Como pagar um boleto vencido?

Você sabe como pagar um boleto vencido? Vamos explicar o passo a passo para que você possa pagar um boleto vencido

Você já precisou pagar um boleto vencido e teve problemas? Então, você não está sozinho!

Que atire a primeira pedra aquele que nunca se esqueceu, ou que lembrou de última hora, de pagar um boleto.

Muitas vezes, com a pressa do dia-a-dia, acabamos deixando para última hora o pagamento de boletos e contas e, muitas vezes nos esquecemos de pagá-las.

Se você já teve dúvidas sobre como pagar um boleto vencido, continue nesse artigo. Vamos mostrar para você que, atualmente, é muito simples efetuar o pagamento de um boleto vencido.

Até bem pouco tempo atrás, pagar um boleto vencido era uma dor de cabeça para os mais esquecidos.

Isso porque o pagamento deveria ser feito no banco emissor, porque era preciso calcular o juros e multa por atraso.

Hoje, essa já não é uma realidade. A Nova Plataforma de Cobrança, sistema desenvolvido pela Febraban em parceria com os bancos mudou essa dinâmica.

Mas, antes de falar sobre boletos vencidos, vamos falar sobre a pontualidade do boleto.

Por que eu devo pagar um boleto em dia?

Pagar uma cobrança em dia faz bem, antes de mais nada, ao seu bolso.

Se, você sempre pagar suas contas com atraso, provavelmente estará desperdiçando um bom valor com juros e multa por atraso.

Segundo especialistas, o pagamento de juros é o principal vilão que atrapalha os planos de enriquecimento e saúde financeira de muitas pessoas.

Outro motivo para pagar suas contas em dia é o seu score de crédito.

Seja na pessoa física ou jurídica, pagar as contas em atraso prejudica, e muito, o seu score de crédito.

O que influencia o seu score é justamente o fato de pagar suas contas em dia. Então, se você atrasa, já sabe: pode estar prejudicando o seu score.

E problemas no score tem consequências maiores, pois prejudica o seu limite de crédito, influencia em aprovação de financiamento e, diversos benefícios financeiros que você pode usufruir.

Agora que você já sabe que pagar contas em atraso significa prejuízo ao seu bolso e ao seu acesso ao crédito, já sabe que não deve fazer isso.

Mas, se por um esquecimento, esquecer de pagar alguma conta, como pagar um boleto vencido?

Como pagar um boleto vencido?

No início desse artigo nós falamos sobre a Nova Plataforma de Cobrança (NPC), você se lembra?

Através dessa plataforma, desenvolvida pela Febraban em parceria com as instituições financeiras, boletos vencidos podem ser pagos em qualquer banco ou correspondente bancário.

A nova regra entrou em vigor em 10 de novembro de 2018 e, desde então, tudo que você precisa fazer para pagar um boleto vencido é… pagar o boleto.

Isso mesmo. Seja via aplicativo, internet banking ou autoatendimento, tudo que você precisa é do código de barras.

Com o número do código de barras em mãos, você pode pagar normalmente pelo boleto vencido.

Você não precisa mais se dirigir ao banco emissor para pagar um boleto vencido, nem solicitar uma segunda via atualizada. Basta fazer a leitura do código de barras do boleto original que caso exista juros será calculado automaticamente.

 

Isso é possível, também, por conta da obrigatoriedade do boleto registrado.

Como as informações estão registradas na plataforma da Febraban, os bancos conseguem acessá-las e, com isso atualizar o título de cobrança.

O projeto da Nova Plataforma de Cobrança começou há 4 anos.

Desde 2016 ele vem incorporando na sua base de dados os boletos dentro das normas exigidas pelo Banco Central, ou seja, com informações do CPF ou CNPJ do emissor, data de vencimento e valor, além dos dados do pagador.

Esse processo começou em meados de 2017 para boletos acima de R$ 50 mil (de menor volume) e terminou em novembro, com a incorporação de boletos de cartão de crédito e doações.

Hoje você tirou suas dúvidas sobre o pagamento de um boleto vencido

Você viu que a forma de pagar um boleto vencido mudou. Se, há pouco tempo atrás, para pagar um boleto vencido era necessário solicitar uma segunda via, ou ir até o banco emissor do boleto, hoje isso não é mais necessário.

O valor dos boletos já são atualizados automaticamente através da Nova Plataforma de Cobrança, que concentra informações de todos os títulos emitidos.

O cálculo de multa e juros é feito de forma online e automática, sem que para isso seja necessário emitir uma segunda via ou, até mesmo, se dirigir ao banco emissor.

Mas não se engane. Não é porque o pagamento do boleto vencido ficou mais fácil que você deve atrasá-lo.

Mas, se por acaso, você esqueceu de pagar seu boleto, já sabe qual o passo-a-passo para pagar um boleto vencido sem dor de cabeça.

Gustavo Abreu Como pagar um boleto vencido?