Alguém já disse que custo é igual a unha: você deve olhar para ele todo dia e cortar uma vez por semana! Se redução de custos sempre foi determinante para o êxito de um negócio, em um momento de crise como o atual, mais preponderante ele passou a ser. O sucesso ou fracasso de sua empresa pode ser estabelecido pela administração — boa ou má — de suas despesas.
Procurar reduzir os custos faz parte do dia a dia de qualquer empresário, proprietário ou gestor de uma empresa. Independentemente de seu porte, a obsessão por diminuir os gastos deve estar presente em todos os setores da empresa. Todos têm responsabilidade na diminuição dos custos.
Neste post listaremos algumas dicas para a redução de custos da empresa. Acompanhe!
1. Diminuir turnover de colaboradores
Turnover é um termo que veio do inglês e que está sendo muito utilizado nos setores de Recursos Humanos das empresas. Significa a rotatividade de pessoal em uma corporação. Sabemos que os custos de uma demissão são altos, assim como são os de treinamento e formação dos novos integrantes da equipe. Minimizar o turnover é reduzir custos.
2. Reduzir consumo de energia elétrica e de água
Nos últimos anos, com a redução do nível das nossas hidrelétricas, o custo da energia elétrica e da água subiu muito. Isto provocou um aumento nas suas contas. Reduzir a utilização de aparelhos de ar-condicionado, diminuir a quantidade de lâmpadas ligadas, desligar os equipamentos de informática durante o horário de almoço, tudo isso possibilita reduzir custos. Avaliar e existência de vazamentos em toda a estrutura hidráulica também pode sinalizar melhoramentos que aliviem sua conta de água.
3. Negociar com fornecedores
Um dos grandes tópicos para a redução de custos é uma negociação rigorosa com os fornecedores. Tente concentrar as compras em um mesmo fornecedor e em um período pré-determinado. Isso facilita a negociação.
Combinar a forma de pagamento também é um fator relevante. Às vezes, acertar um pagamento à vista pode trazer um desconto muito grande. Reúna-se com os seus parceiros. Discuta procedimentos, datas de fornecimento e de pagamento. O resultado sempre pode ser satisfatório para ambos.
4. Diminuir cópias e impressões
Outro tópico importante é o gerenciamento de impressões e de cópias. A conscientização dos colaboradores é necessária, pois os equipamentos de informática fornecem facilidades que impulsionam os funcionários a emitirem em larga escala.
5. Minimizar despesas financeiras
Tentar manter todos os pagamentos em dia, reduzindo os gastos com juros e multas por atraso também é uma excelente dica de redução de custos. Tome cuidado se utilizar o cartão de crédito ou cheque especial para pagar as contas, pois são formas de crédito muito caras. Nesse caso, é importante usá-las com controle, pagando as faturas na totalidade e evitando o crédito rotativo. Muitas vezes existem outras formas de crédito para sua empresa que são mais baratas. Confira nosso artigo sobre o tema para ver se uma delas pode ser interessante para sua empresa.
6. Treinar a equipe
O treinamento do pessoal é primordial, além de ser um processo contínuo de conscientização. Isto traz aumento da produtividade e a consequente redução dos custos operacionais. Assegure-se que a sua equipe está treinada e motivada!
7. Manter estoque reduzido
Uma das máximas da administração é que estoque parado significa perda de dinheiro. Conservar um estoque elevado, seja ele de insumos ou de produtos acabados, exige pessoal e espaço físico, ambos dispendiosos.
Portanto, um ótimo modo de se buscar a redução de custos é trabalhar com um estoque enxuto. Para isso, busque eficiência em suas rotinas operacionais e nos seus serviços.
Agora você já tem algumas dicas de como reduzir custos na sua empresa. Siga a gente no Facebook e no Linkedin e receba mais informações que podem auxiliá-lo na busca pelo sucesso no seu negócio.