Saiba quando a antecipação de recebíveis é uma boa opção para sua empresa

Você sabia que a antecipação de recebíveis pode ser um recurso valioso para a sua empresa? Saiba como isso é possível!

Você sempre teve curiosidade para saber mais sobre antecipação de recebíveis, ou gostaria de entender como ela pode beneficiar sua empresa?

Pois bem. Nós vamos mostrar para você como funciona o mundo da antecipação, ajudando você a entender se esse pode ser um bom negócio para você.

Existem dezenas de mitos sobre a antecipação de recebíveis, e justamente por esse motivo, vamos explicar como o processo funciona.

Se você tem dúvidas sobre a antecipação de recebíveis, quer saber se ela é benéfica para a sua empresa, ou ainda, como pode se beneficiar dela, continue conosco.

Vamos falar um pouco mais sobre esse tema.

O que é antecipação de recebíveis e como ela pode ajudar minha empresa?

A antecipação de recebíveis, como o próprio nome já diz, é uma atividade financeira em que você vende seus recebíveis futuros (emitidos com vencimento a prazo) para receber à vista por eles.

Dessa forma, sua empresa vende a prazo e recebe à vista. Para realizar essa transação, as empresas que trabalham com antecipação de recebíveis cobram uma taxa pela antecipação.

Por isso, o valor antecipado é um pouco menor do valor total do recebível.

Agora que você já ficou por dentro da definição de antecipação de recebível, veja como ela pode ser útil à sua empresa.

#1. Obtenção de crédito rápido

Antecipar seus recebíveis pode injetar dinheiro rapidamente em seu caixa, com uma grande vantagem: você não se endivida.

Diferente de um empréstimo, em que você precisa passar por um longo processo de análise cadastral, na antecipação de recebíveis, esse processo é rápido e sem burocracia.

Depois que o seu perfil e o do seu cliente são aprovados, o que pode acontecer em apenas 24 horas, você pode receber o valor da antecipação no mesmo dia.

Ainda em comparação com empréstimos e financiamentos, a antecipação de recebíveis não endivida a sua empresa, já que você está antecipando recursos próprios.

No caso dos empréstimos isso não acontece, pois quando o dinheiro cai na sua conta, você precisa pagá-lo através de parcelas mensais, representando mais uma conta para você.

#2. Maiores opções de pagamento para seus clientes

Ao aderir à antecipação de recebíveis, você pode oferecer formas de pagamento diversas aos seus clientes, além das convencionais, como cartão de crédito ou cheque.

Você pode oferecer pagamentos parcelados em boletos a prazo (30, 60 e 90 dias) e optar por antecipá-los, da mesma forma como nos cartões de crédito.

É possível fazer isso, inclusive, repassando a taxa de antecipação de recebíveis ao cliente, e dessa forma, receber o valor total da venda à vista.

Por que devo antecipar recebíveis?

Agora que você conhece algumas das principais vantagens de antecipar os recebíveis da sua empresa, deve estar se perguntando por que fazer isso.

Também existem alguns casos em que a antecipação de recebíveis é um grande negócio para a sua empresa, como poderemos ver a seguir.

#1. Injeção de dinheiro em caixa

Pintou aquele imprevisto na sua empresa? Pois saiba que a antecipação de recebíveis pode ajudar você a injetar dinheiro rápido no seu caixa.

Vender seus recebíveis futuros vai permitir que você tenha o dinheiro necessário para lidar com os imprevistos financeiros que aparecerem pelo seu caixa.

#2. Oportunidades de investimento

Seu fornecedor baixou o preço de um produto com muita saída? Que tal antecipar seus recebíveis para poder repor o estoque com um preço atrativo, e assim aumentar sua margem de lucro?

Essa pode ser uma oportunidade para você aumentar as vendas e sua lucratividade.

#3. Investimentos em pessoal

A sua empresa precisa contratar e/ou demitir, mas precisa de dinheiro em caixa para isso? A antecipação de recebíveis pode ajudar.

Ao vender seus recebíveis você pode colocar dinheiro em caixa para as renovações de pessoal necessárias.

Agora que você já conhece a antecipação de recebíveis, que tal usar esse recurso a favor da sua empresa?

Como você pode ver hoje, a antecipação de recebíveis é um recurso à disposição da sua empresa para obter dinheiro rápido para suas necessidades de caixa.

Seja para pagar débitos, investir no seu crescimento, ou oferecer novas formas de pagamento aos clientes, a antecipação pode ser um recurso valioso.

Ao utilizá-la você evita se endividar, e ainda pode fugir da burocracia que instituições financeiras impõem sobre pequenas empresas na hora ceder crédito.

Ficou com alguma dúvida sobre antecipação de recebíveis? Fique tranquilo! Compartilhe conosco em nosso campo de comentários que ficaremos felizes em responder.

Você conhece a Rapidoo?

A Rapidoo tem respostas rápidas, custos transparentes, acessíveis e assim, você pode investir no que realmente importa para o seu negócio.

Como funciona?

Veja como a Rapidoo pode ajudar a sua empresa antecipando seus recebíveis de forma simples e sem burocracia:

  • Cadastre-seabra sua conta na RapidooA conta é gratuita e você tem acesso rápido à nossa plataforma de antecipação de recebíveis;
  • Envie suas notas fiscais: depois de acessar a plataforma, envie suas notas fiscais sem nenhum compromisso e veja quanto iremos pagar por cada uma da antecipação de suas vendas;
  • Receba o dinheiro: depois de enviar suas notas fiscais, você escolhe qual venda quer antecipar e, após a análise, depositamos o dinheiro referente às duplicatas na conta da sua empresa.

Viu como é simples e fácil? Abra sua conta na Rapidoo.

Gustavo Abreu Saiba quando a antecipação de recebíveis é uma boa opção para sua empresa