Como cobrar seus clientes a prazo?

Como cobrar seus clientes a prazo?
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Você tem dúvidas sobre como cobrar seus clientes a prazo? Vamos ajudar você e tirar todas suas dúvidas!

Muitas empresas têm dúvidas sobre como cobrar seus clientes a prazo. Afinal, qual é a melhor alternativa?

Como vender a prazo, 30, 60 e 90 dias?

Nosso artigo vai te ajudar a responder algumas perguntas comuns quando você negocia com seu cliente pagamentos a prazo.

O prazo é um recurso que pode ser utilizado para aumentar as vendas e bater metas.

Além disso, ele vai permitir que você e seu cliente estabeleçam um relacionamento e, que você tenha mais chances de fideliza-lo.

Mas antes, vamos falar rapidamente sobre a importância da política de crédito, e porque sua empresa precisa de uma para que o prazo não se transforme em inadimplência.

A política de crédito para cobrar seus clientes a prazo

Por que você precisa de uma política de crédito para vender a prazo?

A resposta mais simples é porque se você conceder crédito a todos os clientes, sem analisar seu histórico, capacidade de pagamento ou débitos, o prazo pode ser convertido em inadimplência.

Muitas empresas acabam fornecendo prazos para seus clientes sem que esses tenham um histórico de compra.

Isso pode ser um problema. Para evitar que isso aconteça, crie políticas para que seu cliente comece a usufruir das vantagens de uma venda a prazo.

Aqui estão algumas dicas. Análise:

  1. O histórico do cliente. Essa é a primeira compra? Caso positivo, estabeleça primeiro uma condição para a venda no prazo (por exemplo, a partir da terceira compra);
  2. Débitos. É importante que você consulte o CNPJ do cliente para saber se ele possui débitos, se tem registros em órgãos de proteção ao crédito (como Serasa) ou até mesmo protestos;
  3. Documentação de cadastro. Se o seu cliente possui um capital social de 5 mil reais, por exemplo, tome cuidado ao oferecer prazos longos para compras de grandes valores.

Com essas informações em mãos, você pode decidir conceder prazo e financiar seu cliente internamente.

#1. Prazo como diferencial

Quando um cliente compra apenas comparando preço, existem chances de que ele deixe de comprar de você quando encontrar um preço menor.

Porém, quando o relacionamento de vocês é baseado em outras vantagens, seu cliente valoriza isso e compra mais vezes de você.

De um lado sua empresa sai ganhando, porque pode receber pedidos mais frequentes desse cliente, aumentando suas vendas.

De outro lado, o cliente enxerga uma vantagem especial em comprar de você e você não fica refém de ser abandonado quando outro fornecedor tiver  um preço menor que o seu.

Isso vai ajudar você a vender mais para o mesmo cliente e, quando você usar isso como argumento nas vendas, vai ajudar você a aumentar as vendas.

#2. Acerte as datas com o cliente

Agora que seu cliente entende o que você está oferecendo, é muito importante que todas as datas sejam combinadas previamente.

Você não quer ser surpreendido pelo cliente dizendo que não sabia que o vencimento seria naquela data, muito menos com um boleto não pago, não é mesmo?

Por isso é importante, no fechamento da venda, acertar as datas de pagamento com seu cliente.

Isso acontece porque os prazos são considerados sempre a partir da data de emissão da nota fiscal.

Se você precisa de um prazo de entrega maior para produtos específicos, acerte as datas de pagamento levando isso em consideração.

Não emita notas fiscais e boletos de um produto que tem um prazo maior, ou que será entregue no futuro.

Tudo que você não quer ouvir é seu cliente dizendo que  não pagou o boleto no vencimento porque eu não recebeu a mercadoria.

Para evitar isso, alinhe todos os detalhes da venda, prazo de entrega, pagamento e datas de vencimento dos boletos.

#3. Venda a prazo e receba à vista

Mesmo que o pagamento a prazo seja uma realidade de praxe no seu mercado, existe uma possibilidade de receber à vista.

Você pode utilizar a antecipação de recebíveis para isso.

Dessa forma, antecipa os boletos a prazo pagando um pequeno desconto.

E o melhor de tudo: você pode incluir os custos da antecipação na formação dos seus preços e, não perder dinheiro na hora de antecipar.

Dessa forma, você recebe à vista, sai ganhando e ainda oferece boas condições de pagamento para seu cliente e, até mesmo um diferencial competitivo.

Você está pronto para cobrar seus clientes a prazo?

Hoje vimos que oferecer prazo aos seus clientes pode ser um grande negócio.

Primeiro porque, você investe em um bom relacionamento com o cliente, aumenta o ciclo de vida do cliente e vende mais.

Como se já não bastasse, pode também adiantar o recebimento dos boletos a prazo através da antecipação de recebíveis.

Se você quiser deixar as coisas mais simples ainda, pode emitir seus boletos gratuitamente através da Rapidoo e antecipar os boletos a prazo para receber à vista.

O melhor de tudo é que se você quiser fazer disso uma rotina, é possível.

Tudo que você tem que fazer é incluir as taxas da antecipação de recebíveis no seu cálculo de formação de preços.

Agora que você já sabe como cobrar seus clientes a prazo, pode experimentar nosso emissor de boletos gratuito.

Enrico Cardoso Como cobrar seus clientes a prazo?