Dicas para não atrasar boletos

Está cansado de atrasar boletos para a sua empresa? Hoje vamos ajudar você a eliminar esse problema da realidade da sua empresa

Atrasar boletos é algo que acontece corriqueiramente na vida das pessoas. Quantas vezes você teve que enviar uma segunda via para um cliente?

Ou, quantas vezes, você se lembrou de pagar o boleto no último minuto?

Muitas empresas estruturadas que possuem um departamento de contas a pagar ainda acabam tendo problemas e se esquecendo de pagar seus boletos em dia, acredite.

Hoje, com a tecnologia a favor das finanças, com empresas que ajudam na emissão de boletos e cobranças ficou mais difícil “esquecer” dos boletos.

Afinal, com sistemas online, lembretes de pagamento são enviados via e-mail e SMS, dificultando que o vencimento de um boleto passe desapercebido.

Ou, quando acontece de atrasar boletos, imediatamente, um novo e-mail com a segunda via é gerado e enviado ao cliente.

Esses recursos ajudaram muito a diminuir o esquecimento e o atraso no pagamento de boletos.

Se você estiver tendo problemas nos seus recebíveis e dúvidas sobre o processo de cobrança, recomendamos que leia o artigo “Erros que você deve evitar na sua gestão de recebíveis”.

Ainda sim, o envio de boletos via e-mail e SMS traz à tona uma nova preocupação: como saber que não estou sendo vítima de nenhum golpe?

Hoje nós vamos ajudar você esclarecendo algumas dúvidas simples sobre o pagamento de boletos, dentre elas, como não atrasar boletos.

Está pronto? Continue conosco.

#1. Agende os pagamentos assim que receber o boleto

Você tem atrasado o pagamento de alguns fornecedores e quer eliminar esse problema?

O primeiro passo para não atrasar boletos é agendar o pagamento do boleto assim que receber a cobrança.

Seja via e-mail, presencialmente pelos Correios, ou até mesmo por SMS, assim que você receber uma cobrança, agende o pagamento para a data de vencimento.

Aqui, uma dica importante: se quando a cobrança chegar você perceber que não terá recursos financeiros para quitá-la dentro do prazo, entre em contato com a empresa.

Entrar em contato com a empresa e solicitar um prazo é melhor do que não pagar a cobrança na data de vencimento.

Agora, se você recebeu um boleto de um produto ou serviço que realmente comprou, agende o pagamento assim que receber o aviso de cobrança.

Isso vai permitir que você não se preocupe com problemas futuros, como por exemplo atrasar boletos.

Hoje, com os recursos de internet banking e aplicativos de todos os bancos, todos nós temos facilidade para agendar pagamentos em menos de 1 minuto.

Portanto, não caia na pegadinha de deixar para depois, porque é nesse momento que os problemas acontecem.

#2. Verifique se o boleto é válido

Com novas tecnologias para facilitar a vida do consumidor e das empresas, também nascem novas modalidades de fraude.

Hoje, a fraude eletrônica é muito comum. Afinal, você está aguardando um boleto via e-mail para o pagamento de uma conta e, de repente, recebe um e-mail de cobrança.

Qual é a sua primeira reação? Isso mesmo, acreditar que se trata do boleto que você tem que pagar.

Assim, você abre o boleto, agenda o pagamento e acaba de cair em um golpe, uma fraude eletrônica.

Mas, como fugir desse tipo de fraude? Verificando se o boleto é válido. Aqui estão algumas informações relevantes:

  1. Verifique o nome do cedente e veja se realmente se trata da empresa que você deve pagar;
  2. Verifique o nome do cliente. Com a nova regulamentação do Banco Central, todos os boletos deve ser registrados e por isso, conter nome do cliente, CNPJ e dados de identificação.
  3. Os boletos que você recebe mensalmente de uma empresa/banco normalmente são padronizados. Compare-os. Se encontrar qualquer divergência, entre em contato com a empresa antes de efetuar o pagamento;
  4. Se ao receber ou imprimir um boleto você identificar erros ortográficos, manchas ou borrões, ou qualquer outra característica fora do padrão, desconfie.
  5. Se receber ligações ou mensagens de e-mail informando sobre a necessidade de substituição de boletos já recebidos, desconfie.
  6. Em caso de qualquer dúvida, não efetue o pagamento e entre em contato com o emissor para receber orientações.

Ao observar essas informações você poderá ter certeza de que realmente está pagando pela cobrança certa, e não será vítima de golpes e outros problemas.

Em caso de dúvidas, entre sempre em contato com o emissor do boleto para esclarecer quaisquer divergências em potencial.

#3. Verifique o código de barras do boleto

Você sabia que, além de todo esse procedimento de segurança é possível validar o código de barras de um boleto?

Isso mesmo! Com um serviço simples, você pode validar e verificar se o código de barras do boleto é válido, bem como se as informações que aparecem impressas no boleto procedem com as informações de pagamento.

Esse recurso existe para dificultar que sua empresa acabe caindo em fraudes online e facilitar o seu pagamento.

Se você precisa validar um boleto, recomendamos que utilize o CheckBoleto, um serviço que valida o boleto bancário de forma simples e rápida.

Tudo que você precisa fazer para validar o boleto é copiar e colar o código de barras. Com isso, o serviço mostra para você se o boleto é íntegro ou suspeito.

Quando o boleto for aprovado, você pode pagá-lo sem problemas.

Caso o boleto seja considerado suspeito, é melhor você desconsiderá-lo ou entrar em contato o cedente para tirar dúvidas.

Hoje, você aprendeu tudo que pode fazer para não atrasar boletos

Compartilhamos com você algumas técnicas simples e práticas para que você evite atrasar boletos, bem como fugir de fraudes em potencial.

Assim, você aprende as melhores práticas para garantir que vai pagar seus boletos em dia.

Sabemos que o universo das fraudes anda a passos largos e, por isso, a prevenção sempre é a melhor alternativa.

Tendo isso em mente, nossas dicas vão ajudar você e seu negócio a sempre pagar em dia e evitar cair em golpes na internet.

A partir de hoje você já sabe tudo que precisa para aumentar a segurança em seus pagamentos e evitar pagar juros em boletos atrasados.

Espero que nosso guia rápido tenha ajudado você a nunca mais atrasar boletos.

Gustavo Abreu Dicas para não atrasar boletos