Seja um Lannister: 4 dicas para sempre pagar as dívidas

A atual situação econômica do país vem impactando a vida de milhares de pessoas. Alguns empresários, por exemplo, estão deixando de pagar algumas contas, endividando-se e comprometendo o futuro da empresa.

Infelizmente, a inadimplência é um dos principais fatores que levam as empresas a encerrarem suas atividades. Os processos de gestão financeira não estão presentes na maioria das empresas, impedindo que elas consigam arcar com os compromissos firmados, ficando, cada dia mais, no vermelho.

O planejamento para manter as contas da empresa em dia, por exemplo, é um tipo de atitude extremamente rara, principalmente para pequenos empresários. Neste sentido, é fundamental conhecer e colocar em prática os principais ensinamentos de uma gestão financeira eficiente e de qualidade.

Portanto, neste texto vamos mostrar 4 dicas importantes para manter as contas da empresa em dia. Continue a leitura e aprenda como você pode salvar sua empresa!

1. Registre todas as contas a pagar

O primeiro passo para manter as contas da empresa em dia se dá pelo registro de todas as contas a pagar. É fundamental que o empresário tenha ciência de quais são os compromissos financeiros para o mês corrente.

Relacionar os gastos fixos e variáveis, bem como as formas de pagamento de cada um deles, será de grande valia para o controle das despesas e para o pagamento de dívidas e empréstimos realizados.

2. Antecipe pagamentos

Uma alternativa encontrada por muitas empresas é a antecipação de pagamentos. Essa opção é extremamente interessante, uma vez que esse adiantamento pode ser crucial para conseguir certos descontos.

Existem empresas no mercado, especializadas em factoring. Esse tipo de serviço nada mais é do que a compra de notas fiscais, mediante o pagamento de duplicatas. Assim, você receberá o dinheiro em poucas horas e poderá utilizá-lo como capital de giro, para o pagamento dos funcionários, para quitar dívidas atrasadas ou para qualquer outro tipo de necessidade.

3. Atente-se quanto às dívidas

Um dos ensinamentos mais importantes da gestão financeira está diretamente relacionado com a quantidade de dívidas de uma empresa. É fundamental não fazer mais dívidas do que a sua empresa consegue arcar.

Assim, não será preciso procurar por empréstimos ou outros recursos para sanar as dívidas. Pode-se dizer, inclusive, que apesar de parecer uma regra básica da gestão financeira, muitas pessoas deixam esse conhecimento de lado e lidam com inúmeros prejuízos.

4. Tenha um bom fluxo de caixa

Um bom fluxo de caixa também é primordial para manter as contas da empresa em dia. Deve-se atualizá-lo e controlá-lo diariamente, garantindo que nenhuma despesa e nenhuma receita seja esquecida.

Dessa maneira, o empresário conseguirá determinar se os recursos financeiros da companhia são suficientes para o pagamento dos gastos fixos e variáveis. Além disso, será possível analisar a rentabilidade do negócio e prover soluções para melhorar os resultados.

O fluxo de caixa também será importante para possíveis reduções de custos. Após organizar e analisar o fluxo de caixa da empresa, o empresário identificará gastos supérfluos e outras despesas desnecessárias. Assim, será possível eliminá-las e reduzir, um pouco, os custos.

Além do mais, haverá informações suficientes para a análise da viabilidade de investimentos futuros. A empresa poderá se programar para crescer, evitando endividamentos desnecessários.

Manter as contas da empresa em dia é fundamental para a continuidade e, principalmente, para a prosperidade de um negócio. As dívidas podem representar muito mais do que contas vencidas: elas podem ser o “começo do fim”. Portanto, aplique as dicas fornecidas em seu dia a dia e colha os benefícios.

E aí, o que achou de nossas dicas? Quer obter mais informações sobre este assunto? Então, siga a gente no Facebook e no LinkedIn e veja nossas todas as nossas atualizações.

rapidoo Seja um Lannister: 4 dicas para sempre pagar as dívidas