Você tem cliente inadimplente em sua empresa? Descubra o que fazer
Sabe aquele cliente que não quer pagar? Você sabe como lidar com ele?
A inadimplência, infelizmente, é uma realidade dentro das empresas.
No dia-a-dia de uma empresa, lidar com clientes inadimplentes é um problema e parte de sua rotina.
Alguns clientes estão passando por problemas financeiros e acontece de atrasarem pagamentos, e você vai precisar ajudá-los para que possa receber pela venda.
Por outro lado, alguns clientes simplesmente não vão querer pagar.
Você pode pensar o que quiser sobre esse tipo de atitude – não estamos aqui para te ajudar nisso, mas para dar soluções úteis para que você receba.
Esses clientes vão resistir a toda e qualquer tentativa de negociação proposta pelo seu departamento financeiro.
Por isso, você vai ter que recorrer a esferas superiores para conseguir receber pela venda.
Dito isso, hoje vamos apresentar alguns recursos que você pode lançar mão quando um cliente não quer pagar.
#1. Protesto
O protesto em cartório, geralmente, é o primeiro passo depois que as negociações administrativas se esgotam.
Quando o cliente não quer – e diz que não vai – pagar, não há razões para continuar tentando um acordo administrativo.
Nesse caso, o melhor a fazer é enviar o título para protesto em cartório.
Para o protesto de boleto, você vai precisar dos documentos que comprovem que a fatura está relacionada a algum produto ou serviço da sua empresa.
Os mais utilizados são as notas fiscais e contratos, que devem estar no nome da pessoa contra quem você quer efetuar o protesto.
Depois que você deu entrada no protesto, o cartório vai enviar uma carta de cobrança para o devedor.
Nessa carta, um prazo para pagamento será estabelecido e, depois desse prazo, o nome do devedor será negativado, constando o protesto junto ao CNPJ.
#2. Inscrição em órgãos de proteção
Uma outra alternativa, quando o débito continua em aberto e seu cliente não quer pagar é inscrevê-lo em órgãos de proteção ao crédito.
A inscrição do CNPJ do seu cliente em órgãos de proteção implica na negativação do seu cliente.
Com isso, ele terá problemas para conseguir empréstimos, financiamentos e até mesmo prazo para futuras compras em outros fornecedores.
Ao cadastrar um CNPJ em órgãos de proteção ao crédito, o score de crédito dessa empresa é, automaticamente zerado, além vincular o débito em aberto ao CNPJ em toda consulta realizada.
Ao negativar o seu cliente, existe a possibilidade que ele procure a sua empresa para negociar o débito, uma vez que com o CNPJ negativado seu acesso ao crédito será praticamente nulo.
Em último caso, mesmo que seu cliente não pague, você fará com que outros fornecedores não tenham o mesmo problema que você, pelo menos, durante os próximos 5 anos.
#3. Pefin
O Pefin é um serviço de inclusão de dívidas no banco de dados do Serasa Experian.
Ele disponibiliza dados para a localização do consumidor, viabiliza a comunicação com ele por meio da carta-comunicado (que informa sobre o débito) e dá orientações para o pagamento.
O serviço oferece uma forma de comunicação direta com o devedor por meio de uma carta-comunicado.
Assim, você consegue dar mais informações sobre o débito, como valor atualizado, assim como orientá-lo em relação ao seu pagamento.
Para aumentar as chances de quitação da dívida, ainda é possível incluir o boleto com o valor correto e possíveis descontos, caso haja.
O pagador não precisa ir atrás de sua dívida: ela vem até ele, sem burocracia e com toda a comodidade.
Tenha um processo de cobrança na sua empresa
Pode até ser chover no molhado, mas precisamos ressaltar a importância de um processo de cobrança na sua empresa.
É ele que vai impedir que você acabe vendendo para clientes mal intencionados e, ajudar você a receber o quanto antes em caso de inadimplência.
Você também pode ter uma empresa auxiliando você na cobrança via boletos.
Ao emitir cobranças e antecipar seus recebíveis com a Rapidoo você garante a cobrança de seus recebíveis, mas mesmo assim, a sua empresa precisa ter um processo para garantir que os recebimentos aconteçam no momento certo.
Agora você já sabe o que fazer para receber de um cliente que não quer pagar
Falamos um pouco mais sobre as alternativas que a sua empresa possui para cobrar um cliente que não quer pagar.
Nesses casos, na maioria das vezes, o diálogo não é um caminho e você precisa buscar outras alternativas.
Com o protesto, negativação e o Pefin, você tem alternativas para fazer o seu cliente que não quer pagar ser coagido a regularizar o débito.
Essas alternativas permitem você encontrar um caminho para receber do cliente que não quer pagar pelas cobranças vencidas.