Dicas para vender mais em janeiro

Quer vender mais em janeiro e começar o ano com novos resultados de vendas? Nós temos algumas dicas práticas para o seu negócio

O mês de janeiro tem fama de ser ruim para as vendas. Por isso, nunca é demais encontrar dicas para vender mais nesse começo de ano.

Para muitos segmentos, o mês de janeiro tem a fama de ser o “mês da ressaca”. Afinal, muito se gasta no final do ano por conta de festas (Natal e Ano Novo) e férias, e em janeiro os problemas com as contas começam a aparecer.

Junte a isso o pagamento de impostos, materiais escolares e outras despesas, e teremos um mês propício para se evitar gastos.

Normalmente é assim que grande parte das pessoas começam o ano: com enormes desafios e compromissos financeiros.

Em meio a tudo isso, o que fazer para não tornar janeiro um mês morto, e ter prejuízos nas vendas?

Pensando em respostas para essas dúvidas, elaboramos algumas dicas para ajudar você a vender mais em janeiro, espantando qualquer superstição sobre esse mês.

#1. Selecione seus produtos com cuidado

Janeiro fornece a oportunidade perfeita para mudar seu portfólio, eliminando itens com baixa saída, ou até mesmo, que já saíram de linha.

Você pode conversar com seus fornecedores para procurar ofertas e oportunidades de negócio para renovar seus itens mais vendidos. Essa é uma época de descontos para seus clientes, mas também deve ser uma oportunidade para que você consiga descontos.

Então, veja se seus fornecedores possuem os itens que você precisa e proponha um acordo logo no início do ano.

Lembre-se que os produtos que atraem seus clientes durante todo o ano precisa ser reposto para que você mantenha os padrões de vendas.

#2. Faça seus clientes saberem o que você está vendendo

Janeiro não será um bom mês de vendas se ninguém sabe o que você está vendendo.

Por isso, certifique-se de enviar um e-mail para todos os seus clientes, colocar mensagens em todo o seu site e publicar notícias através das mídias que a sua empresa estiver presente, usando hashtags e promoções diárias.

Certifique-se ainda, que qualquer esforço de criação que você precise para promover vendas em janeiro, esteja pronto com antecedência.

Assim, você está pronto para começar a liquidar seus produtos assim que o ano começar.

#3. Venda de maneira sazonal

Há uma tendência econômica que mostra que as pessoas estão dispostas a comprar com desconto mais do que nunca.

Então, por que esperar? Se você começar a sua queima de estoque cedo, pode chegar aos clientes antes dos seus concorrentes.

Essa é uma tática, por exemplo, da Amazon. Eles estão lançando suas ofertas no dia do Natal, para atingir as pessoas que estão navegando na web com seus novos gadgets, como iPads, Kindles, smartphones e tablets.

Você pode também, utilizar as tendências de compra para colocar produtos em oferta em sua loja virtual, ou até mesmo loja física, logo após o Natal.

Neste exemplo, muitas pessoas ganharam equipamentos e eletrônicos, e querem comprar novos produtos digitais para utilizarem. Esse sempre é um grande chamariz de compra. Veja se o seu negócio pode se aproveitar dessa estratégia também.

#4. Ofereça oportunidades imperdíveis

Se é difícil para o seu negócio vender em janeiro, que tal deixar tudo mais atraente? E se o cliente que comprar em janeiro concorrer a prêmios?

Todo ano as empresas sorteiam viagens, carros, motocicletas e smartphones no final de ano, para incentivar as compras. Porém, pensando bem, as compras já são incentivadas nessa época por si só, não é mesmo!?

Olhando por esse lado, talvez fosse melhor aproveitar para incentivar compras com premiações em janeiro, onde as pessoas parecem não comprar muito.

Pense nisso. Utilize o mês de janeiro para lançar promoções, como viagens, sorteios de produtos e outros atrativos.

Aliando essa técnica às ofertas da sua empresa, essa pode ser uma ótima maneira de conseguir aumentar as vendas.

#5. Anuncie em novas plataformas

Talvez, o marketing digital seja uma realidade para a sua empresa, e você utilize dessa ferramenta para atrair clientes e vendas.

Ou quem sabe, anúncios em outras mídias, como jornais, rádios e revistas segmentadas sejam a ferramenta que você utiliza para atrair clientes.

Em qualquer um dos casos, nossa dica é: experimente uma nova realidade. Invista em novos canais, porque eles são uma oportunidade de atingir novos públicos.

Assim, você pode encontrar novos canais de vendas e otimizar seus investimentos. Mas tenha sempre em mente qual o seu público-alvo para não desperdiçar seus recursos.

#6. Busque novos produtos e oportunidades

Promoções, ofertas, vendas cruzadas e negociações com fornecedores são ótimas maneiras de incentivar as vendas em janeiro.

Mas, uma tática que pode facilitar também é o lançamento de novos produtos.

Se você quer chamar atenção do seu público como nunca aconteceu em janeiro, lance um novo produto.

Assim, você ganhará atenção pelo seu novo produto e/ou coleção, e impulsionará a venda de outros produtos através do movimento (virtual ou presencial) em seu estabelecimento.

Ganhar atenção pelo lançamento de um novo produto pode atrair público para seu estabelecimento e com isso movimentar seu negócio.

Esteja pronto para vender mais em janeiro

Como você pode ver, algumas dicas e práticas simples podem ajudar você a vender mais em janeiro.

Esteja preparado para fazer diferente e fuja do convencional quando o assunto for promoções e itens sazonais.

Você pode criar suas próprias datas comemorativas, lançar sua nova coleção, optar por investir em canais e mídias diferentes e encontrar novas oportunidades de barganha junto a seus fornecedores.

Isso vai mudar a dinâmica de seu negócio para fazer de janeiro um mês de grandes vendas.

Agora, você já pode ir deixando para trás qualquer superstição sobre o mês de janeiro, bem como abrindo caminho para um ótimo ano comercial.

Lembre-se que um bom ano em vendas começa em janeiro, e para isso, você precisa ter todo o seu planejamento de vendas feito para bater suas metas de faturamento.

Não conte com a sorte nesse momento. O planejamento é o melhor aliado para que você tenha um resultado extraordinário já no primeiro mês de 2018.

Gustavo Abreu Dicas para vender mais em janeiro