Como avaliar um cliente novo antes de vender para ele?

Saber para quem vender seus produtos é uma questão importante e deve ser levada muito a sério na sua empresa. Portanto, avaliar um novo cliente se torna indispensável para a segurança do negócio.

A inadimplência é algo difícil de prever, porém existem alguns meios que você pode utilizar para evitar clientes inadimplentes. É importante conscientizar-se de que não está perdendo uma venda ao deixar de negociar com esse tipo de cliente, mas resguardando o seu negócio de futuros prejuízos.

As receitas que não entram para o fluxo de caixa da empresa se tornam preocupantes porque, quanto mais clientes inadimplentes você tiver, mais difícil será arcar com os compromissos do seu negócio.

Para ajudar a solucionar, de uma vez por todas, essa situação, separamos algumas dicas de como avaliar um cliente novo, antes de vender para ele. Acompanhe!

Confira o endereço no Google Maps

Checar a veracidade dos dados fornecidos pelo novo cliente é um dos primeiros passos que você deve dar. Existem muitas pessoas que fornecem endereços e dados errados, com o intuito de ludibriar o credor.

Devido a isso, sempre confira o endereço fornecido pelo cliente junto ao Google Maps, que é uma ferramenta do Google que possibilita a visualização dos domicílios, a fim de verificar se o endereço existe.

Além disso, o Google Maps também serve para avaliar se a aparência do lugar, se ele condiz o que a empresa parece ter, por exemplo.

Avalie a facilidade de contatar o cliente

Existem clientes que são completamente inacessíveis, porque simplesmente não respondem as suas mensagens ou não atendem o telefone.Por isso, é essencial que você avalie a facilidade de contatar o comprador.

Analise os meios de comunicação que ele utiliza com frequência. A tecnologia pode ajudar nessa questão, como verificar a última visualização das mensagens no WhatsApp e até mesmo a frequência de postagens nas redes sociais.

Nesse momento, as redes sociais se tornam mais uma ferramenta útil porque, como as ligações e o SMS podem ser facilmente negligenciados, você acaba não tendo certeza se o cliente viu ou não a sua notificação.

Verifique protestos contra o cliente

Para verificar se o novo cliente possui protestos em seu nome ficou ainda mais fácil. Basta você verificar sites como o http://www.pesquisaprotesto.com.br/, inserir o CNPJ ou CPF do cliente e selecionar o estado desejado — o sistema informará se existem ocorrências.

Essa consulta faz parte de um programa do governo que se chama “Restrição não é bicho papão”, que tem como objetivo informar o cidadão se ele possui dívidas públicas. A consulta é gratuita e você pode realizá-la quando e onde quiser.

Considere usar um relatório de crédito

Verificar os registros de inadimplência junto ao SPC e Serasa, por exemplo, também é excelente forma de avaliar um cliente novo.

Se houver qualquer pendência em atraso do seu novo cliente junto a qualquer outra empresa, a ocorrência estará registrada no sistema dessas instituições.

Avaliar um cliente novo antes de realizar uma venda é um direito seu, portanto não se sinta receoso em realizar determinadas pesquisas. Saiba que você está fazendo o melhor para a sua empresa porque, se ão receber as suas receitas, o seu negócio correrá o sério risco de fechar as portas.

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