O avanço de tendências estratégicas de inovação, tem muito para nos ensinar sobre o real significado da relação do ser humano com o mundo digital.
A era da tecnologia veio para ficar e revolucionar tudo o que conhecemos.
As mudanças tecnológicas têm causado grande impacto nas pessoas e nas indústrias. Alguns setores tem se adequado com mais facilidade à nova realidade, enquanto outros seguem em passos lentos, mas de acordo com pesquisas, inclusive do renomado site Gartner, é em 2020 que as mudanças tecnológicas realmente vão começar a acontecer pelo mundo afora.
O avanço de tendências estratégicas de inovação em ritmo frenético, tem muito para nos ensinar sobre o real significado da relação do ser humano com o mundo digital.
Acompanhe conosco as previsões tecnológicas para as empresas em 2020:
1. Chegada do 5G
Países como Estados Unidos e Coréia do Sul já tiveram acesso à essa tecnologia 20x mais rápida do que a que estamos acostumados. No Brasil, a previsão é de estar disponível somente por volta do ano 2023.
A tecnologia 5G permitirá a “conversa” entre máquinas, além de apresentar velocidades altíssimas para downloads e conexão.
2. Internet das Coisas (IoT)
Internet das Coisas ou Internet of Things, é a forma com que os objetos físicos estão conectados através de softwares que transmitem os dados para a nuvem.
É esperado que até o final de 2020, a IoT estará em 95% dos dispositivos eletrônicos, o que facilitará ainda mais a integração entre consumidores, canais de atendimentos e aparelhos.
E o mais interessante, é que segundo analistas da empresa Gartner, até 2022, metade dos investimentos de segurança para a IoT, será para remediar falhas e recuperar desastres, ao invés de proteger. Isso se dá devido o crescimento da tecnologia e a necessidade de atualizações periódicas, que podem levar a incapacidade de realizar certas funções, e se tornar ambientes inseguros e com grandes recalls de produtos.
3. Evolução da Inteligência Artificial
A Inteligência Artificial facilitará e muito o relacionamento com cliente, desde a automatização de processos, chatbots, até assistentes virtuais.
O esperado é que todas as empresas B2B tenham, em pelo menos uma das etapas, o uso de ferramentos de inteligência artificial, levando até mesmo, à unificação de setores. O impacto disso seria a economia de tempo para outras atividades, e possíveis cortes de gastos.
4. Personalização
A demanda do comércio muda à medida que as necessidades dos consumidores se transformam. As pessoas buscam produtos e serviços diferenciados e, tratamento personalizado.
Esse é o momento das empresas compreenderem quem são, de fato, seus consumidores, conquistá-los e fidelizá-los.
5. Automação de processos
A automação permite que as empresas observem, monitorem, executem e melhorem processos com o objetivo de produzir mais, tornando a automação, umas das vantagens competitivas mais poderosas de uma empresa.
As vantagens são muitas: otimização de recursos, comunicação assertiva, controle de prazos, economias, monitoramento de resultados, aumento de produtividade.
Conclusão
Se em 2019, já tivemos acesso a tendências que devem perdurar até 2022, você consegue imaginar o que nos aguarda lá na frente? Estamos ansiosos para conhecer as inovações que vão nos deixar boquiabertos e transformar ainda mais a relação das pessoas com o mundo dos negócios.
Sabia que o sistema TagPlus é um exemplo de Internet das Coisas?
É um ERP que integra processos comerciais e operacionais para a gestão comercial de seu empreendimento, através da integração com mais de 15 aplicativos, gestão de estoque, geração de notas fiscais, suporte pós venda, entre outros.
Quer saber mais? Clique aqui e converse com um de nossos consultores.
Informações da autora
Renata Scaff é a responsável pela criação de conteúdo de parcerias e blog da TagPlus. Ecóloga e estudante de Publicidade e Propaganda, é verdadeiramente apaixonada por leitura.
[Artigo produzido por TagPlus em parceira com a Rapidoo]