O que fazer se minha empresa foi protestada?

O que fazer se minha empresa foi protestada?
5 (100%) 17 votes

Dizer que uma empresa foi protestada significa que ela deixou de pagar alguma cobrança (contas, boletos, duplicatas, promissórias, entre outros). Por este motivo, ela ficou com o nome sujo. Contudo, o procedimento para cancelar um título protestado (limpar o nome) é bem simples. O processo funciona de maneira bastante parecida tanto para pessoas físicas quanto jurídicas.

Como saber que protestaram um título meu?

A empresa protestada receberá um aviso do cartório dando um prazo para o pagamento do título. Em geral, o prazo é de 3 dias após o protocolo. Caso o pagamento ocorra antes deste prazo, o título não será nem mesmo protestado.

Porém, se o pagamento não for feito neste período, o protesto será lavrado. Assim, os cartórios enviarão as informações para as empresas de crédito, como o Serasa Experian, SCPC, Boa Vista etc.

Quais as consequências de um protesto?

A principal preocupação com um protesto é o nome sujo na praça. Em outras palavras, se sua empresa foi protestada, você terá dificuldade de conseguir crédito junto de seus fornecedores para compras a prazo. Mesmo em bancos, antecipação de recebíveis, capital de giro e empréstimos ficam bastante difíceis de conseguir.

 

Você gostaria de gerenciar melhor os recebíveis da sua empresa?

Tenha melhor controle na gestão das suas contas à receber, saiba exatamente a data que seus clientes irão lhe pagar através do calendário de recebíveis. Utilize a antecipação de recebíveis para incrementar o fluxo de caixa da sua empresa.

Cadastro Gratuito

Como cancelar o protesto?

O processo é bem simples. Resumimos aqui em 2 passos:

1. Pague a dívida

É necessário entrar em contato com a pessoa credora e pagar o valor do título devido. Ainda que o devedor não tenha o dinheiro em mãos, vale pensar na possibilidade de entrar em contato com uma empresa de factoring. Também é importante pedir o documento (duplicata, promissória, etc) de volta. Caso o credor não tenha mais o papel, solicite que ele escreva uma carta de anuência.

Caso seu credor seja uma pessoa física, a carta deve conter a identificação do credor, o valor do título, a data do vencimento e a concordância do credor com o cancelamento do protesto.

Nos casos de pessoas jurídicas, é importante prestar atenção se o papel é timbrado e contém o CNPJ da empresa. Além das informações da empresa, confira se consta o número do título, seu valor e data do vencimento. Fora isso, só falta a concordância do credor com o cancelamento do título.

2. Solicite o cancelamento

Com o título ou a carta de anuência em mãos, você precisa ir até o cartório onde o título foi protestado e solicitar o cancelamento. Vale dizer que esse pedido está sujeito a cobrança de taxas e emolumentos. Feito isso, em poucos dias, as empresas de crédito serão notificadas e o protesto não constará.

Simples, não? Com estes dois passos, já é possível dar conta da questão. Se sua empresa foi protestada, não perca tempo e vá cuidar dessa pendência. Como dito acima, as análises de crédito são pautadas nestas informações sobre a capacidade da empresa de pagar o que deve. A existência de protesto prejudica a tomada de crédito por parte de sua empresa para financiamento de vários projetos.

Para ficar sempre atento e atualizado sobre questões de interesse da sua empresa, não perca tempo e assine a nossa newsletter!

rapidoo O que fazer se minha empresa foi protestada?