O que é e como funciona o protesto de boleto bancário?

O que é e como funciona o protesto de boleto bancário?
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Você precisa fazer o protesto de boleto de um cliente inadimplente? Vamos mostrar o passo-a-passo do protesto de boleto

Você sabe como funciona o protesto de boleto? Vamos ajudar você a entender melhor como esse processo de cobrança funciona.

Se você leu nosso artigo “4 dicas para contornar a inadimplência de clientes”, já sabe o que precisa fazer durante o relacionamento e cobrança com clientes para aumentar as chances de pagamento.

Porém, ele não é à prova de falhas. Pode ser que um cliente tenha problemas ao pagar e você não consiga receber normalmente pela cobrança administrativa.

Nesse momento, antes de partir para a cobrança judicial, você pode optar pelo protesto de boleto.

Lembramos que este recurso só deve ser utilizado se todas as alternativas não surtirem efeito.

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Quando devo optar pelo protesto de boleto?

Não é comum adotar um sistema automático de protesto de boletos.

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Como você deve saber, problemas como esquecimento, faturamento e outros imprevistos podem acontecer e podem ser solucionados administrativamente através do relacionamento.

A sugestão é esperar até se esgotarem todas as alternativas administrativas para levar seu título para protesto.

Antes de partir para a negativação do devedor é importante entrar em contato e buscar maneiras amigáveis de negociar a dívida.

Se todas as alternativas se esgotaram, você não apenas pode, como deve protestar o título.

Como funciona o protesto de boleto

Para o protesto de boleto, você vai precisar dos documentos que comprovem que a fatura está relacionada a algum produto ou serviço da sua empresa.

Os mais utilizados são as notas fiscais e contratos, que devem estar no nome da pessoa contra quem você quer efetuar o protesto.

Com esses documentos você pode solicitar ao banco que emitiu o título ou em um cartório de Tabelionato de Notas e Protestos de Títulos (esse é o local onde o protesto será registrado).

Você precisa informar os dados do devedor (nome, RG, CPF ou CNPJ, endereço e etc.). Sem essas informações não é possível realizar o protesto de boleto.

Depois confira os dados e valores de cobrança inseridos, bem como a data de pagamento original.

Como a cobrança é realizada?

Depois que você deu entrada no processo de protesto de boletos, o cartório vai enviar uma carta de cobrança para o devedor.

Nessa carta, um prazo para pagamento será estabelecido e, depois desse prazo, o nome do devedor será negativado, constando o protesto junto ao CPF ou CNPJ.

Precisamos ressaltar que muitos devedores pagam o título quando recebem o aviso de registro de protesto de boletos e, nesse momento, é possível efetuar o pagamento da dívida no cartório, ou diretamente com a sua empresa.

No segundo caso, você vai precisar gerar um comprovante de pagamento que precisará ser apresentado ao tabelionato para comprovar a quitação do débito.

Muitos cartórios exigem aqui uma carta de anuência.

Trata-se de uma carta destinada ao cartório onde você atesta que o cliente efetuou todos os pagamentos, solicitando então a baixa da cobrança.

Depois do pagamento, seu cliente já não consta mais como devedor, e esse protesto sai do registro de seu CPF ou CNPJ.

Quanto custa o protesto de boleto?

Os valores para o protesto de boleto variam para cada caso e por isso o ideal é fazer uma pesquisa de custos nos tabelionatos mais próximos à sua empresa.

Por que variam? Porque a taxa é calculada através do valor da dívida, e por isso, variam de acordo com o valor da venda.

Você pode fazer essa consulta através da internet.

Em São Paulo, por exemplo, pode consultar o Protesto.net que mostra de maneira simplificada o preço do protesto de acordo com o valor a ser cobrado.

Outros estados também possuem planilha de consulta de custos para protesto de boleto. Sendo assim, você não precisa ir até o cartório para saber os preços praticados.

Agora você já sabe tudo que precisa sobre o protesto de boleto

Explicamos de maneira mais aprofundada o funcionamento do protesto de boleto.

Se você está tendo problemas para receber de um cliente e já esgotou todas as possibilidades de cobrança amigável, o protesto é uma opção viável.

Não recomendamos que você faça isso imediatamente após o vencimento da cobrança (entre 7 a 15 dias).

Mas se, passados 15 dias você começar a ter problemas, a partir do vigésimo dia você pode começar a planejar no protesto como alternativa de recebimento.

Dessa forma, a cobrança administrativa chega a um novo ponto, incluindo uma restrição no CPF ou CNPJ do seu cliente.

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Esperamos que você não precise chegar a esse ponto. Mas, se for preciso partir para o protesto de boleto, você já sabe qual passo-a-passo seguir.

Se você vai protestar algum inadimplente e está usando nossas dicas, volte aqui e comente sobre o desfecho do protesto de boleto.

Enrico Cardoso O que é e como funciona o protesto de boleto bancário?