Levantando a cortina: como funciona uma análise de crédito

Se você é empresário, sabe que há situações em que somos levados a pedir um empréstimo. Seja para expandir os negócios, resolver um problema com o maquinário ou mesmo pagar uma outra dívida, em algum momento será preciso recorrer a uma linha de crédito. A questão é que para conceder o empréstimo, os bancos precisam analisar a sua empresa. E ai surge a dúvida: como são feitas as análises de crédito?

Neste texto nós reunimos algumas informações sobre esse procedimento para ajudar você a entender melhor como ela funciona. Acompanhe!

O que é análise de crédito?

Essa atividade tem o papel de estudar a situação e comportamento de pessoas físicas e jurídicas que pedem empréstimos a instituições financeiras. Nesse procedimento são analisados se as informações prestadas pelos interessados são verdadeiras e se eles terão condições de cumprir com os compromissos firmados.

Também é uma maneira da instituição financeira se proteger em relação ao não pagamento do empréstimo, além de ajudá-lo a maximizar o dinheiro investido por meio da cobrança de juros.

Como são feitas as análises de crédito?

Análise auxilia não só o banco como também o próprio empreendedor que, dependendo da sua situação, pode conseguir juros menores e boas condições para pagar e reduzir as exigências. Confira agora o que é pedido pelas instituições financeiras para fazer a análise de crédito:

  • Dados da empresa: Empreendimentos geralmente possuem seus dados cadastrais registrados em juntas comerciais. Pelo CNPJ e também mediante o nome da empresa, os bancos podem verificar informações como: valor do patrimônio, penhora de bens, nome dos sócios, se a empresa está regularizada, etc. Também é possível saber como está a reputação da companhia perante os serviços de proteção ao crédito.

  • Dados dos sócios: Após averiguar as informações da empresa, a instituição financeira passa a examinar os sócios. Mesmo para empreendimentos onde a sociedade é de responsabilidade limitada (Ltda.), há uma análise de como está a situação de crédito dos componentes.

  • Objetivo do investimento: Para conceder o crédito as instituições deverão observar qual é a finalidade do empréstimo. Nesse caso, ter um plano de investimento pode ajudar muito a empresa a convencer o banco a liberá-lo. A instituição vai querer saber se há um planejamento de orçamento para suporte do negócio durante o período de pagamento do empréstimo.

  • Garantia: A empresa precisará apresentar uma forma de garantia para a instituição. Ela poderá oferecer um imóvel, penhor ou mesmo a alienação fiduciária de bens móveis. O ideal é que o empresário tenha alguma garantia para quitar o débito caso não consiga pagar.

  • Disponibilidade econômica: O banco ao oferecer o crédito, verificará se há disponibilidade de recursos na empresa. O débito gerado pela linha de crédito não pode prejudicar o lucro. Afinal, futuramente é necessário que a companhia consiga pagar as parcelas do empréstimo. Além do mais, o tempo de pagamento precisa ser compensado pelo lucro dos investimentos realizados com o dinheiro da linha de crédito. A instituição financeira analisará todas essas possibilidades.

Com os pontos acima em mente, fica claro que quanto mais dados existem para contar a história da sua empresa, e que mostram que você paga suas contas em dia, quanto mais fácil será para você conseguir crédito.

Infelizmente, o reverso também é verdade: há alguns fatores podem prejudicar você na hora de procurar crédito, por exemplo se a sua empresa for muito nova, ou se estiver negativada ou com protestos. Nesse caso, ajuda se você pode dar mais contexto para a pessoa fazendo a análise. Por exemplo, se você teve outras empresas com bom comportamento, ou se você pode explicar como aconteceu algum protesto, a pessoa do outro lado conseguirá entender a sua situação mais facilmente.

Agora ficou claro como são feitas as análises de crédito pelas financeiras, principalmente no caso de pessoas jurídicas. Comente se este post te ajudou!

rapidoo Levantando a cortina: como funciona uma análise de crédito