Mantenha o seu fluxo de caixa saudável em períodos de sazonalidade financeira

Você sabe como a sazonalidade financeira impacta negativamente o seu fluxo de caixa? Hoje vamos ajudar você a contornar esse problema

Fluxo de caixa é um assunto sério. Sem caixa a sua empresa não investe e não cresce. Por isso, é importante mantê-lo em períodos de sazonalidade.

Vamos juntar 2 temas importantes para a saúde de qualquer negócio: a importância de controlar o seu fluxo de caixa e a importância de conhecer a sazonalidade do seu negócio.

Mas, antes de unir uma coisa à outra, vamos falar um pouco sobre o que é fluxo de caixa (caso você esteja querendo reforçar esse conceito) e depois, deixarmos claro, afinal de contas, o que é sazonalidade.

O que é fluxo de caixa?

O fluxo de caixa é um dos principais instrumentos no auxílio do controle financeiro de um negócio. É usado para organizar e controlar fluxos de entradas e saídas de dinheiro no caixa da organização.

Trata-se de uma ferramenta que possibilita o acompanhamento detalhado de toda a movimentação de valores dentro de uma empresa.

Para isso, ele se baseia na entrada e saída monetária, por meio de um processo de análise realizado em períodos (diário, semanal, mensal), tendo como avaliação final o balanço anual.

As entradas ocorrem por meio da comercialização de serviços ou produtos, venda de bens e ativos da empresa, recebimento de dívidas e etc.

As saídas são representadas com valores para diversos fins como, por exemplo, compra de matérias-primas, pagamento de funcionários e fornecedores, aluguel de imóveis, dentre outros.

O fluxo de caixa é uma ferramenta que mensura as informações cruciais da vida financeira do seu negócio, e é um importante indicador.

Afinal, através dele é possível saber se uma empresa tem ou não dinheiro em caixa, ou se está crescendo e aumentando seu faturamento, por exemplo.

Agora, que já entendemos um pouco sobre o fluxo de caixa, passemos à sazonalidade.

O que é sazonalidade e como ela pode afetar o seu negócio?

De forma simples e prática, podemos entender por sazonalidade, toda e qualquer alteração e variação que possa influenciar, positiva ou negativamente, na sua empresa.

Digamos, por exemplo, que você tenha uma sorveteria famosa, vende maravilhosamente bem durante o verão, mas no inverno tem problemas.

Esse é um exemplo verdadeiro, e até muito simples, do que é sazonalidade, e qual é a sua interferência no seu negócio.

Como você pode ver, ela influencia diretamente nos lucros e atividades da sua empresa; e como você pode imaginar, no seu fluxo de caixa.

Outro exemplo de sazonalidade – positiva, dessa vez – são os feriados que alavancam as vendas de determinadas atividades, como por exemplo, a Páscoa.

Resumidamente, sazonalidade são períodos de tempo e influenciam diretamente em seu resultado financeiro.

 

Você gostaria de gerenciar melhor os recebíveis da sua empresa?

Tenha melhor controle na gestão das suas contas à receber, saiba exatamente a data que seus clientes irão lhe pagar através do calendário de recebíveis. Utilize a antecipação de recebíveis para incrementar o fluxo de caixa da sua empresa.

 

Cadastro Gratuito

 

Principais dicas sobre como gerenciar o fluxo de caixa em negócios sazonais

É importante que empresas gerenciem suas sazonalidades e seu fluxo de caixa de forma eficaz, pois é mais provável que enfrentem padrões irregulares de fluxo de caixa.

Há algumas dicas que você pode ter em mente em períodos de sazonalidade financeira.

#1. Planeje com antecedência

Ao planejar com antecedência, você pode garantir que é capaz de cobrir todos os períodos com baixo volume de fluxo de caixa e evitar o uso de formas de financiamento rápidas e caras, como por exemplo, o cartão de crédito.

Uma previsão de fluxo de caixa destacará os momentos em que você terá maior probabilidade de enfrentar pressão financeira.

Isso poderia envolver simplesmente a elaboração de duas listas – para o dinheiro que entra e sai da empresa a cada mês.

#2. Receba rapidamente

Vale a pena ser organizado quanto aos seus recebíveis – isso significa enviar faturas rapidamente, cobrar seus atrasados e até mesmo oferecer desconto para pagamentos adiantados.

Isso vai ajudá-lo a entender suas receitas e colocá-las dentro do seu caixa o mais rápido possível.

#3. Mantenha os níveis de estoque baixos

Ter excedente de estoque faz com que o seu dinheiro fique preso, e esse dinheiro poderia ser usado em outra área.

Mantenha registros de níveis de estoque para que você possa enxergar padrões de que tipo de estoque você pode construir quando precisar.

Estime a demanda perguntando a seus clientes quais são suas necessidades. Use vendas ou promoções para vender produtos que não tiveram boas saídas.

#4. Ajuste suas políticas de compra

Você pode melhorar seu fluxo de caixa concordando com melhorar suas políticas de compra.

Isso pode envolver a procura por um desconto maior, a aceitação de um prazo de pagamento mais longo do que o habitual, ou à organização de processos de compra mais rígidos.

#5. Faça reservas

Resista à tentação de tirar dinheiro do negócio durante seus melhores momentos – coloque o dinheiro de lado para que você possa cumprir seus compromissos durante períodos de calmaria.

É uma boa ideia aqui configurar uma conta poupança de negócios, ou algum investimento que possa fazer seu dinheiro render melhor.

Nesse sentido, aconselhamos que você busque por orientação financeira antes de decidir por conta própria.

Garanta a saúde do seu fluxo de caixa durante a sazonalidade financeira com nossas dicas

Quando entendemos um pouco mais sobre os momentos de sazonalidade financeira, ampliamos nosso conhecimento para sobreviver a momentos em que as coisas fogem do controle.

Gustavo Abreu Mantenha o seu fluxo de caixa saudável em períodos de sazonalidade financeira