Já regularizei minha inadimplência – como voltar a ter crédito no mercado?

Você já regularizou suas dívidas e ainda assim não consegue crédito? Vamos mostrar para você como voltar a ter crédito no mercado

A sua empresa foi negativada, você já quitou os débitos e ainda não consegue crédito? Vamos ajudar você a saber como voltar a ter crédito no mercado.

Esse problema é comum para muitas empresas, principalmente empresas novas, com pouco tempo de vida.

A inadimplência, de alguns anos para cá cresceu e afetou muitos negócios. Seja por reviravoltas do mercado, crises ou problemas de liquidez junto a clientes, ninguém está livre desses problemas.

E, quando os pagamentos começam a atrasar, é natural que muitos credores inscrevam a empresa em órgãos de proteção ao crédito.

Feito isso, mesmo depois de liquidar o débito, muitas empresas acabam continuando a ter problemas para o acesso ao crédito.

E fica a dúvida: como voltar a ter crédito no mercado? Continue conosco que vamos te mostrar.

Como voltar a ter crédito no mercado?

Na prática, o histórico de pagamentos das pessoas fica registrado no Serviço de Informações de Crédito do Banco Central.

Segundo o Banco Central, esse sistema, mantém dados dos cidadãos por 2 anos, e não é restritivo, uma vez que o órgão não “interpreta” as informações bancárias.

Porém, os bancos utilizam os dados para montar seu próprio cadastro negativo, que pode durar por mais de 2 anos.

Esse pode ser o motivo de sua empresa ter problemas para acesso ao crédito no mercado: o score de crédito.

O que é score de crédito?

O score de crédito é uma importante ferramenta que tem como objetivo auxiliar o processo de tomada de decisão de concessão de crédito e realização de negócios.

O score indica, por meio de uma pontuação que vai de 0 e 1.000, qual a chance de determinado perfil pagar as suas contas em dia nos próximos 12 meses.

Hoje, instituições bancarias utilizam o score de crédito para basearem suas decisões na hora de conceder crédito.

E, mesmo sua empresa tenha “limpado o nome”, seu score de crédito pode ainda ser baixo, o que impede o acesso ao crédito.

Essa é a realidade de muitas empresas novas.

Por terem pouca experiência de crédito e pouco score, mesmo depois de ter seu nome limpo, as empresas ainda continuam tendo dificuldades para conseguir crédito no mercado.

Para ter mais chances de voltar a ter crédito no mercado, você precisa aumentar o seu score de crédito.

Como aumentar meu score de crédito?

A pontuação do score de crédito é dinâmica, calculada no momento da consulta considerando as informações disponíveis na base de dados dos serviços de proteção ao crédito.

Mas, melhorar a pontuação faz parte de um processo de mudança de comportamento para que o mercado enxergue a sua empresa como um negócio saudável.

Aqui estão algumas formas de melhorar o seu score de crédito:

  1. Limpar o seu nome. Quando o nome da sua empresa é negativado, seu score vai, automaticamente a zero;
  2. Pagar suas contas em dia. Quando você paga as contas em dia, mostra ao sistema bancário que é um “bom pagador”;
  3. Manter seus dados cadastrais atualizados.

Melhorar seu score vai ajudá-lo a obter crédito no mercado, mas a decisão de concedê-lo é sempre da instituição financeira.

Porém, é muito difícil que uma instituição se recuse a conceder crédito à uma empresa com um bom score.

É possível ter crédito mesmo negativado?

A resposta rápida para essa pergunta é sim. É possível ter crédito mesmo com seu CNPJ negativado.

As empresas que estão com problemas de restrições podem recorrer à antecipação de recebíveis.

Com a antecipação de recebíveis você pode antecipar o recebimento de seus créditos e com isso conseguir um fôlego financeiro, inclusive, para quitar débitos.

Se seus clientes possuem um bom histórico de pagamento, mesmo com restrições de crédito, a sua empresa pode vender esses recebíveis e receber à vista por faturas que irão vencer a prazo.

desconto de duplicatas, também conhecido como Factoring ou fomento mercantil, nada mais é que uma antecipação de recebíveis, utilizando as duplicatas que sua empresa tem a receber dos clientes.

Com esse serviço, você consegue receber à vista o que vendeu a prazo, e usar esse dinheiro para cumprir suas obrigações financeiras.

A instituição que faz a antecipação estipula algumas taxas e percentuais sobre o valor, então o valor que você recebe na antecipação de uma venda é um pouco menor que o valor que receberia no prazo original.

Agora que você já sabe como voltar a ter crédito no mercado, já pode organizar suas finanças para recuperar o seu fôlego!

Falamos um pouco mais sobre o score de crédito – e como ele é importante para que você consiga ter crédito do mercado, mesmo que não tenha restrições.

O score é uma ferramenta utilizada por instituições financeiras para avaliar a possibilidade de uma pessoa – física ou jurídica – de pagar suas contas em dia.

Mesmo que você não tenha restrições, pode ter um score baixo e, assim não ter acesso ao crédito.

Por isso, demos a você algumas dicas para melhorar o seu score e com isso, aumentar suas chances de crédito bancário.

Falamos também sobre a antecipação de recebíveis, que pode ser um recurso útil para ajudar você a colocar as finanças da sua empresa nos trilhos e conseguir regularizar seus débitos.

Com as nossas dicas, será possível ter um maior fôlego financeiro, aumentar seu score de crédito e voltar a ter crédito no mercado.

Gustavo Abreu Já regularizei minha inadimplência – como voltar a ter crédito no mercado?