Se meu cliente diz que não recebeu o boleto, posso negativá-lo?

Seu cliente vive dizendo que não recebeu o boleto? Vamos te ajudar a agir quando essa situação ocorrer

“Meu cliente diz que não recebeu o boleto.” Se você trabalha no departamento de cobrança de uma empresa, certamente já ouviu isso.

Se é empresário, essa justificativa também faz parte do seu dia-a-dia.

Mas, será que, quando o cliente diz não ter recebido o boleto, estamos de pés e mãos atados?

Nunca sabemos se o cliente recebeu ou não o boleto por e-mail, por isso é importante criar canais e fluxos de cobrança do cliente via e-mail, telefone e SMS (ou WhatsApp).

Mas, se o seu cliente diz não receber o seu boleto e ainda assim não quiser pagar por problemas como esse, fique tranquilo.

A responsabilidade do envio do boleto é do fornecedor

Antes de falarmos sobre o tema central de nosso artigo, vale ressaltar que, você, como vendedor e fornecedor, tem a responsabilidade de enviar a cobrança para seu cliente.

Seja através de DDA para clientes autorizados, e-mail, SMS e dispositivos eletrônicos de mensagens ou, em último caso, via Correios.

Sabendo disso, você não deve esperar o seu cliente entrar em contato solicitando o boleto que está para vencer – ou vencido.

O ideal é enviar o boleto com antecedência. Nós sugerimos de 10 dias, para que o seu cliente receba e possa provisionar o pagamento, com a devida antecedência.

Além disso, você também deve utilizar lembretes de vencimento.

São mensagens que você envia para seus clientes para dizer que o vencimento do boleto está se aproximando.

Se você seguir nosso conselho e emitir seus boletos 10 dias antes do vencimento, aconselhamos ainda, que envie um lembrete há 5 dias do vencimento, na véspera e no dia.

E o mais importante: se o boleto não for quitado no dia do vencimento, é importante enviar também um e-mail de cobrança logo no dia seguinte.

Muitos clientes simplesmente esquecem de pagar o boleto e, esse e-mail ajuda a lembrar do título vencido.

Esse fluxo de mensagens podem ser algo cansativo, mas vai ajudar você a ter a atenção do seu cliente e diminuir inadimplência.

Sabendo que você enviou o boleto, mesmo que o seu cliente não receba, ele sabe que tem uma dívida com você, e que deve pagar por ela, independente de não ter recebido e-mail, ou dos Correios estarem em greve, por exemplo.

E se meu cliente disser que não recebeu o boleto?

Como dissemos acima, você tem a responsabilidade de emitir o boleto, mas o seu cliente tem a responsabilidade do pagamento.

Se no dia do vencimento do boleto ele não recebeu nada, deve entrar em contato solicitando o pagamento, uma vez que ainda não recebeu a cobrança.

Não receber a cobrança, não extingue a dívida, muito menos invalida a cobrança.

Seja por e-mail ou outra forma de envio, se o cliente não recebeu o boleto, ele deve entrar em contato para solicitar uma segunda via.

Por isso, se o seu cliente alega não ter recebido o boleto e continua não recebendo, ou não pagando, você pode sim negativá-lo.

Obviamente, não recomendamos que você faça isso logo na primeira justificativa do cliente.

O ideal é que você reenvie a cobrança, tente outros meios (SMS, ou até mesmo Correios) e veja se o cliente paga.

Se a falsa justificativa continuar, você deve proceder com o processo de cobrança na sua empresa, chegando à negativação, se preciso for.

Agora, o pulo do gato: empresas que trabalham com emissão de boletos, possuem acompanhamento de envio.

Dessa forma, você pode ver se o seu e-mail chegou ao seu destinatário, se ele abriu, clicou na mensagem, e saber se ele realmente está com problemas, ou apenas com má fé.

Essa é uma forma profissional de cobrar e acompanhar o envio da cobrança.

Meu cliente diz que não recebeu o boleto? Então, já sei o que fazer

Mostramos para você que, o seu cliente dizer que não recebeu o boleto não invalida a cobrança.

A responsabilidade de emitir a cobrança é sua, mas o cliente tem uma dívida com você e ela precisa ser paga. Ele também precisa acompanhar o processo.

Você descobriu que, quando o cliente usa essa justificativa para não pagar, pode sim negativá-lo, se for o caso.

E mais importante, descobriu também que ferramentas de gestão de boletos, como a Rapidoo, podem ajudar você a saber se seu e-mail com o boleto foi entregue, visualizado e até clicado.

Agora que você já sabe disso, está pronto para cobrar seu cliente de forma mais eficaz e profissional.

Seu cliente disse que não recebeu o boleto? Não se preocupe. Isso não extingue a relação de vocês.

Gustavo Abreu Se meu cliente diz que não recebeu o boleto, posso negativá-lo?