O que fazer se minha empresa foi protestada?

Dizer que uma empresa foi protestada significa que ela deixou de pagar alguma cobrança (contas, boletos, duplicatas, promissórias, entre outros). Por este motivo, ela ficou com o nome sujo. Contudo, o procedimento para cancelar um título protestado (limpar o nome) é bem simples. O processo funciona de maneira bastante parecida tanto para pessoas físicas quanto jurídicas.

Como saber que protestaram um título meu?

A empresa protestada receberá um aviso do cartório dando um prazo para o pagamento do título. Em geral, o prazo é de 3 dias após o protocolo. Caso o pagamento ocorra antes deste prazo, o título não será nem mesmo protestado.

Porém, se o pagamento não for feito neste período, o protesto será lavrado. Assim, os cartórios enviarão as informações para as empresas de crédito, como o Serasa Experian, SCPC, Boa Vista etc.

Quais as consequências de um protesto?

A principal preocupação com um protesto é o nome sujo na praça. Em outras palavras, se sua empresa foi protestada, você terá dificuldade de conseguir crédito junto de seus fornecedores para compras a prazo. Mesmo em bancos, antecipação de recebíveis, capital de giro e empréstimos ficam bastante difíceis de conseguir.

 

Você gostaria de gerenciar melhor os recebíveis da sua empresa?

Tenha melhor controle na gestão das suas contas à receber, saiba exatamente a data que seus clientes irão lhe pagar através do calendário de recebíveis. Utilize a antecipação de recebíveis para incrementar o fluxo de caixa da sua empresa.

Cadastro Gratuito

Como cancelar o protesto?

O processo é bem simples. Resumimos aqui em 2 passos:

1. Pague a dívida

É necessário entrar em contato com a pessoa credora e pagar o valor do título devido. Ainda que o devedor não tenha o dinheiro em mãos, vale pensar na possibilidade de entrar em contato com uma empresa de factoring. Também é importante pedir o documento (duplicata, promissória, etc) de volta. Caso o credor não tenha mais o papel, solicite que ele escreva uma carta de anuência.

Caso seu credor seja uma pessoa física, a carta deve conter a identificação do credor, o valor do título, a data do vencimento e a concordância do credor com o cancelamento do protesto.

Nos casos de pessoas jurídicas, é importante prestar atenção se o papel é timbrado e contém o CNPJ da empresa. Além das informações da empresa, confira se consta o número do título, seu valor e data do vencimento. Fora isso, só falta a concordância do credor com o cancelamento do título.

2. Solicite o cancelamento

Com o título ou a carta de anuência em mãos, você precisa ir até o cartório onde o título foi protestado e solicitar o cancelamento. Vale dizer que esse pedido está sujeito a cobrança de taxas e emolumentos. Feito isso, em poucos dias, as empresas de crédito serão notificadas e o protesto não constará.

Simples, não? Com estes dois passos, já é possível dar conta da questão. Se sua empresa foi protestada, não perca tempo e vá cuidar dessa pendência. Como dito acima, as análises de crédito são pautadas nestas informações sobre a capacidade da empresa de pagar o que deve. A existência de protesto prejudica a tomada de crédito por parte de sua empresa para financiamento de vários projetos.

Para ficar sempre atento e atualizado sobre questões de interesse da sua empresa, não perca tempo e assine a nossa newsletter!

rapidoo O que fazer se minha empresa foi protestada?