O que significa sacador avalista?

O que significa sacador avalista?
5 (100%) 53 votes

Você sabe o que significa sacador avalista?

Esse nome, apesar de ser um jargão do mercado financeiro, significa muito em um boleto.

Quando o assunto é boleto, finanças e transações bancárias, nenhuma informação é por acaso.

O que significa sacador avalista?

Antes de entender a explicação sobre o que é sacador, vamos entender o papel de um outro ente quando o assunto são os boletos, o cedente.

O cedente é a pessoa física ou jurídica responsável pela venda referente à cobrança do boleto.

Portanto, cedente é o beneficiário do pagamento, ou seja, aquele que receberá o valor pago pelo título.

Quando a empresa utiliza um intermediário de pagamento para emitir a cobrança, em alguns casos, esse intermediário aparece como cedente no documento de pagamento.

Prosseguindo por essa lógica, o sacado é aquele que paga o boleto. É ele que efetiva a compra.

Com o fim do boleto sem registro, o sacado será representado, obrigatoriamente, pelo registro do boleto com seus dados, incluindo CPF ou CNPJ – mas esse é um assunto pra outro momento.

Sendo assim, de forma simples e prática, sacador avalista significa a pessoa, física ou jurídica a quem se destina a cobrança (proprietário), ou seja, é o cliente do cedente para quem se emite o boleto.

Em outras palavras, Sacador avalista é o cedente original do título que realizou transação comercial como o sacado e endossou o título para terceiro.

 

Você gostaria de gerenciar melhor os recebíveis da sua empresa?

Tenha melhor controle na gestão das suas contas à receber, saiba exatamente a data que seus clientes irão lhe pagar através do calendário de recebíveis. Utilize a antecipação de recebíveis para incrementar o fluxo de caixa da sua empresa.

Cadastro Gratuito

Vamos a um exemplo prático?

Digamos que você utilize a empresa A para processar seus pagamentos. Ao emitir um boleto para seu cliente, a empresa A vai aparecer como cedente, aquele que cede o título, e o nome da sua empresa aparece como sacador avalista.

Por quê? Porque é a empresa A que está cedendo o título de cobrança ao seu cliente, com o seu aval (afinal, você é o sacador avalista).

 

 

Veja o local que o sacador avalista é apresentado no boleto.

Agora ficou mais fácil de entender, não é mesmo?

Como funciona na Rapidoo?

Quando você antecipa recebíveis pela Rapidoo, nós atuamos como cedente e o nome da sua empresa fica no campo sacador avalista dos boletos que emitimos para seu cliente.

Assim, como o boleto foi antecipado, o beneficiado pelo boleto não é a sua empresa, mas ela autorizou a Rapidoo emitir uma cobrança em seu nome para o cliente.

É dessa forma que as empresas de antecipação recebem em nome do cliente pela venda que eles fizeram.

Enrico Cardoso O que significa sacador avalista?