4 dicas de marketing para investir em 2018

4 dicas de marketing para investir em 2018
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Que tal algumas dicas de marketing para ajudar o seu negócio a crescer em 2018? Temos algumas para compartilhar com você!

Ao longo da última década, o mundo dos negócios sofreu mudanças fundamentais em suas estruturas e funcionamento. Por isso, investir nas estratégias corretas de marketing é cada vez mais essencial para se ir além.

Apesar da demanda por inovação, muitas empresas ainda não se adaptaram às maneiras que os compradores encontram e selecionam seus fornecedores. Mesmo as empresas que abraçam a tecnologia e o marketing digital podem ter problemas para oferecer um plano de marketing de sucesso e bem coordenado.

É importante dar uma olhada no que está realmente acontecendo no mercado na hora de considerar suas prioridades de marketing para esse ano. E em seguida, investir em atividades que vão ajudar a sua empresa a crescer no futuro.

Hoje, vamos ajudá-lo a identificar algumas das tendências que estão moldando o mercado atualmente. Para isso, elaboramos 4 dicas de marketing para ajudar você a se destacar da concorrência.

O que esperar de 2018?

Embora seja impossível prever com 100% de exatidão o que acontecerá com a economia em 2018, vamos oferecer algumas observações sobre o que parece que vai acontecer no mercado esse ano.

Apesar dessas serem nossas percepções, acreditamos que seja o direcionamento que o mercado está seguindo, de maneira geral; e isso independe do seu cliente final, empresa ou consumidor.

Compradores dependerão mais do que nunca de ferramentas online

Os compradores estão cada vez mais buscando fornecedores profissionais utilizando ferramentas online. As ferramentas são fáceis de usar (pense, por exemplo, no Google e LinkedIn), poderosas e podem resultar em opções mais ágeis do que algumas técnicas tradicionais.

Tenha em mente que a geração mais nova de compradores e influenciadores de hoje cresceu em meio às ferramentas online.

Sendo assim, eles recorrem a elas, reflexivamente, sempre que precisam responder a uma pergunta ou encontrar um recurso. Como resultado, as empresas que podem ser encontradas e estão participando do mundo online, sairão em vantagem.

Tendo isso em mente, vamos ao que interessa. Aqui estão 5 principais dicas de marketing para você repensar a sua estratégia.

Dica #1: descubra o que você desconhece

Se existe uma coisa que é verdade no cenário atual de negócios é: não sabemos o quanto acreditamos saber sobre nossos clientes.

Você não sabe o que está acontecendo no seu mercado até que você busque por mais informações. As empresas que fazem pesquisas regulares sobre seu público-alvo são muito mais propensas a apresentarem taxas de crescimento e rentabilidade superiores à média.

Acredite, nenhuma empresa em franco crescimento deixa de pesquisar mais sobre seu público-alvo, para se aproximar dele e atender melhor suas necessidades.

Quando as empresas são guiadas por evidência empíricas em vez de pressupostos e intuições, elas podem detectar mudanças no mercado mais cedo e com mais precisão.

Como agir

 

Entreviste uma amostra representativa de clientes e potenciais clientes para conhecer seus maiores desafios, como eles vêm a sua empresa, quem eles pensam ser seus concorrentes e outras questões críticas.

Você pode realizar essa pesquisa por si próprio, mas terá um feedback melhor e mais honesto se um terceiro imparcial fizer isso por você.

Dica #2: impulsione seu marketing de conteúdo

A experiência atrai novos negócios. Mas, se ninguém sabe o que você oferece, ninguém irá bater na sua porta.

O truque é tornar sua experiência amplamente visível para seu público-alvo. E a maneira de conseguir isso é compartilhar seu conhecimento livremente.

O marketing de conteúdo é um processo que expõe os conhecimentos da sua empresa para uma ampla audiência, através de blogs, realização de webinars, eventos, mídias sociais e investindo em SEO (otimização para mecanismos de buscas).

Essa é a melhor maneira de espalhar a sua reputação online e off-line. E se você não está fazendo isso de forma consciente e sistemática, dependendo do seu ramo de atuação, você não está competindo no mercado moderno.

Como agir

 

Se você já está fazendo algum conteúdo, pergunte-se se está criando a exposição e as oportunidades que está procurando. O que você precisa fazer para aumentar o nível de desenvolvimento e promoção de seu conteúdo?

