Os 7 segredos para praticar inovação nas empresas

A inovação nas empresas é um ativo importantíssimo e que deve ser constantemente fomentado pelos gestores de todos os níveis. É a manutenção dessa característica que permite maior competitividade e faz sua empresa crescer, mesmo em mercados com concorrência acirrada.

Mas muitos gestores desconhecem os segredos para a prática! Por isso, listamos 7 segredos que o ajudarão a incorporar e aperfeiçoar cada vez mais esse importante ativo. Acompanhe.

1. Olhe para dentro do seu negócio

Muitos gestores ficam atentos ao que outras empresas do mercado têm feito de inovação e acabam por não considerar o que a sua própria organização faz. É olhando para dentro do negócio que você será capaz de mesurar em que estágio está e onde poderá chegar, conforme o planejamento a ser definido.

Um exemplo prático é uma empresa que já tem um equipamento que poderia ser utilizado para produzir um produto customizado, mas só o utiliza em sua linha de produção padronizada.

2. Use os recursos disponíveis

Ao olhar para sua empresa, certamente você encontrará recursos desperdiçados, que podem ser realocados ou terem a utilização otimizada. Além de evitar desperdícios na empresa, isso faz com que você tenha ciência dos recursos disponíveis que podem ser utilizados na inovação.

Na busca pela inovação, as empresas desconsideram os recursos disponíveis. Há uma ilusão de que inovar é trazer algo novo para dentro. Mas apenas mudar a forma de executar um processo já pode representar uma inovação positiva.

3. Defina metas possíveis

Ao entender melhor a sua empresa, você precisará definir metas a serem cumpridas. Geralmente, os gestores estabelecem um indicador de inovação nas empresas, que mensura a quantidade de inovações são propostas, testadas e implementadas.

Mas, o mais importante é definir metas possíveis. Não adianta o diretor de uma empresa exigir 10 ideias inovadoras por ano se ele não oferecer suporte técnico para tal.

4. Estimule seus colaboradores

A melhor forma de cumprir metas e ainda inovar é trazer os colaboradores para o projeto. Isso pode ser feito facilmente compartilhando responsabilidades e com premiações.

Um exemplo muito comum nas empresas é gratificação dos profissionais que geraram boas ideias de forma espontânea. Isso aumenta o grau de inovação nas empresas e ainda gera satisfação entre os funcionários.

5. Informe seus steakholders

Manter todos os envolvidos sempre informados é a base de qualquer projeto de sucesso, além de melhorar a imagem da empresa. Emitir relatórios específicos e deixar os colaboradores a par das inovações que a empresa está estimulando é o básico.

Mas quando essa prática é expandida, o gestor costuma se surpreender. Ao comunicar um fornecedor sobre as novas estratégias, este pode oferecer uma solução inovadora e ainda levar boas sugestões para o seu projeto.

6. Teste todas as ideias

Uma forma muito comum de perder oportunidades é por meio da descrença. Além de desmotivar quem deu a ideia, o gestor ainda deixa de validar se um palpite não era exatamente o que a empresa dele precisava.

Portanto, o ideal é fazer uma avaliação prévia de todas as sugestões de inovação que chegarem. Obviamente, as mais escabrosas serão descartadas. Mas teste as que se apresentam viáveis. Essas ideias podem trazer resultados surpreendentes.

7. Planeje menos a inovação nas empresas

O que é novo gera medo. Gestores costumam enfrentar o medo com muito planejamento, buscando minimizar os possíveis prejuízos. No entanto, o dinamismo do mundo não mais permite esse tipo de postura. Existem inovações pipocando a todo momento.

Para a sua empresa não ficar atrás dos concorrentes, planeje menos e pratique mais inovações. Mas isso só é possível executando o segredo anterior: teste mais ideias e não desmereça aquelas que parecem surreais.

Esses segredos da inovação nas organizações são aplicáveis a qualquer tipo de negócio e em empresas de todos portes. No entanto, é importante ter em mente que a inovação não nasce da noite para o dia.

É preciso muita perseverança. Afinal, a estabilidade é conformadora e o próprio medo é o pior desafio para os gestores que miram na inovação plena.

Aproveite e confira 5 cuidados imprescindíveis com os juros ao pegar um empréstimo.

rapidoo Os 7 segredos para praticar inovação nas empresas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *