Como ser excelente no atendimento aos seus clientes

Como ser excelente no atendimento aos seus clientes
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Ser excelente no atendimento aos clientes, atualmente, é uma exigência do mercado. Vemos isso quando encontramos diariamente notícias, guias e informações sobre o impacto que o atendimento ao cliente tem sobre o faturamento de uma empresa.

Nesse cenário em que as empresas são pressionadas a melhorar dia a dia suas técnicas de atendimento e a forma como interagem com o cliente, não acompanhar o movimento significa tornar-se obsoleto. Hoje, o consumidor já exige a qualidade não apenas no serviço, mas também no trato.

Pensando nisso, listamos alguns pontos que podem auxiliar você a ser excelente no atendimento aos clientes. Confira!

Use um CRM

CRM (Customer Relationship Management, gerenciamento de relacionamento com o cliente) é uma estratégia de negócio com foco no cliente, que tem o objetivo de analisar as interações entre ele e a empresa, a fim de prever demandas e fornecer melhor atendimento.

Existem no mercado, atualmente, vários softwares voltados para permitir essa estratégia — são os chamados serviços de CRM.

Seja responsivo

Uma das grandes características de um atendimento excelente é entender o que o cliente está querendo. A falta de objetividade e clareza dentro das empresas é malvista pela clientela.

Esta, por sua vez, espera receber um atendimento responsivo, ou seja, apropriado à necessidade. Ser responsivo é, por exemplo, resolver o problema do cliente, em vez de oferecer outros produtos.

Faça pesquisas de satisfação

Para ser excelente no atendimento aos clientes, é preciso entender o que eles esperam da empresa e como se relacionam com o serviço prestado atualmente. Uma forte ferramenta, ainda muito utilizada e útil, é a pesquisa de satisfação.

É fácil criar uma pesquisa de satisfação e enviá-la por e-mail, por exemplo, e os dados colhidos pelas respostas dos clientes podem ser usados para melhorar o atendimento.

Invista em templates

O template é como se fosse a moldura — a parte estética — de tudo o que você produz envolvendo algum tipo de texto.

Na hora de criar um e-mail para enviar aos clientes ou quando for montar um formulário que será visto por grande parte da clientela, invista em um bom template. Um e-mail bem-preparado, que explica seus produtos e antecipa as dúvidas dos seus clientes, pode lhe poupar horas de conversas repetitivas. É importante que ele seja simples, bonito e leve o logotipo da empresa.

Faça uma assinatura de e-mail profissional com dados de contato

Quando falamos em causar boa impressão, o endereço de e-mail pode ajudar ou atrapalhar. É importante ter um e-mail profissional, usando [email protected], em vez de hospedagens clássicas.

Dessa forma, o e-mail carregará um tom mais profissional. É importante lembrar, além do e-mail profissional, de também colocar as informações de contato na assinatura, facilitando o trabalho do cliente para encontrá-lo.

Atente para o português para causar boa impressão

Falar com os clientes em linguagem muito formal pode causar má impressão, mostrando rigidez por parte da empresa.

Entretanto, ter um contato mais próximo — uma comunicação mais leve, sem muitas formalidades — não significa descuidar-se da língua portuguesa. Logo, é importante ter cuidado com a gramática para, além de tornar-se mais íntimo do cliente, causar boa impressão.

Ser excelente no atendimento aos clientes não é uma tarefa fácil, pois é impossível agradar a todas as pessoas a todo momento. O que pode ser feito é analisar como o atendimento é apresentado para a maior parte dos clientes e tomar o caminho que permita melhorá-lo na visão deles.

Agora que você já sabe como ser excelente no atendimento aos clientes, que tal aprender mais sobre esse e outros assuntos? Assine a nossa newsletter e fique por dentro das novidades!

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