Para que serve um ERP e como escolher o melhor?

Você já ouviu falar em ERP? Conhece os benefícios que ele pode trazer ao seu negócio? Vamos explicar um pouco mais sobre o que é um ERP e como ele pode te ajudar

Você conhece um ERP? Vamos falar um pouco mais desse sistema, que pode contribuir muito para o desenvolvimento da sua empresa.

Quando a sua empresa começa a expandir e crescer, você percebe que há muitos detalhes que nem sempre são fáceis de coordenar.

À medida que seu negócio é dimensionado, talvez você ache que faz sentido envolver um sistema de planejamento de recursos empresariais (ERP) para ter maior visibilidade sobre o negócio e seus processos.

Um sistema de ERP é exatamente o que parece: uma maneira de garantir que o que você precisa para seu negócio esteja sob controle.

Ele vai além do seu plano de negócios e leva você para o cerne da questão de como administrar seu dia-a-dia.

O ERP trata de garantir que o seu negócio esteja integrado em todos os níveis, desde o recebimento de pedidos do cliente até o gerenciamento da cadeia de suprimentos, o cálculo de custos e o orçamento.

A plataforma engloba sua organização geral, incluindo marketing e vendas e até mesmo o planejamento de produtos.

É uma maneira de olhar para o quadro geral e organizar seus sistemas de negócios e processos para que sejam precisos e compartilhados entre departamentos.

Assim, você recebe uma feedback oportuno para planejar o futuro.

Com um negócio muito pequeno, o ERP pode não aparecer importante no começo; se você está apenas começando, há uma boa chance de você estar cuidando de tudo por conta própria.

No entanto, à medida que sua empresa cresce, você inevitavelmente contratará mais pessoas e desenvolver mais sistemas e processos para manter seu negócio funcionando.

Você precisará de uma maneira de garantir que todos estejam na mesma página. É aí que entra o ERP.

Como o ERP pode ajudar o seu negócio?

Você pode se surpreender com a utilidade da abordagem correta do ERP à medida que expande seus negócios.

Aqui estão algumas das maneiras pelas quais uma implementação de ERP da forma adequada pode ajudar a sua empresa a operar de forma mais eficiente e eficaz.

#1. Acompanhe os recursos da sua empresa

Você sabe o que a sua empresa tem em caixa, matérias-primas, pessoal e capacidade de produção?

Esses recursos são o que você usa para manter seu negócio em funcionamento. Você deve estar ciente de onde você está em todos os momentos.

#2. Conheça suas obrigações

O ERP combina seus recursos com suas obrigações. Você tem capacidade de produção para acompanhar as vendas que está fazendo?

Um bom sistema ERP pode ajudá-lo a sincronizar seus recursos com seus compromissos e permitir que você altere seu planejamento rapidamente para acompanhar a demanda.

Não adianta comprar mais do produto A se o produto B estiver saindo das prateleiras.

#3. Analise o comportamento do consumidor

Você também pode usar o ERP para ajudá-lo a analisar os dados do consumidor.

Isso permite que você veja o que é eficaz, o que pode estar prestes a quebrar e o que você pode fazer para conquistar uma fatia maior do mercado.

#4. Gerencie o fluxo de informações

A informação é importante no mundo de hoje, onde os negócios estão em ritmo acelerado.

Você precisa gerenciar aspectos online e off-line do seu negócio e garantir que seus vários departamentos estejam se comunicando.

O seu sistema de ERP ajuda a garantir que todos tenham os dados que precisam – todos gerenciados de uma forma central.

#5. Maximize o seu tempo

O objetivo do ERP é implementar um sistema que ajude a maximizar seu tempo para que sua empresa funcione eficientemente com menos desperdício.

Além disso, é uma boa maneira de automatizar algumas de suas tarefas e processos de uma maneira que deixa você livre para se concentrar em assuntos mais importantes que possam ter um impacto maior em seus negócios.

Você pode integrar seu ERP com outras ferramentas e ter ainda mais resultado

Agora que você entendeu um pouco mais sobre o que é ERP e como ele pode ajudar nos resultados em seu negócio, deve ter entendido os motivos porque ele é importante para sua estratégia.

E tem mais. Alguns ERPs possuem integração com outras ferramentas.

No caso da Rapidoo, você pode integrar ERPs como Bling, MarketUp e Tagplus com a nossa plataforma.

Assim, quando você emite uma nota fiscal dentro dessas plataformas, fica muito mais fácil emitir um boleto na Rapidoo e depois solicitar a antecipação.

Toda essa tecnologia trabalhando em prol da sua empresa só faz você ganhar.

Assim você automatiza tarefas como transformar um orçamento em venda, e emitir uma nota fiscal diretamente da venda, com apenas 1 clique do mouse.

Da mesma forma, você pode emitir o boleto na plataforma da Rapidoo, utilizando as informações do ERP.

Sem precisar cadastrar o cliente de plataforma em plataforma, nem perder informações cruciais, você pode emitir pedido de venda, nota fiscal e boleto bancário.

Por isso o ERP é uma ótima alternativa para o crescimento estruturado do seu negócio.

O ERP é um aliado na gestão do seu negócio

Hoje você aprendeu um pouco mais sobre o ERP, um sistema de gestão que, em tradução livre significa “planejamento de recursos empresariais”.

Com ele, você pode aumentar o controle sobre seu negócio, tendo uma visão gerencial e estratégica.

Além de uma visão de controle, o ERP integra processos empresariais que possibilitam ter informações em tempo real sobre sua operação.

Listamos algumas vantagens nesse sentido, e falamos, inclusive sobre a facilidade de integrar ERPs com a Rapidoo na emissão de boletos.

Além de facilidade, respeito aos processos e procedimentos, adotar um ERP no seu negócio significa economia de tempo e dinheiro.

Agora que você já sabe da importância do ERP para seu negócio, busque uma ferramenta para auxilia-lo na gestão da sua empresa.

Gustavo Abreu Para que serve um ERP e como escolher o melhor?