Blog da Rapidoo

Levantando a cortina: como funciona uma análise de crédito

Se você é empresário, sabe que há situações em que somos levados a pedir um empréstimo. Seja para expandir os negócios, resolver um problema com o maquinário ou mesmo pagar uma outra dívida, em algum momento será preciso recorrer a uma linha de crédito. A questão é que para conceder o empréstimo, os bancos precisam analisar a sua empresa. E ai surge a dúvida: como são feitas as análises de crédito?

Neste texto nós reunimos algumas informações sobre esse procedimento para ajudar você a entender melhor como ela funciona. Acompanhe!

O que é análise de crédito?

Essa atividade tem o papel de estudar a situação e comportamento de pessoas físicas e jurídicas que pedem empréstimos a instituições financeiras. Nesse procedimento são analisados se as informações prestadas pelos interessados são verdadeiras e se eles terão condições de cumprir com os compromissos firmados.

Também é uma maneira da instituição financeira se proteger em relação ao não pagamento do empréstimo, além de ajudá-lo a maximizar o dinheiro investido por meio da cobrança de juros.

Como são feitas as análises de crédito?

Análise auxilia não só o banco como também o próprio empreendedor que, dependendo da sua situação, pode conseguir juros menores e boas condições para pagar e reduzir as exigências. Confira agora o que é pedido pelas instituições financeiras para fazer a análise de crédito:

Com os pontos acima em mente, fica claro que quanto mais dados existem para contar a história da sua empresa, e que mostram que você paga suas contas em dia, quanto mais fácil será para você conseguir crédito.

Infelizmente, o reverso também é verdade: há alguns fatores podem prejudicar você na hora de procurar crédito, por exemplo se a sua empresa for muito nova, ou se estiver negativada ou com protestos. Nesse caso, ajuda se você pode dar mais contexto para a pessoa fazendo a análise. Por exemplo, se você teve outras empresas com bom comportamento, ou se você pode explicar como aconteceu algum protesto, a pessoa do outro lado conseguirá entender a sua situação mais facilmente.

Agora ficou claro como são feitas as análises de crédito pelas financeiras, principalmente no caso de pessoas jurídicas. Comente se este post te ajudou!

Sair da versão mobile