O que é Fomento Mercantil?

O fomento mercantil, também conhecido como factoring, é uma atividade comercial ainda muito confundida com empréstimos e pouco utilizada por empresários de pequena e média empresas devido à divulgação de mitos e incoerências sobre o processo.

Aqui, vamos esclarecer as 7 dúvidas mais comuns sobre o fomento mercantil para que você possa entender mais sobre essa operação e descobrir como ela pode ajudar o seu negócio. Confira!

1. O que é o fomento mercantil?

O fomento mercantil é uma forma de antecipação fundos por meio da transferência de direitos creditórios de contas a receber, sendo destinado exclusivamente a pessoas jurídicas.

Ou seja, com o fomento mercantil, pequenas e médias empresas podem vender o direito sobre as contas a receber para uma empresa de fomento e obter esse dinheiro de forma imediata, não dependendo mais de clientes que atrasam o pagamento e descontrolam o fluxo de caixa da empresa.

 

Você gostaria de gerenciar melhor os recebíveis da sua empresa?

Tenha melhor controle na gestão das suas contas à receber, saiba exatamente a data que seus clientes irão lhe pagar através do calendário de recebíveis. Utilize a antecipação de recebíveis para incrementar o fluxo de caixa da sua empresa.

Cadastro Gratuito

2. Como o fomento mercantil funciona?

Primeiramente, é preciso que a empresa venda seus produtos, bens ou serviços a prazo para clientes e tenha um crédito a ser recebido no futuro. Então, a empresa entra em contato com a sociedade de factoring e negocia a venda desse crédito, recebendo um valor referente ao crédito após o desconto de taxas de serviço e juros.

À medida em que os clientes vão pagando as dívidas, a empresa de factoring recebe de volta o dinheiro. 

3. Quais são seus objetivos?

O factoring faz com que a empresa tenha um fluxo de caixa mais positivo naquele instante. 

Isso facilita o planejamento de contas, a negociação de descontos na compra de matérias-primas e o investimento em novos equipamentos e serviços.

4. O que preciso fazer para usar o fomento mercantil?

1. Abrir um cadastro

Escolha sua empresa de fomento (ou factoring) de confiança e abra um cadastro com ela. Geralmente, a factoring vai pedir algumas informações cadastrais suas e da sua empresa para fazer uma análise de crédito.

2. Ser aprovado na análise de crédito

A factoring sempre faz uma análise de crédito da sua empresa. Normalmente, essa análise é bem mais flexível do que seria num banco e, muitas vezes, mesmo empresas com restrições podem ser aprovadas.

3. Fazer uma simulação

O próximo passo é enviar algumas notas fiscais das vendas a prazo para fazer uma simulação. Assim, você poderá entender os custos envolvidos na operação de fomento antes de se comprometer.

4. Fazer uma operação

Se gostou da simulação, você pode fechar a operação e receber o dinheiro na sua conta no mesmo dia, conforme informado pela empresa de fomento anteriormente.

5. A empresa de fomento faz a cobrança do seu cliente

Uma vez realizada a operação de fomento, a factoring tipicamente enviará uma “carta de cessão” para seu cliente (via e-mail) para informá-lo que foi feito uma antecipação. Junto com essa carta vão os boletos da factoring, e seu cliente vai fazer o pagamento diretamente para a mesma.

Vale salientar que a maioria das empresas já está acostumada com o uso de fomento mercantil pelos seus fornecedores, então essa é uma operação padrão para o departamento financeiro do seu cliente!

5. Como encontrar uma factoring?

Basta fazer uma busca online para descobrir diversas empresas de factoring. Para escolher a melhor para a sua situação, considere fatores como a facilidade de contato com a equipe da empresa, a agilidade na resposta, as taxas cobradas pelo fomento e a burocracia do processo.

Algumas empresas de factoring inclusive já oferecem a possibilidade de realizar toda a operação online, o que garante o recebimento do dinheiro em menos tempo.

6. Fomento mercantil é igual a empréstimo de banco?

Não. A factoring não é autorizada a captar ou emprestar dinheiro, já que essas transações são limitadas ao universo bancário, e restringe suas operações à compra e venda de créditos (direitos mercantis).

7. Quais os benefícios do fomento mercantil para as empresas?

Além da simplicidade e versatilidade da transação, o factoring dá mais liberdade ao pequeno empresário, permitindo que ele se preocupe menos com as movimentações financeiras do dia a dia e possa se envolver mais com a linha de produção, com a criação de novos produtos ou mesmo com a melhoria dos processos operacionais.

Em alguns casos, o factoring oferece ainda assessoria e orientação financeira ao empresário, ajudando-o a colocar as contas em ordem e planejar os próximos passos do negócio.

Ainda tem dúvidas sobre o funcionamento do fomento mercantil? É só deixar um comentário aqui embaixo!

 

rapidoo O que é Fomento Mercantil?