Indicadores importantes para garantir o crescimento do seu negócio

Você sabe quais indicadores deve observar para garantir que seu negócio esteja crescendo? Hoje vamos compartilhar alguns com você

Todo negócio precisa estar apoiado em indicadores para que saibamos se ele está crescendo e onde estão os problemas.

Afinal, como você sabe que seu negócio está crescendo, ou se você está encolhendo? Através dos números, não é mesmo?

Os indicadores funcionam como um termômetro. Dependendo da temperatura, você está bem, ou está tendo problemas.

Acontece que, muitas pequenas empresas operam sem nenhum indicador.

Elas simplesmente não sabem se estão bem, ou se terão problemas com o crescimento e desempenho de seu negócio.

Isso parece loucura, mas é a mais pura verdade.

Para que você não deixe o seu negócio à deriva, hoje vamos ajudar você a entender quais são os indicadores que podem ajudar a garantir o crescimento do seu negócio.

O que é preciso entender nesse caso é que os principais indicadores de desempenho proporcionam valor ao seu negócio em um plano estratégico de crescimento.

Ao rastrear essas métricas, você poderá determinar de forma mais clara as prioridades, pontos fortes e áreas de melhoria da sua empresa.

Vamos aos indicadores?

#1. Custo por lead

O custo por lead (ou CPL) permite que você mensure a relação custo-eficácia de suas campanhas de marketing na geração de novos leads de vendas.

Essa métrica designa uma quantia em dinheiro para a geração de leads em suas campanhas de marketing.

Isso é particularmente eficaz para analisar a eficácia de suas ações de marketing, sejam elas on-line ou off-line.

Com um CPL bem-sucedido você terá um bom número de leads viáveis para sua equipe comercial trabalhar.

#2. Leads qualificados de marketing

Um lead qualificado de marketing refere-se a um lead que está pronto para ser entregue ao seu departamento de vendas.

Ao identificar o aspecto de um lead qualificado para a sua empresa – seja através da inscrição de formulários, comportamentos ou alguma outra ação – você pode acompanhar as etapas.

Elas vão do contato com o lead pela equipe de vendas, passando pelas etapas do funil, até o fechamento.

#3. Custo por aquisição de clientes

O custo por aquisição de clientes leva em consideração os custos de cada ação de marketing envolvida em convencer um cliente potencial a fechar uma venda.

Além dos custos do próprio produto, o custo por aquisição de clientes inclui os custos envolvidos em todas as etapas do processo, como pesquisa e marketing.

Ao saber o quanto cada cliente novo está custando a você, você pode determinar quais canais são as mais eficientes para seu negócio e verba.

Comparar o custo de aquisição de clientes é uma boa maneira de identificar quais produtos devem ser priorizados pelo marketing e vendas de sua empresa.

#4. Retenção do cliente

A retenção de clientes mede a eficácia da sua empresa na retenção de clientes no longo prazo.

O ditado afirma que, a aquisição de novos clientes custa mais do que vender para seus clientes atuais.

Portanto, você deve se concentrar nesse indicador de desempenho para aprimorar a reputação, o processo de atendimento ao cliente e a experiência geral do cliente de sua empresa.

Em que etapas do processo pré e pós-venda você está perdendo negócios? Onde você pode melhorar seus esforços?

Essas são as perguntas que você deve se fazer depois de analisar esse indicador.

#5. ROI de marketing

Retorno sobre o investimento, ou ROI, permite medir a quantidade de receita gerada por uma campanha de marketing específica, em comparação com os custos de campanha.

O ROI pode ser considerado um dos indicadores mais importante para monitorar e avaliar.

Para acompanhar esse indicador você precisa levar em consideração o número de leads que sua campanha está gerando, dividido pelo valor da oportunidade, ou pelo valor médio da venda, dividido pelo número médio de leads.

Embora o ROI seja um indicador valioso e essencial para o seu marketing, ele pode representar algumas dificuldades.

Por exemplo, pode não ser sempre possível determinar um retorno direto em certas situações, como por exemplo, quando um lead vê um anúncio sem clicar, e em seguida, visita o seu site.

#6. Leads qualificados para vender

A métrica de leads qualificados para vendas fornece uma análise da quantidade de potenciais clientes que se tornam oportunidades de vendas.

Ao saber quantos leads sua equipe está convertendo em vendas, você pode determinar os pontos fortes e fracos dos processos de geração de leads no funil de vendas.

É um ótimo indicador da eficácia de sua equipe de vendas com seus recursos atuais.

Com esses dados, você pode ajudar a sua equipe de vendas a atingir seu potencial total.

#7. Oportunidades ganhas

Essa relação fornece um valor fácil de ser compreendido para determinar sua taxa de sucesso na conversão de leads qualificados em vendas.

Com essa informação você pode recorrer à sua equipe de vendas: quem em sua equipe é excelente na criação de oportunidades, mas não é tão bom no fechamento das vendas?

Quem pode fechar quase qualquer venda, mas pode não ser bom em abordar um novo cliente?

Esses são dados valiosos que você pode usar para ajudar a treinar sua equipe de vendas em áreas específicas, tanto no individual quanto no coletivo.

#9. Receita de vendas

Esse é um indicador simples que permite medir o progresso do seu negócio na geração de receita de vendas.

Com ele, você pode determinar as tendências e projeções de crescimento da sua empresa.

É valioso tanto em uma visão de nível superior, quando você estiver rastreando o sucesso geral da sua empresa, como individualmente, pois você pode aplica-la aos membros da sua equipe para desenvolver metas personalizadas.

Essa é uma ótima maneira de continuar impulsionando o crescimento da sua empresa, e por extensão, sua receita.

Monitore esses indicadores e saiba exatamente onde o seu negócio está

Quando falamos em crescimento, muitos de nós sabemos que as vendas são um importante indicador.

Quanto mais vendemos, e quanto melhor entregamos, maiores serão os resultados obtidos para nosso negócio.

Por isso é importante não apenas ter metas concretas para seu crescimento, como também maneiras de mensurá-las para que problemas não afetem seus resultados.

Agora que você já conhece alguns indicadores que poderão ajudar você a ter certeza que sua empresa está crescendo constantemente, mantenha-os sempre monitorados.

Você verá que tê-los sob observação fará uma grande diferença, ajudar na saúde do seu negócio e nos seus resultados.

Sabendo quais indicadores precisam ficar no seu radar, esteja preparado para crescer.

Gustavo Abreu Indicadores importantes para garantir o crescimento do seu negócio