Como ser um líder dentro de uma empresa pequena?

Você quer se transformar em um líder dentro de uma empresa pequena? Vamos compartilhar com você as chaves que abrem essa porta

Você tem sido um líder dentro de uma empresa pequena? Acredita que uma pequena empresa precisa de um verdadeiro líder?

E você acha que o fato de estar à frente de uma pequena empresa já te torna um líder? Não é bem assim.

Você precisa desenvolver a habilidade em ser um líder, porque sem uma liderança, sua empresa será como um navio navegando sem rumo.

Visionária, corajosa, ambiciosa, quaisquer que sejam os adjetivos que você escolher,  a liderança é uma combinação vencedora de traços pessoais e da sua capacidade de pensar e agir como um líder.

Qualquer pessoa pode ser um líder, mesmo que lidere apenas a si mesmo. Portanto, se você quer se liderar para o sucesso e o seu negócio, precisa ser um líder dentro de uma empresa pequena.

Mas, dizer que é um líder não faz de você um líder.

A liderança precisa ser trabalhada. Transforme-se no tipo de líder que sua empresa precisa, com essas chaves para a liderança.

Chave #1: planejamento

O núcleo da liderança é ser proativo e não reativo. Claro, os líderes são bons em gerenciar crises – mas isso não significa que eles fiquem deixando as crises acontecerem.

Ser líder envolve identificar problemas em potencial e buscar sua solução antes que esses problemas se tornem uma crise.

Bons líderes analisam, planejam e adaptam seus planos para novas circunstâncias e oportunidades.

Chave #2: visão

A visão é essencial para uma boa liderança. Ela fornece direção e, sem direção, não há muito sentido em planejar; sua empresa ainda vai ter problemas.

Então, se você não tiver uma visão, dê o primeiro passo criando uma declaração de visão para o seu negócio.

Por incorporar seus sonhos e paixões, uma declaração de visão também servirá como uma visão de liderança.

Chave #3: compartilhe sua visão

Compartilhar sua visão de liderança ajuda a fazer com que sua visão cresça, contagie as pessoas e desenvolva novos negócios.

Ao compartilhar sua visão com outras pessoas, você fortalecerá sua própria crença e determinação de torna-la realidade.

E outras pessoas começarão a ver você como uma pessoa que realiza e enxergarão em você o potencial da liderança.

Chave #4: entre em ação

Nesse estágio, você reúne seu planejamento e sua visão de liderança e começa a entrar em ação.

Seja implementando um plano específico para melhorar resultados financeiros de sua empresa ou agindo durante uma crise, você, como líder, é quem toma as decisões e vê quais ações precisam ser executadas.

Você não pode simplesmente “jogar o jogo” para ser um líder dentro de uma empresa pequena.

É preciso agir e ser visto como um profissional com ação efetiva para que o seu negócio cresça e se desenvolva.

Chave #5: inspire através do exemplo

Se te perguntarem, você facilmente deve citar 3 pessoas cujas qualidades e habilidades de liderança te inspiram.

Você pode contar sobre as coisas que essas pessoas inspiradoras fizeram ou estão fazendo. Mas a liderança só é definitiva através da ação. Portanto, ao desenvolver suas próprias habilidades, você precisa agir de maneira adequada à sua visão de liderança e a si mesmo, o tempo todo.

Todos podemos nomear muitas ações de outras pessoas que admiramos, mas o que nos inspira é a integridade que dá significado a essas ações.

A liderança pode ser aprendida

Aprender a ser líder não é algo fácil porque exige um compromisso consciente e um esforço consistente para desenvolver as habilidades de liderança nos negócios.

Mas, olhando pelo lado positivo, qualquer um que esteja disposto a fazer o esforço pode se tornar um bom líder.

E como uma boa liderança é fundamental para o sucesso do seu negócio, seus esforços para melhorar suas habilidades de liderança serão amplamente recompensados.

Uma vez que o crescimento de uma empresa se dá ao trabalho do grupo de pessoas que nela trabalham, não desenvolver a liderança e o bem estar dos seus liderados é um péssimo negócio.

Trabalhar essas chaves para a liderança vai permitir que você seja um bom líder dentro de uma empresa, ainda que pequena.

Você está pronto para começar a ser um líder dentro de uma empresa pequena?

Hoje pudemos dar um mergulho mais profundo no tema liderança. E vimos que é essencial para uma pequena empresa, ter um líder.

Afinal de contas, é ele que vai ajudar a empresa a navegar e tomar os rumos que precisa para crescer.

Isso pode assustar muitas pessoas. Mas, justamente para que você não queira fugir da sua responsabilidade, compartilhamos as 5 chaves essenciais para começar a ser um líder dentro de uma pequena empresa.

Por fim, você também pode ver que a liderança pode ser aprendida.

Você pode desenvolver as habilidades que precisa para chegar onde quer – e essa é uma das grandes habilidades dos grandes líderes.

Se ainda não possui o conhecimento necessário para começar, busque ajuda. Um mentor pode te ajudar a desenvolver novas habilidades e mudar a forma com que você pensa.

Por fim, nunca desista. Um grande líder, nunca está pronto. Essa é uma jornada que tem apenas começo, mas nunca tem um fim.

Esperamos que nossas dicas tenham ajudado você a compreender melhor o caminho para ser um líder dentro de uma empresa pequena.

Gustavo Abreu Como ser um líder dentro de uma empresa pequena?