verificar o cliente:
- Consulte se o CNPJ está ativo na Receita Federal;
- Cheque as referências comerciais pessoalmente. Referências nunca são demais;
- Confira o telefone e endereço de cadastro. Ligue para a empresa e valide as informações com o departamento financeiro;
- Busque por informações online: mídias sociais e sites podem ajudar você a saber se a empresa existe;
- Consulte protestos online: é importante você saber se a empresa sofreu tem protestos ativos e não oferecer prazos caso essa seja uma realidade do seu cliente;
- Consulte informações no Serasa/Boa Vista: se o seu cliente constar em algum órgão de proteção ao crédito, você pode ter problemas com o recebimento.
Seguir esse processo vai diminuir seus riscos de não receber pela venda realizada.
Esteja preparado para vender para um cliente pela primeira vez
Muitas vezes a primeira venda para um cliente nos brinda com um frio na barriga.
O medo da inadimplência é o maior deles. Principalmente quando o cliente não veio recomendado por outro cliente ou fornecedor.
Outros empecilhos podem aparecer, como a distância, numa venda para um cliente de outra cidade ou estado, por exemplo.
As dúvidas e receios só aumentam nesse momento.
Mas, seguindo essas 2 dicas simples, você pode diminuir seus riscos e minimizar a inadimplência.
Dessa forma, fica mais simples decidir quando e como vender a prazo, mesmo que seja em uma primeira venda.