Como usar recebíveis parados e transformá-los em dinheiro

Está precisando de uma injeção de caixa em seu negócio? Hoje vamos ajudar você a usar recebíveis parados e transformá-los em dinheiro

A sua empresa está precisando de dinheiro para seu fluxo de caixa e você não sabe como usar recebíveis parados e transformá-los em dinheiro.

Nesse momento, muitos empresários pressionam os gestores de vendas, que pressionam os vendedores atrás de novas vendas.

Além disso, promoções para pagamentos à vista são realizadas, assim, a injeção de dinheiro no caixa acontece mais rápido.

Muitas vezes, nesse momento, a margem de lucro é reduzida para atrair a atenção de potenciais clientes e toda a estrutura da empresa pode acabar sendo comprometida.

É normal que, em algum momento, as empresas precisem de dinheiro no seu caixa para suas obrigações.

Mas, se você tem planejamento financeiro, isso não se tornará um problema.

Claro que, vender mais é importante, não apenas em momentos que a empresa precisa de injeção de fluxo de caixa, mas todos os dias.

Contudo, se você tiver um plano de ação para seus recebíveis, não precisará ficar desesperado toda vez que precisar de caixa para alguma emergência.

No nosso artigo de hoje, vamos ajudar você a usar recebíveis parados e transformá-lo em dinheiro.

Como não reagir quando precisar de dinheiro?

O seu negócio está precisando de dinheiro? Algumas das reações mais comuns não são as melhores para a saúde financeira da sua empresa.

Dito isso, antes de entender como usar recebíveis parados e transformá-los em dinheiro, vamos falar do contrário.

Vamos pensar em como não buscar dinheiro para o seu negócio quando precisar de uma injeção de dinheiro em seu caixa.

#1. Fuja de empréstimos

Quando o assunto é injeção de dinheiro em caixa, muitos empresários, e até mesmo gestores financeiros pensam em recorrer a um empréstimo.

Ao fazer isso, a sua empresa acaba saindo de um problema e entrando em outro.

O que isso significa? Significa que, ao buscar por crédito, a sua empresa acaba conseguindo colocar dinheiro no caixa, mas cria um outro problema, no longo prazo.

Afinal, recorrer a empréstimos vai fazer que o seu negócio comprometa-se com obrigações financeiras, taxas de juros e pode sair mais caro do que você imagina.

Principalmente se você recorrer a crédito de forma urgente e desesperada.

Nesse caso, provavelmente, o banco irá oferecer os maiores juros disponíveis para que você consiga o dinheiro que precisa.

E como você não vê outra alternativa para injetar dinheiro no caixa do seu negócio, tende a acabar aceitando qualquer circunstância ou situação imposta pela instituição financeira.

Por isso o empréstimo é o primeiro item de nosso artigo. Se precisar de dinheiro, mesmo que pareça tentador ligar para o seu gerente no banco, espere um pouco e considere outras alternativas.

#2. Cuidado com as campanhas de vendas

Sabemos que, quando acontece algum problema no caixa, tirar uma campanha de vendas da cartola parece ser uma decisão acertada, não é mesmo?

Afinal de contas, nada melhor do que aumentar suas vendas para garantir mais dinheiro no caixa, não é mesmo?

A resposta é que nem sempre as coisas funcionam desse jeito.

Muitas vezes, criar campanhas de vendas de uma hora para outra causa alguns problemas que podem ser evitados.

O primeiro deles é afetar drasticamente o seu lucro. Quando criamos campanhas de vendas, criamos incentivos (para vendedores e compradores) e isso, algumas vezes, acaba sendo prejudicial à empresa.

De um lado, porque acabamos dando mais desconto do que deveríamos aos clientes.

Do outro, porque também acabamos recompensando ainda mais os vendedores pelas vendas.

O somatório desses fatores (descontos maiores, de um lado, e comissionamento maior, de outro) pode não ser algo muito saudável para o seu negócio.

Por isso, incentivar vendas a todo custo pode resultar em mais prejuízo do que dinheiro para a sua empresa.

Além disso, outro fator que precisa ser levado em consideração é que promoção de vendas, campanhas e outros incentivos não devem ser feitos de uma hora para outra.

Toda e qualquer campanha precisa de planejamento, incentivo e gestão. Soltar uma campanha de vendas de uma hora pra outra, sem respeitar esses critérios, faz mal, sobretudo ao desempenho dos seus vendedores.

Não prejudique seu desempenho de vendas, nem o propósito de seus vendedores apenas para fazer volume em seu caixa.

Como usar recebíveis parados e transformá-los em dinheiro

Uma alternativa para transformar recebíveis em dinheiro e ganhar fôlego no fluxo de caixa é a antecipação de recebíveis.

Trata-se de um recurso que pode ser utilizado de última hora, para que a sua empresa lance mão das vendas que realizou, mas ainda não recebeu, para emergências.

Você deve ter campanhas de vendas na sua empresa. Pode, e deve, ter um bom relacionamento com seu gerente, buscando sempre melhores condições, e, principalmente, um processo de cobrança e gestão de recebíveis pontual.

Entretanto, nada disso é uma solução quando você precisar de dinheiro.

Quando você cria uma campanha de vendas, pede empréstimo ou cobra clientes inadimplentes nesses momentos, pode parecer uma atitude amadora.

Sendo assim, o melhor a fazer é antecipar o recebimento de vendas já realizadas à prazo (ou que foram parceladas).

Ao antecipar recebíveis, você recebe, antecipadamente, pelas vendas que fez e que só irá receber à prazo.

Isso, sem que o seu cliente adiante seu pagamento.

Ou seja, você adianta seus recebimentos, o cliente continua com a mesma data de vencimento e, você injeta dinheiro no seu caixa.

Tudo que você precisa fazer, nesse caso, é pagar uma pequena taxa para antecipar seus recebíveis.

E o melhor de tudo, você pode fazer todo o processo online, sem intermediários e de maneira simples e esclarecedora.

Antecipar recebíveis pode ser a melhor saída para uma injeção rápida de fluxo de caixa

Quando a sua empresa precisar de uma injeção rápida de fluxo de caixa, para urgências e emergências financeiras, o melhor, e menos custoso, a fazer é pensar na antecipação de recebíveis.

A antecipação de recebíveis pode ser realizada rapidamente, com baixa burocracia e de forma transparente.

Diferente de outras ferramentas, em que você precisa de tempo, ou precisa engajar todo o seu time, antecipar recebíveis é ágil e muito descomplicado.

A antecipação de recebíveis não é algo recomendado para todos os casos em que a sua empresa precisar de dinheiro, mas em casos onde a injeção de dinheiro precisar ser rápida, ela é, normalmente, a melhor alternativa.

Agora que você já encontrou um caminho, já tem a resposta para como usar recebíveis parados e transformá-los em dinheiro.

Gustavo Abreu Como usar recebíveis parados e transformá-los em dinheiro