Você costuma colher feedback de seus clientes?

Colher feedback de seus clientes pode ser uma arma para a sua empresa crescer e estar em constante evolução. Veja como isso é possível!

Você sabia que perde dinheiro ao não colher feedback de clientes?

Sua empresa ganhará mais dinheiro se seus clientes estiverem mais satisfeitos.

Mas, como você mantém seus clientes satisfeitos? Como você sabe o que o seus clientes gostam ou não do seu produto?

Simples, passe a colher feedback de seus clientes.

Pedir feedback ao cliente pode fornecer informações extremamente valiosas para seus negócios e produtos.

Seja depois de uma compra, uma participação em eventos, uma prestação de serviços, o ideal é sempre enviar uma pequena pesquisa para as pessoas que compraram de você.

Logo depois, analise os feedbacks, tanto positivos, quanto negativos.

Esses feedbacks influenciam diretamente as mudanças que fazemos na próxima venda, quais aspectos precisam ser melhorados e quais partes precisam permanecer exatamente iguais.

Esse tipo de feedback é inestimável e não custa nada para você e seu negócio.

Com base nos insights que você pode obter com essas pesquisas, aqui estão 3 razões porque você deve colher feedback de seus clientes.

#1. Saber o que os seus clientes gostam e não gostam

Quando você pede a seus clientes que forneçam feedbacks sobre seu produto e/ou serviço, você vai aprender o que eles gostam e o que não gostam nele.

Essa informação é extremamente útil. Se você sabe o que está funcionando para seus clientes e o que não está, pode ajustar as coisas para atende-los melhor.

Por exemplo, você pode acreditar que as pessoas adoram a atmosfera íntima do seu evento.

Mas, depois de um determinado evento, pode descobrir que as pessoas sentem que o espaço para networking é pequeno e desconfortável.

Você pode consertar isso escolhendo um local para o próximo evento, com uma área muito maior para networking e os participantes vão adorar.

O mesmo vale para o seu produto. As pessoas podem adorar o seu produto, mas não gostar tanto assim de um determinado detalhe nele.

Colher feedback de seus clientes vai permitir que você descubra isso e ajuste, se necessário, sendo possível aumentar ainda mais a satisfação em comprarem de você.

#2. Faça seus clientes se sentirem importantes e envolvidos

Ao pedir que seus clientes lhe forneçam feedback, você está comunicando que valoriza a opinião deles e se importa com o que eles têm a dizer.

Seus clientes se sentem importantes porque você os trata como tal e eles se sentem envolvidos em moldar seu produto.

Assim, quando comprarem de você eles terão ainda mais gosto, pois perceberão que participaram do processo decisório e, se sentirão parte do todo.

#3. Melhoria contínua

Você pode melhorar consistentemente seus produtos ou serviços e mantê-los sendo os melhores possíveis.

Se você está constantemente ouvindo e buscando feedback, você sempre tem uma ideia do que está funcionando para seus clientes e o que não está dando certo.

Em última análise, isso levará você a melhores negócios, melhores vendas e uma melhor experiência do cliente.

Colher feedback dos clientes vai te proporcionar mais conhecimento para evoluir e crescer

De uma forma simples, colher feedback dos clientes vai fazer bem ao seu negócio.

Mesmo que, num primeiro momento, o feedback seja negativo, ao longo do tempo você poderá aprimorar o seu produto e, mudar a opinião de seus clientes sobre seu produto.

Ter um problema em um primeiro momento com um feedback não é o pior dos mundos. Afinal, você descobriu o motivo e agora pode agir sobre ele.

Por outro lado, se você tem bons feedbacks pode pensar, inclusive, em como usar isso a seu favor no marketing do seu produto e empresa.

Saber o que seus clientes pensam da sua empresa e seu produto é sempre melhor do que ficar na ignorância.

Primeiro, porque dá oportunidade de melhoria; segundo porque, os bons feedbacks podem ser utilizados a favor da sua empresa.

Se você ainda não pratica, comece a colher feedback dos clientes e usufrua, desde já, dos inúmeros benefícios dessa prática.

Gustavo Abreu Você costuma colher feedback de seus clientes?