Estou com o salário atrasado, o que devo fazer?

Está com o salário atrasado? Vamos mostrar a você o que fazer quando isso acontecer na sua empresa

Você está com o salário atraso e está preocupado com o que pode acontecer com você?

Fique tranquilo. Vamos mostrar para você, funcionário com o salário atrasado, e você chefe com problemas de pagamento de salário, os caminhos disponíveis para contornar esse transtorno.

Muitas vezes, problemas financeiros com clientes e metas de vendas não batidas causam problemas de caixa nas empresas.

Esses problemas podem acontecer e infelizmente se refletir na folha de pagamento.

Nenhum empregador quer atrasar o salário de seus funcionários, mas esse problema pode acontecer e pegar a empresa de surpresa.

Quando não há reservas de caixa para honrar o salário dos funcionários, ele acaba se atrasando.

E hoje, vamos ajudar você funcionário com salário atrasado e você que está com problemas financeiros e acabou atrasando o salário de seus funcionários, a sair dessa situação.

Tive meu salário atrasado, e agora?

Todos os profissionais trabalham e esperam poder receber seus salários em dia.

Afinal, essa é a contrapartida oferecida no contrato de trabalho, quando o trabalhador oferece sua hora de trabalho em troca de um salário.

Sabemos que pagar os salários em dia não mais do que o papel da empresa e, por isso, quando o salário atrasa, o funcionário fica preocupado.

Quando um funcionário tem seu salário atrasado, a primeira coisa que passa pela sua cabeça é que a empresa está tendo problemas financeiros, e que seu emprego não está a salvo.

Com isso na cabeça, ele começa a se preocupar e, até mesmo, buscar outras oportunidades de emprego.

Afinal, se a empresa começou a atrasar o salário, quem garante que isso não irá se repetir e que, em breve, alguns empregados terão que ser dispensados para melhorar o cenário?

Isso influencia diretamente no desempenho do funcionário, que impacta diretamente no resultado da empresa.

Isso é prejudicial para todas as partes. Para o funcionário, que precisa lidar com mais uma preocupação e, para a empresa que acaba tendo consequências.

Então, o que fazer em caso de salário atrasado?

O primeiro passo a ser dado quando o seu salário atrasou é não se desesperar. Pode ser apenas uma exceção e isso pode em nada afetar a saúde da empresa e seu emprego.

Porém, se ainda assim você não conseguir ficar tranquilo porque tem contas a pagar e uma família para sustentar, o diálogo é a melhor alternativa.

Com calma e tranquilidade, procure o RH da empresa. Compartilhe suas preocupações (com o emprego, com a família e com as obrigações financeiras).

Certamente você vai sair de lá sabendo o que realmente está acontecendo, que pode ser apenas um caso isolado, e poderá seguir trabalhando sem abalar a sua produtividade.

Por mais que isso possa parecer uma inverdade, toda empresa luta e trabalha para que os salários não atrasem nunca. Mas, isso pode acontecer e, ser apenas um susto.

Por isso, o diálogo deve ser a opção nesse caso. Ele vai deixar tudo às claras e permitir que você não se preocupe em demasia, ou se preocupe logo e busque alternativas.

Não tenho dinheiro para pagar meus funcionários. O que fazer?

Por outro lado, muitas vezes a empresa chega no dia da folha de pagamento sem ter o dinheiro para pagar seus funcionários.

Apesar de nenhum empresário ou administrador trabalhar para que uma realidade dessa se concretize, ainda assim, esse cenário pode se tornar uma verdade em algum momento.

Por isso, selecionamos algumas dicas que serão úteis caso você perceba que não terá caixa para honrar a folha de pagamento.

#1. Busque soluções alternativas

Falta 1 semana para o pagamento e não há previsão de caixa para que você pague sua folha?

Busque por soluções alternativas. A antecipação de recebíveis pode ser uma aliada nesse momento.

Por isso, se você perceber que não poderá fazer os pagamentos, entre em contato com a Rapidoo. Nós ajudamos você a antecipar seus recebíveis e colocar seu caixa em ordem.

#2. Dialogue

Quase todo empregador em algum momento já foi empregado. Então você pode se colocar no lugar do seu funcionário e saber o quanto um salário atrasado pode ser frustrante.

Caso isso aconteça, antes de não pagar, dialogue com o seu time.

Chame seus funcionários, explique a situação, garanta o pagamento do salário (em uma data) e ofereça uma compensação por esse transtorno.

Seus funcionários irão valorizar sua sinceridade, se antecipando ao problema e ficarão do seu lado.

Não deixe o salário atrasado prejudicar o seu negócio

Hoje falamos sobre o salário atrasado. Esse é um pesadelo para funcionários e empresários.

Porém, esse não precisa ser um bicho de 7 cabeças.

Com planejamento e diálogo, é possível contornar esse problema para que ele não fiquei maior do que deveria.

Pensando nisso, apresentamos algumas dicas sobre como agir quando o salário atrasar.

Com essas boas práticas, o salário atrasado pode ser facilmente contornado e não impactar negativamente em seu emprego nem na empresa.

Gustavo Abreu Estou com o salário atrasado, o que devo fazer?