Entenda como funciona o Boleto Registrado

Entenda como funciona o Boleto Registrado
5 (99.35%) 31 votes

Já ouviu falar em boleto registrado? Vamos explicar melhor para você como ele funciona

Se você está à frente de um negócio, ou trabalha na área financeira, já deve ter ouvido muito falar em boleto registrado no último ano, não é mesmo?

Mas, afinal de contas, o que isso significa? Qual sua diferença para o boleto sem registro e, principalmente, como ele funciona e por que é melhor?

Essas são as dúvidas que hoje vamos ajudar você a responder.

Assim, você vai ficar por dentro do que é o boleto registrado e por que essa é uma solução mais confiável para o seu negócio.

Vamos entender um pouco mais sobre essa modalidade de boleto.

O que é o boleto registrado?

O boleto registrado é um boleto que, no momento de sua emissão é registrado pelo banco emissor.

Para que o boleto seja registrado é preciso ter em mãos algumas informações do comprador, como por exemplo, CNPJ ou CPF, nome, endereço e, obviamente o valor do boleto.

Esses dados ficam salvos no sistema da instituição financeira garantindo maior segurança para quem emite o boleto e para quem deve pagar o documento.

Quando um boleto registrado é criado, uma requisição é enviada ao banco, onde ele registra automaticamente o documento e então o pagamento poderá ser realizado sem empecilhos ou fraudes.

Por outro lado, o boleto sem registro é o boleto emitido e enviado diretamente pela empresa ao cliente para a cobrança, sem que o banco tome ciência da existência desse boleto.

Ou seja, o banco não tem ciência de seu vencimento nem qualquer tipo de controle sobre a emissão do boleto.

Somente quando o boleto é pago e o dinheiro é compensado, o banco toma ciência da cobrança e transfere o dinheiro para a conta de destino, descontando assim o custo da emissão do boleto.

Principais vantagens do boleto registrado

Como o próprio nome já diz, a diferença entre o boleto sem registro e o registrado está exatamente no fato de este último exigir o registro de toda informação referente à compra no sistema da instituição financeira.

Assim, existe um controle maior das operações realizadas, sendo esta uma das principais vantagens desse boleto.

Embora a empresa precise pagar mais tarifas nas transações de um boleto registrado, ele proporciona maior segurança, pois funciona como um documento oficial onde toda transação de compra e venda é registrada.

A ele estão associadas informações desde o cancelamento da compra até mudança na data de pagamento e, por conta disso, é menos suscetível a fraudes.

A obrigatoriedade do boleto registrado

O alto número de fraudes envolvendo boletos não registrados foi o principal motivo que levou a Febraban a criar a nova plataforma de boletos.

Com o novo sistema, os boletos sem registro só poderão ser pagos na própria instituição que os emitiu.

A mudança deve incentivar a adoção da modalidade de boletos registrados pelas empresas e, assim, evitar falsificações.

A modalidade sem registro é menos segura, porque, caso os dados do beneficiário sejam alterados, o pagamento será recebido por outra pessoa.

Como não há um registro no sistema do banco, essas informações não são verificadas no momento do pagamento e não será possível contestar o documento.

Com o boleto registrado, os dados constam no sistema bancária. Portanto, será impossível pagar o valor caso alguma delas esteja adulterada. Algumas das informações presentes no boleto que são imprescindíveis são: beneficiário, pagador, vencimento, agência/código do beneficiário, endereço e sacador avalista.

O boleto registrado é a forma mais segura de receber pela sua empresa

Você compreendeu a diferença básica de um boleto registrado e um boleto sem registro, bem como as vantagens de emitir boleto registrado.

O boleto registrado representa mais segurança e agilidade nos processos de cobrança das empresas, e foi criado para diminuir o número de fraudes e outros transtornos do boleto sem registro.

Pensando nisso, optar pelo boleto registrado é sempre a melhor opção de receber, uma vez que as opções de boleto sem registro estão se esgotando.

Enrico Cardoso Entenda como funciona o Boleto Registrado