Adote essas 5 atitudes para fazer sua empresa crescer

Adote essas 5 atitudes para fazer sua empresa crescer
5 (100%) 12 votes

As Pequenas e Médias Empresas, muitas vezes, têm dúvidas sobre como crescer sem altos investimentos. Trata-se de um ponto essencial para o desenvolvimento do negócio e que exige planejamento, visão e, acima de tudo, ação.

É importante lembrarmos que é possível, sim, prosperar o negócio com ações de baixo custo, mas que façam a diferença no cotidiano da empresa.

Preparamos algumas dicas de crescimento para PMEs que poderão ser aplicadas por gestores de diversas áreas. Vamos lá!

1. Foque no seu cliente

Um ponto importante em negócios menores é a fidelização do cliente. Fazer com que ele não apenas se sinta satisfeito, como também compre novamente e seja um multiplicador, contando sobre sua empresa para o círculo de relacionamentos dele.

Para garantir que isso aconteça, invista tempo no treinamento da equipe de atendimento e fique atento a todos os detalhes, desde a chegada do cliente até a efetivação da compra. Fazer um roteiro de vendas, com as melhores atitudes pode ajudar bastante a melhorar o atendimento.

Realizar pesquisas de satisfação também pode ser uma boa forma de entender como o cliente tem visto o seu negócio. Convide-o a preencher um formulário simples e com poucas perguntas no momento da compra.

2. Use as redes sociais

Faça das redes sociais aliados de divulgação e de relacionamento. Crie perfis —específicos para empresas — e divulgue seus produtos e serviços. Porém, pense sempre que essas plataformas são de diálogo entre pessoas.

Então, apresente o que sua empresa faz de uma forma descontraída e informal, conversando com seu público. Não se esqueça de boas fotos e de sempre manter os perfis atualizados, com as informações necessárias para que os clientes encontrem endereços, telefones e outras informações importantes.

3. Faça parcerias

Para muitas pessoas, o futuro dos negócios é a colaboração. Por isso, manter um rede de parceiros é algo bastante importante e interessante para o crescimento de PMEs.

Encontre em sua cidade, outras empresas com as quais seja possível realizar parcerias interessantes para ambas. Por exemplo, uma escola de idiomas e um restaurante podem ser parceiros? Podem! O restaurante tem um fluxo de pessoas interessante para divulgação, além de ser um local onde a escola pode realizar aulas diferenciadas. Já a escola possui um público que pode ser interessante para o restaurante.

4. Mantenha as finanças da empresa em ordem

Esse ponto é vital para o sucesso de uma PME. Como o gestor, muitas vezes, realiza diversas funções, acaba por não se ater aos assuntos financeiros da empresa (prazos de pagamentos, documentação, relação com o banco etc).

Gaste tempo nisso e recorra a ajuda, caso necessite. Outro ponto bastante importante é manter as finanças pessoais separadas das da empresa. Só assim, você conseguirá saber qual a realidade dos resultados.

5. Esteja aberto ao contato

Não tenha medo de falar do seu negócio. Afinal, você é o principal embaixador desse sucesso. Vá a eventos, converse com pessoas, conte sobre seus produtos e serviços, distribua cartões.

Se preciso, bata nas portas e faça com que elas se abram. Criando oportunidades, você terá mais chances de aumentar as vendas e os lucros.

O crescimento de PMEs depende mais de esforço do que de investimentos financeiros. Mobilize seu entorno e ofereça o melhor serviço possível. Assim, a prosperidade chegará.

Deixe seus amigos também conhecerem essas dicas. Compartilhe este artigo em suas redes socais.

rapidoo Adote essas 5 atitudes para fazer sua empresa crescer