6 dicas para controlar as contas a receber da sua empresa

Você sabe como controlar contas a receber em seu negócio? Hoje, temos algumas dicas que irão ajudar você a resolver esse problema de uma vez por todas

Como empresário, você provavelmente sabe que controlar contas a receber é essencial para manter seu fluxo de caixa em dia.

Afinal de contas, o fluxo de caixa determina a sobrevivência da sua empresa no curto e longo prazo.

Você pode não perceber, no entanto, que problemas para controlar contas a receber é uma das causas mais comuns de escassez no fluxo de caixa.

De acordo com um estudo recente, 1 em cada 4 pequenas empresas se esforça para cobrar seus clientes, enquanto 43% das empresas possuem faturas que estão vencidas há mais de 90 dias.

No longo prazo, as empresas que não podem cobrar seus clientes são obrigadas a sacar suas reservas de caixa ou buscar financiamento externo para sobreviver.

Como resultado, as empresas têm menos dinheiro para gerenciar operações, pagar funcionários e fazer os negócios crescerem.

Embora os problemas de cobrança sejam claramente comuns entre as pequenas empresas, empresários não precisam sofrer em silêncio com sua inadimplência.

Há alguns passos que uma empresa pode adotar para gerenciar melhor suas contas a receber e aumentar o fluxo de caixa de maneira geral.

Aqui estão 7 maneiras eficazes de controlar contas a receber de uma maneira que vai permitir que você receba mais rápido.

#1. Envie suas faturas por e-mail

Se você quiser agilizar o processo de faturamento, considere o envio de faturas por e-mail, usando um e-mail para encaminhar suas cobranças, ao invés de enviá-las pelos Correios.

Se por um lado os Correios podem fazer com que suas faturas atrasem, por outro lado, o envio de faturas via e-mail garante que a outra parte receba as cobranças imediatamente.

Não se esqueça de confirmar o e-mail do seu cliente quando for cadastra-lo

Afinal, nada pior do que cobrar um cliente que nunca recebeu a fatura.

Dessa forma, além de entregar suas cobranças rapidamente, você ainda garante que seu cliente possa agendar o pagamento assim que recebe-la.

Isso facilita a lembrança de pagamento e permite que você receba em dia.

#2. Reduza o tempo de pagamento

Reduzir os tempos de pagamento é um motivador, mas isso funciona ainda melhor se você fatura via e-mail.

Um dos muitos benefícios do faturamento por e-mail é que ele permite que as empresas reduzam seus tempos de recebimento.

Por conta dos atrasos que acompanham o envio de cobranças em papel, as empresas costumavam trabalhar com o prazo de 30 dias ou mais para pagamento.

No entanto, o imediatismo do faturamento por e-mail permite que os pagamentos aconteçam logo após o recebimento, ao invés do faturamento em 30 dias.

Como resultado, você pode cobrar suas contas mais rapidamente, garantindo fluxo de caixa suficiente para seu mês.

Além disso, você deve enviar suas faturas assim que um projeto for concluído, em vez de esperar até o final dos ciclos de faturamento mensais.

Isso ajuda a manter o seu trabalho vivo na cabeça dos clientes.

#3. Mantenha uma relação saudável com seus clientes

Clientes satisfeitos são mais propensos a pagar suas contas em dia.

No caso de seu cliente estar sem dinheiro, ele provavelmente priorizará as empresas com as quais ele tem um relacionamento positivo em relação àquelas que regularmente têm desempenho inferior.

Se você quiser evitar cobranças atrasadas, esforce-se para cumprir suas obrigações e desenvolver fortes relações de trabalho com todos seus clientes.

Basta fazer algumas chamadas pessoais e manter o relacionamento em alta com seus clientes, para diminuir as chances de uma fatura atrasada novamente.

#4. Ofereça diversos métodos de pagamento

Se você quiser receber o pagamento a tempo, ofereça a seus clientes tantas opções quanto forem possíveis realizar pagamentos.

Embora o pagamento em boleto seja muito comum, alguns clientes podem preferir, por exemplo, pagamento em cartão.

Além disso, você pode considerar utilizar a transferência, que permite que seus clientes transfiram o dinheiro direto para a sua conta.

#5. Defina políticas de crédito claras

Se você trabalhou com um cliente por anos, pode ficar tentado a oferecer crédito em seus produtos e serviços a esses clientes.

Aumentar muito o crédito, no entanto, pode prejudicar gravemente suas contas a receber.

Antes de conceder uma conta de crédito a um cliente, verifique o seu histórico de crédito para garantir que ele tenha registros de pagamento em dia.

Além disso, você deve definir termos claros e informar seus clientes sobre os detalhes antes de quaisquer acordos serem feitos.

#6. Preveja seu fluxo de caixa e saiba eliminar riscos e imprevistos

Quando sua empresa controla as contas a receber, você pode saber exatamente o caixa que terá em cada momento do mês.

Isso permite, por exemplo, que você preveja um momento de baixa entrada e e grande saída para, antecipar recebíveis, se tiver necessidade.

Dessa forma, você mantém suas contas em dia e pode se antecipar aos problemas, ou remediá-los rapidamente, quando eles aparecerem.

#7. Só terceirize cobranças em último caso

Ainda esperando que um cliente pague a sua fatura?

Embora você possa se sentir tentado a terceirizar a cobrança de seus fauras em atraso para uma empresa de cobrança, é melhor usar essa opção como recurso final.

Isso acontece pois o custo de terceirizar as cobranças da sua empresa podem ser significativo e ainda acarretar na perda de negócios.

Portanto, antes de seguir por esse caminho, chame o cliente pessoalmente como forma de apelo final para o pagamento.

Siga o processo e saiba controlar contas a receber da sua empresa

Com as nossas dicas você poderá manter o controle sobre suas contas a receber.

Apesar de parecer uma área complicada, controlar contas a receber da sua empresa é uma área vital para seu negócio.

Se você quer tornar o seu negócio sustentável, bem como permitir que não se torne refém da falta de dinheiro em caixa, ter os recebíveis controlados é imprescindível.

O fato é que o fluxo de caixa é um elemento crucial do desempenho financeiro geral.

Controlar contas a receber não é apenas uma forma de manter seus negócios funcionando sem problemas no dia-a-dia, mas também ajuda a garantir um futuro longo e lucrativo para sua empresa.

Para que seu ter vida longa, lembre-se de controlar contas a receber em seu negócio e garantir que ele tenha fluxo de caixa para crescer.

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