A importância da Gestão Financeira em sua empresa

Se você é empreendedor ou está pensando em empreender, sabe a importância da gestão financeira em uma empresa? Se atente a essa área, pois ela é fundamental em qualquer empresa.

Gestão financeira é uma das funções administrativas mais importantes dentro de uma organização, pois é através desta área que é possível identificar o sucesso ou não do empreendimento.

Muitos empreendedores ao abrir um negócio romantizam a ideia de ser empreendedor, ter sua própria empresa e sua independência financeira mas esquecem de pontos importantes como a administração do dinheiro, fluxo de caixa, contas e etc.

O empreendedor, além de muito planejamento estratégico deve ter muito conhecimento sobre onde investir o dinheiro, noções de capital de giro entre muitas outras funções.

Porém, os brasileiros não têm o hábito da educação financeira em seu dia a dia. E por esse motivo, há um alto número de endividados no país e empresas que não conseguem se sustentar no mercado.

Mas, para ajudar e facilitar a gestão financeira das empresas, a tecnologia está à disposição. E muitos sistemas de gestão podem contribuir para que o empreendedor não esgote sua fonte de renda e decrete  falência prematura.

CONTROLE FINANCEIRO

Engana-se quem acredita que controle financeiro é apenas tarefa de grandes empresas.  Gestão financeira deve estar presente nas micro e pequenas empresas, pois é um recurso importante para a saúde do empreendimento. É normal os empreendedores negligenciarem quanto dinheiro a empresa tem, quais são os gastos mensais, qual foi o lucro das vendas entre outros.

Mas, com muito planejamento e estruturação de algumas áreas fica muito fácil fazer o controle financeiro. Veja a seguir:

Controle do Caixa

O controle do caixa serve para visualizar o que há para receber de fornecedores ou clientes e também para mensurar as despesas fixas como as variáveis.

Gestão de Clientes

É importante entender o perfil dos clientes, ou seja o perfil do público-alvo. Desta maneira, fica mais fácil fazer o controle financeiro e assim traçar estratégias, promoções e benefícios para seus consumidores.

Giro de estoque

Produto em estoque é sinal de dinheiro parado. Por isso, acompanhe a situação do estoque. Coordene itens em excesso ou que faltam. O giro de estoque norteia o empreendedor sobre as decisões certas de compras, vendas, estocagem e etc.

SISTEMA DE GESTÃO

Esses são alguns pontos que o empreendedor deve se atentar quando o assunto é gestão financeira. A clareza das informações e a agilidade para controlar esses dados tornam as tomadas de decisão muito mais simples e fáceis. Claro, que desempenhar essas funções manualmente é possível, mas pode ser uma tarefa um pouco mais trabalhosa.

E sabemos que com a grande concorrência é preciso realizar as tarefas cada vez mais rápido. Por isso, o sistema de gestão MarketUP gratuito pode contribuir na gestão financeira de sua empresa.

Agilidade nas informações

Com o crescimento da empresa, lidar com diversos papéis e planilhas pode ser um processo burocrático. Com o sistema de gestão MarketUP, você conta com uma única plataforma com todas as informações financeiras do seu negócio. Reduzindo a chance de erros e falhas no processo contábil da empresa.

Trabalho online

É importante todas as áreas da organização estarem alinhadas. O sistema de gestão MarketUP é online, ou seja o empreendedor consegue ter acesso às informações a qualquer momento e de qualquer lugar.

Relatórios financeiros

Além de ter todas as informações unificadas em uma única plataforma, o sistema fornece relatórios completos para contribuir na visualização dos dados e informações.

Nota fiscal

Não podemos falar de gestão financeira sem falar de nota fiscal não é mesmo? A empresa que não faz emissão de notas fiscais não fica em dia com as obrigações fiscais e não cumprir com essas obrigações é crime, mais conhecido como sonegação de impostos. Mesmo que esse processo seja burocrático, a MarketUP consegue emitir suas notas fiscais com muito mais facilidade e controlar a emissão dos seus documentos fiscais.

FAÇA A GESTÃO FINANCEIRA DA SUA EMPRESA

Bom, agora que você viu a importância da gestão financeira em sua empresa, não perca tempo para começar hoje mesmo. Conte com a MarketUP para tornar esse processo simples e menos burocrático. Crie sua conta em menos de um minuto e faça a gestão de seu negócio.

[Artigo produzido por MarketUp em parceira com a Rapidoo] 

rapidoo A importância da Gestão Financeira em sua empresa