Departamento financeiro: entenda as siglas NFC-e, CFe-SAT e ECF

NFC-e, CFe-SAT e ECF: você sabe o que essas siglas significam e como elas podem afetar o seu negócio? Descubra agora!

NFC-e, CFe-SAT e ECF: você já parou para pensar quantas siglas estão envolvidas no dia-a-dia do departamento financeiro?

Diariamente ouvimos algumas delas em nossa rotina. Mas, será que realmente sabemos o que elas significam?

Hoje vamos ajudar você com um glossário do departamento financeiro moderno. Isso mesmo!

Vamos ajudar você a entender, da forma mais simples possível, as siglas NFC-e, CFe-SAT e ECF.

Dessa forma, você vai parar de se confundir quando utilizar cada uma delas e ainda vai entender melhor o impacto de cada uma para o seu negócio.

Vamos ao que interessa?

O que é NFC-e?

NCF-e é a sigla para Nota Fiscal ao Consumidor Eletrônica. Ela acabou substituindo a nota fiscal de venda ao consumidor e o cupom emitido pelo emissor de cupom fiscal.

Ela veio para substituir o emissor de cupom fiscal, que  dependia de impressoras homologadas pelo governo e eram mais caras.

A cada venda realizada, as informações são transmitidas para a Secretaria da Fazenda e os dados podem ser consultados depois.

O objetivo do NFC-e é extinguir o cupom fiscal, dar mais segurança e agilidade para o fiscal e também para o comerciante.

Dessa forma, a comunicação entre empresa e consumidor e, empresa e Receita Federal acontece de forma mais ágil.

Como a NFC-e acabou com as impressoras fiscais, hoje o documento pode ser emitido por impressoras comuns.

Saiba mais sobre CFe-SAT

Essa sigla é grande mas é simples de entender. É a sigla para sistema autenticador e transmissor de cupons fiscais eletrônicos.

Ele opera no Brasil desde 2014, permitindo a documentação de forma eletrônica de todas as operações e arquivos do varejista no seu estado de origem.

Dessa forma, ele substitui as emissoras e cupons fiscais e deixa os trâmites legais e as operações tributárias mais simples.

Além disso, ele dispensa a necessidade de conexão ininterrupta com a internet, uma vez que a transmissão das informações à Secretaria da Fazenda pode ser feita de forma periódica.

O que é ECF?

Aqui temos uma pegadinha. A sigla EFC pode significar 2 coisas diferentes, representadas pela mesma sigla.

Mas, fique tranquilo, vamos ajudar você a entender o contexto da sigla para que possa saber exatamente o que ela representa, combinado?

Vamos falar, primeiramente do emissor de cupom fiscal, que tem a ver com notas fiscais.

O emissor de cupom fiscal fica ligado à impressora fiscal e possui um certificado digital próprio.

Por fora, parece uma impressora comum, mas tem uma memória para armazenar os cupons fiscais criados.

Porém, é considerado de baixa segurança fiscal e por esse motivo a modalidade NFC-e vem ocupando o seu espaço, dispensando o uso de impressora fiscal – específica para a emissão de notas fiscais.

A sigla ECF ainda pode significar, escrituração contábil fiscal.

Trata-se de uma obrigação acessória que conecta os dados contábeis e fiscais do apuramento do IRPJ (imposto de renda pessoa jurídica) e da CSLL (contribuição social sobre lucro líquido).

A escrituração adianta as informações ao Fisco e torna mais eficiente o processo de fiscalização através do cruzamento de dados digital, principal objetivo do sistema público de escrituração digital.

Pronto! Agora você já desvendou o significado por trás das siglas NFC-e, CFe-SAT e ECF

Hoje nos concentramos em responder e explicar o significado de algumas siglas relacionadas às áreas fiscais das empresas, que acabam sendo o cotidiano da rotina financeira.

Se apesar de ler e usar essas siglas no seu dia-a-dia, você nunca parou para pensar no que elas significava, hoje você já sabe o que representam.

Por outro lado, se sempre viu essas siglas e ficou tentando entender sozinho o que elas representavam, sem sucesso, hoje sua dúvida foi finalmente esclarecida.

Esperamos que, compreender o significado de cada uma dessas siglas permita que você compreenda melhor os processos fiscais dentro de sua empresa.

Agora não precisa mais se perguntar o que é NFC-e, CFe-SAT e ECF quando ver essas siglas passeando por aí.

Gustavo Abreu Departamento financeiro: entenda as siglas NFC-e, CFe-SAT e ECF