Você também precisa decidir se a assistência externa pode ajudá-lo a alcançar seus objetivos.

Está tudo bem se você não fizer tudo sozinho – existem diversas empresas especializadas no ramo. E se você não tiver praticando nada de marketing de conteúdo, é hora de começar a desenvolver um plano para entrar no jogo.

Por fim, se você precisar de ajuda para investir, procure opções de crédito para empresas que possibilitem que você dê esse importante passo para seu negócio.

Dica #3: torne sua marca atraente para os funcionários

O mercado não é fácil para os empregadores. Encontrar bons profissionais altamente qualificados pode ser um verdadeiro desafio.

E para piorar as coisas, os headhunters estão sempre pendurando ofertas de trabalho atraentes na frente dos membros de sua equipe.

É por isso que mais de 1/3 (35,7%) das empresas em um estudo realizado pela Hinge, “Employer Brand Study”, afirmou que tornar a sua empresa atraente para os potenciais empregadores era uma prioridade de marketing.

Esperamos que esse percentual cresça à medida que a marca da empresa se transforme em um conceito mais familiar para os profissionais que nela trabalham.

Embora o branding, tradicionalmente, tenha sido uma atividade voltada para o cliente, agora está sendo usado por muitas empresas para promover o local de trabalho e a fidelização dos funcionários.

Quando perguntados sobre o que queriam ter em seu próximo emprego, os funcionários elencaram os seguintes critérios:

  1. Cultura da empresa.
  2. Boa compensação de benefícios.
  3. Boa reputação do mercado.

Como agir

Comece com o seu local de trabalho. Você criou um local de trabalho que energiza as pessoas e oferece oportunidades para eles crescerem?

Em seguida, dê um passeio pelo seu site. Você tem uma seção ou página que promove criativamente a cultura da empresa com uma proposta de valor clara?

Finalmente, considere a sua marca. Ela posiciona você como uma líder, inovadora, ou apenas como mais uma no mercado? É um lugar que empolgaria os funcionários?

Contudo, apenas responder a essas perguntas não é o suficiente. Você precisa estar disposto a fazer as mudanças. Nesse cenário, não tenha medo de começar pequeno: mesmo algumas mudanças iniciais podem fazer uma grande diferença.

Dica #4: meça, ajuste e repita

O futuro do marketing é sobre ter mais resultados através das informações coletadas.

Há uma infinidade de ferramentas de análise de marketing que você pode usar para entender se vários aspectos do seu marketing estão funcionando. No futuro, à medida que as tecnologias de inteligência artificial amadurecem, essas ferramentas se tornarão incrivelmente poderosas.

Infelizmente, as empresas hoje não estão agindo nesse sentido. E é possível que o curso do sucesso que elas experimentem mude completamente se não mudarem em breve.

Como agir

Em vez de recomendar ferramentas específicas para o uso, vamos simplesmente sugerir que você comece a pensar analiticamente sobre como acontece o marketing da sua empresa.

De que forma você está medindo seus resultados?

Comece a desenvolver uma cultura de curiosidade, tentando entender quais técnicas de marketing funcionam e não funcionam. Teste diferentes abordagens e não hesite em abandonar o que não dá resultado.

No entanto, vá devagar. Se você testar muitas abordagens ou elementos ao mesmo tempo, você corre o risco de mudar algo que está funcionando porque as coisas não estão claras.

Finalmente, experimente diversas ferramentas de análise para descobrir quais os melhores conhecimentos sobre as táticas de marketing que você usa.

É assim que você terá uma empresa de alto desempenho em marketing.

Impulsione seus resultados com nossas dicas de marketing

O que queremos aqui é, sobretudo, que você tenha muito mais resultado sem que, para isso, precise investir muitos recursos. Investir de maneira mais inteligente é o que nossas dicas de marketing sugerem, e o que acreditamos irá ajudar sua empresa a fazer a se destacar.

O mundo do marketing está mudando e os profissionais inteligentes estarão assistindo essa evolução cuidadosamente – e adaptando-se ao novo ambiente.

Mudar rápido permite que você teste mais abordagens e experimente resultados antes de todo mundo – não tenha medo de procurar mais sobre o assunto e testar novas ferramentas e abordagens. Esteja aberto às nossas dicas de marketing e faça de 2018 um ano diferente para seu negócio.

Enrico Cardoso 4 dicas de marketing para investir em 2018