factoring-mitos-ufo

Os 5 maiores mitos sobre o factoring

Factoring, ou desconto de duplicatas, é uma ótima maneira para micro e pequenas empresas gerenciarem seu fluxo de caixa, recebendo à vista por vendas a prazo. Porém, pequenas e médias empresas frequentemente perdem a oportunidade de usar Factoring por causa dos mitos que existem sobre o assunto.

Para desmistificá-los, resolvemos analisar 5 maiores mitos sobre o factoring, as verdades e mentiras por trás de cada um deles. Confira abaixo:

 1º Mito : “Deve ser muito caro”

Provavelmente o mito mais comum sobre o desconto de duplicatas é que ele é caro. Quando as pessoas ouvem sobre crédito flexível e crédito para pequenas e médias empresas, que ele está à disposição sempre que precisarem dele, elas criam a falsa impressão que essa modalidade de crédito é muito mais cara do que outras alternativas disponíveis no mercado atualmente.

Na verdade, muitas vezes descontar duplicatas não é mais caro que outras fontes de capital para pequenas e médias empresas. Aliás, é muito mais barato do que, por exemplo, o cartão de crédito ou o cheque especial.

Em alguns casos, também acaba sendo mais barato que empréstimo porque os prazos são menores e os juros, prefixados. Dessa maneira, você evita surpresas com oscilações na economia e ainda garante seus rendimentos sem se preocupar com possíveis variações de indicadores.

Mito 2: “Meus clientes podem não gostar”

Outro mito prevalente sobre duplicatas descontadas é que os clientes da empresa não gostam quando seu fornecedor trabalha com uma factoring e que as suas práticas de cobrança sejam muito agressivas. Micro e pequenas empresas que trabalharam durante muito tempo para criar uma boa relação com seus clientes têm medo que esse vínculo possa ser prejudicado.

O que nós percebemos aqui na Rapidoo é que na maioria dos casos, os clientes têm pelo menos alguns fornecedores que já estão descontando duplicatas. Consequentemente, o departamento financeiro já está acostumado com essa praxe de mercado, e não vê nenhum problema com isso.

Mito 3: “É só para empresas com problemas”

Isso não poderia ser mais errado. Factoring é uma solução de capital que melhora o fluxo de caixa de uma forma simples e barata para empresas que estão crescendo.

Na Rapidoo, nós temos várias empresas com pouco tempo de mercado que estão cada vez mais bem-sucedidas e crescem rapidamente usando nosso capital. Seja para conseguir capital para comprar matéria prima, para iniciar novos projetos, ou para expandir o negócio, o factoring é uma solução ideal para empresas em crescimento.

Mito 4: “Factoring é um ramo sujo e não posso confiar”

Muitos empresários ainda têm uma visão ruim do factoring e às vezes as pessoas até confundem ele com a prática de agiotagem.

Primeiramente, factoring não é considerado agiotagem. Agiotas fazem empréstimos para pessoas físicas com taxas de juros de empréstimo predatórias, atuam ilegalmente e muitas vezes são perigosas. Ao contrário disso, factoring antecipa vendas legítimas de pessoas jurídicas, o que é uma atividade totalmente legal.

Na verdade, hoje em dia, existem muitas factorings com um longo histórico de profissionalismo e atendimento com qualidade. É até justo dizer que o atendimento por uma factoring é mais legal do que o atendimento pelos grandes bancos: É muito mais fácil entrar em contato com uma pessoa de verdade que possa ajudar a resolver suas dúvidas.

 Mito 5: “Abrir uma conta em uma empresa de factoring demora muito e é trabalhoso”

Quem já abriu uma nova empresa já sofreu com o processo demorado de abrir uma conta em banco. Não é difícil imaginar que o processo de conseguir uma linha de crédito em uma factoring seja parecido.

De fato, a grande maioria de factorings consegue abrir uma conta em 3-4 dias. Geralmente basta você preencher alguns formulários com os dados cadastrais da sua empresa e dos sócios, e agendar uma visita com um agente de factoring para se conhecer melhor.

Se você prefere receber seu dinheiro ainda mais rapidamente, no mesmo dia em que fez o cadastro, vale a pena abrir uma conta com a Rapidoo. Como nosso processo é 100% online e não requer nenhuma visita, você pode começar a descontar suas duplicatas em 15 minutos.

Você acredita que o factoring poderia ser uma opção interessante para sua empresa? Acesse nossa plataforma para receber um orçamento grátis e sem compromisso para descontar suas duplicatas.

rapidoo Os 5 maiores mitos sobre o factoring