Saiba como definir o público-alvo do seu negócio

Definir o público-alvo do seu negócio pode ser um grande desafio. Vamos ajudá-lo nessa missão com algumas dicas!

Seja você um empreendedor planejando um novo negócio, ou um empresário consolidado querendo aumentar sua receita, definir o público-alvo é indispensável para seu sucesso.

Muitas pessoas afirmam que seu público-alvo são todas as pessoas ou empresas que precisem de um determinado produto.

Mas, será que essa é uma forma inteligente de definir seu público-alvo?

A segmentação de um público e/ou um mercado, não significa que você está excluindo as pessoas que não se enquadram nesse perfil.

Só estamos dizendo que você deveria concentrar seus investimentos para explorar aquele nicho de mercado que tem mais sintonia com o seu produto e sua empresa.

Com um público-alvo claramente definido, é muito mais fácil determinar onde e como estabelecer as metas e indicadores da sua empresa.

Nós sabemos que esse exercício pode ser difícil. E por isso, separamos algumas dicas para ajuda-lo a definir melhor seu público-alvo.

#1. Olhe para sua base de clientes atual

Quem são seus clientes atuais e por que eles compram de você? Procure por características e interesses comuns.

Quais geram mais negócios? É muito provável que pessoas e empresas com características similares também possam se beneficiar do seu produto.

#2. Observe a concorrência

Quem é o alvo da concorrência? Quem são os clientes atuais deles? Não vá atrás do mesmo mercado.

Você pode encontrar um nicho de mercado que eles estão negligenciando. Sendo assim, compare as informações sobre seus concorrentes com as informações da sua base de clientes.

Veja o que você está enxergando de oportunidades que seu concorrente não vê. Use a seu favor essa inteligência de mercado para abrir novos mercados.

#3. Estude seu produto

Escreva uma lista com todos os recursos de seu produto. Ao lado de cada recurso, liste os benefícios que ele oferece.

Depois de listar seus benefícios, faça uma lista das pessoas que precisam do benefício que seu produto oferece.

#4. Escolha dados demográficos específicos

Descubra não apenas quem precisa do seu produto, mas também quem provavelmente pode ou vai compra-lo. Leve em consideração alguns fatores, como:

  1. Idade;
  2. Localização;
  3. Gênero;
  4. Nível de renda;
  5. Nível educacional;
  6. Estado civil;
  7. Ocupação;

#5. Estude as características dos seus clientes

Agora chegou a hora de pensar na psicografia. A psicografia são as características mais pessoais de um indivíduo (ou do decisor/comprador), incluindo:

  • Personalidade;
  • Atitudes;
  • Valores;
  • Interesses e hobbies;
  • Estilo de vida;
  • Comportamento.

Determine como o produto se encaixa no estilo de vida de seu público-alvo. Como e quando seu público-alvo vai utilizar seu produto?

Quais são os recursos mais atraentes em seu produto para esse tipo e perfil de público? Saber responder a essas perguntas faz toda a diferença.

#6. Avalie sua decisão

Depois de escolher um público-alvo, considere algumas perguntas para se certificar que você fez a escolha certa. Considere as seguintes perguntas:

  • Existem pessoas suficientes que se encaixam nos critérios definidos?
  • Meu público-alvo realmente pode se beneficiar com meu produto?
  • Eu conheço o processo de tomada de decisão do meu público?
  • Meu público-alvo pode pagar pelo meu produto?
  • Meu público-alvo é facilmente acessível?

Não deixe sua definição de público-alvo genérica demais. Lembre-se que você pode definir mais de 1 público-alvo, se for o caso.

Agora você está pronto para definir o público-alvo do seu negócio

Agora você já tem as informações suficientes para criar o público-alvo do seu negócio. Mas, pode estar pensando como e onde encontrar todas essas informações.

Comece pesquisando online por informações sobre o público e/ou mercado, através de revistas, blogs e estudos relacionados ao seu segmento.

Assim você vai conseguir encontrar fonte de informação para fazer o dever de casa e definir, finalmente, seu público-alvo.

Sabemos que essa tarefa não é tão fácil como parece. Mas, depois de saber quem é seu público, será muito mais fácil direcionar esforços para alcança-lo e iniciar um relacionamento comercial com ele.

É justamente por isso, que você não devia pensar 2 vezes antes de definir seu público-alvo, e só então, definir os seus investimentos.

Gustavo Abreu Saiba como definir o público-alvo do seu negócio