O que é Capital de Giro?

Um bom empreendedor entende que a saúde financeira do negócio é fundamental para que a empresa cresça de forma sustentável. Problemas como falta de capital para investimentos, necessidade constante de empréstimos e déficit de contas são sintomas de finanças desalinhadas, o que afasta investidores, sócios e até mesmo colaboradores.

E para manter a empresa na linha, especialistas trazem o conceito de capital de giro, também conhecido como ativo circulante. Vamos entender como ele pode ajudar a sua empresa e como calcular? Acompanhe!

O que é capital de giro?

Algumas pessoas definem o capital de giro como o resultado entre o dinheiro que você tem e o dinheiro que você deve.

Ele também pode ser entendido como a quantidade de dinheiro que uma empresa precisa para custear e manter suas despesas do dia a dia.

Assim, o capital de giro é a reserva de recursos de você tem para suprir as necessidades da gestão financeira de seu negócio ao longo do tempo. Esses recursos podem ser encontrados nas contas a receber, no caixa, na conta corrente bancária e no estoque.

É importante também entender a diferença entre capital de giro e capital fixo ou permanente. Esse último diz respeito ao investimento para a compra de máquinas, instalações, matérias-primas, equipamentos e imóveis necessários para que a empresa inicie as suas atividades.

Qual é a importância de fazer o controle do capital de giro na empresa?

Quando um empreendedor faz uma má administração do capital de giro com um planejamento financeiro ruim, ele envolve o negócio em dívidas. Ao usar créditos em uma situação emergencial, o empreendedor tende a negociar em uma posição desfavorável, que o sujeita a taxas maiores.

Vale lembrar que o uso de créditos é bem vindo para o crescimento de uma empresa, desde que ela se comprometa em manter a sua saúde financeira para recuperar a quantia investida. Veja aqui como manter o seu fluxo de caixa em pleno funcionamento!

Como calcular o capital de giro?

Como dissemos acima, o capital de giro é influenciado pelo estoque, caixa, conta bancária e contas a receber (resultantes de vendas a prazo) de uma empresa.

Quanto maiores forem as contas a receber, considerando o prazo e o número de pagamentos feitos dessa forma, mais recursos sua empresa precisa ter para “bancar” as contas enquanto o dinheiro não cai em sua conta.

Seu estoque também precisará de manutenção de acordo com as necessidades do mercado. Portanto, manter um bom estoque também demanda recursos financeiros.

O caixa e a conta bancária concentram os recursos que estão disponíveis para sua empresa. É ao valor concentrado nessas duas esferas que você deve recorrer para colocar seus compromissos em dia!

Para calcular o capital de giro, portanto, você deve seguir a seguinte fórmula:

Capital de giro líquido (CGL) = Ativo Circulante (AC) – Passivo Circulante (PC) 

O ativo circulante se refere ao valor contido no caixa, nas contas a receber, aplicações financeiras, dentre outros. Já o passivo circulante se refere ao que a empresa está devendo, valor que se concentra nas contas a pagar, nos empréstimos.

Gerenciar o capital de giro de uma empresa implica em tomar decisões sábias quanto as compras, vendas e administração do caixa.

Envolve também compreender quais condições de pagamento você pode oferecer aos seus clientes e quais investimentos devem ser priorizados para o crescimento de sua empresa.

Negociar prazos, em vez de pedir um empréstimo ou usar o cartão de crédito, por exemplo, ajuda a poupar dinheiro. Se você receber por todas as vendas à vista e conseguir um prazo maior com fornecedores, ganha um tempo para investir na empresa a cada venda. Caso contrário, se você paga seus fornecedores à vista, mas só recebe dos fornecedores depois, terá de conseguir capital a cada venda.

Por isso, o importante é minimizar créditos! Afinal, ninguém quer deixar o empreendimento dos sonhos com o nome sujo, não é mesmo?

Agora que você entendeu a importância de gerenciar o capital de giro da sua empresa com responsabilidade, conheça quais são as linhas alternativas de créditos para empresa e entenda qual a atende melhor!

rapidoo O que é Capital de Giro?