O que é float bancário?

Float bancário. Essa é uma prática comum em instituições financeiras que você pode nem saber que existe. Entenda como ela funciona!

Você já ouviu falar em float bancário? Se essa palavra é nova para você, fique atento.

Vamos explicar um pouco mais sobre essa prática e como ela beneficia as instituições financeiras.

Muitas vezes, em troca do float, o banco oferece ao titular da conta corrente melhores taxas.

Até a década de 90, quando a inflação era muito alta no brasil, batendo facilmente 80% ao mês, a grande receita das instituições financeiras era o float.

O float, é o dinheiro parado em conta corrente sem movimentação que o banco aplica.

Porém, engana-se quem acredita que essa prática caiu em desuso.

Mesmo com índices de inflação mais baixos, o float bancário ainda é usado por muitas instituições financeiras e factoring, principalmente nos recebíveis em boleto.

Agora que você já sabe o que é float, e como ele beneficia as instituições financeiras, que tal aprender a identifica-lo em suas movimentações?

🤔 Sua empresa ainda paga tarifa para emitir boletos?

ECONOMIZE DINHEIRO EMITINDO BOLETOS 100% GRATUITOS VIA RAPIDOO.

➡️ CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS. ⬅️

Como identificar o float bancário?

Normalmente, quando uma instituição demora para compensar um título pago, um cheque depositado ou qualquer outro recebível, ele pode estar fazendo float com o seu dinheiro.

Isso acontece porque, com a Nova Plataforma de Cobrança da Febraban, hoje, praticamente toda cobrança bancária é compensada em até 24h.

Porém, muitas vezes, as instituições não atualizam esses prazos nos calendários de compensação, mantendo D+2 ou até mesmo D+3 para realizar o repasse.

Uma das formas de identificar o float bancário é identificar quais são os prazos que as instituições financeiras que você trabalha operam para compensar seus recebíveis.

Dificilmente uma instituição que opera com D+1 está fazendo float com o seu dinheiro.

Mas, acima desse prazo, existe uma possibilidade de que o seu dinheiro esteja demorando um pouco mais para entrar na sua conta para favorecer a instituição financeira.

Esse é o indício mais simples de detectar se uma instituição financeira está ganhando dinheiro ao atrasar um pouco suas compensações bancárias.

O que você ganha – ou perde – com o float bancário

Como vimos, o float bancário era uma prática muito comum na década de 90, quando a inflação era alta e, acredite, os bancos não cobravam taxa.

Nesse caso, o float era uma forma das instituições financeiras serem (muito bem) recompensadas pelo que faziam.

O controle inflacionário fez com que os bancos criassem as tarifas bancárias, mas ainda assim, eles não abandonaram essa prática.

Uma coisa é certa: a maioria das instituições financeiras querem maximizar seus lucros, ganhando em todas as oportunidades que puderem com o seu cliente.

Por isso, buscar instituições transparentes, que respeitem o cliente deve ser uma prática comum para no dia-a-dia de empresários.

Afinal de contas, você paga uma bela quantia de taxas ao banco para que ele preste o serviço para você. Mas, sempre que possível, ele vai querer maximizar esse ganho com práticas como o float bancário.

Apesar de não existir nada de ilegal nessa prática, ela mostra a essência dos bancos, de quererem lucrar a qualquer custo diante de seus correntistas.

O float atrasa o prazo para o dinheiro cair na sua conta e, com isso, muitas empresas já precisaram recorrer, por exemplo, ao cheque especial, pagando por isso juros exorbitantes.

São através das pegadinhas – o float é apenas uma delas – que instituições financeiras, bancos, factorings e até corretoras, maximizam seus lucros.

Identifique e fuja do float bancário para ser dono do seu dinheiro

A Rapidoo acredita que práticas como o float, apesar de não serem ilegais, podem lesar o consumidor.

Hoje apresentamos para você o float bancário, assunto com muito pouca, ou quase nenhuma informação a respeito na internet.

As pequenas empresas brasileiras já possuem um dos maiores juros de empréstimos e financiamentos do mundo, já pagam altas tarifas bancárias e, não precisam ser ludibriadas com prazos de recebimento que apenas beneficiam instituições financeiras.

Nós abolimos qualquer tipo de float bancário na Rapidoo, pois acreditamos em uma gestão financeira transparente e sem pegadinhas.

Se você acredita que o float é prejudicial para sua empresa, agora já sabe como pode identifica-lo.

Esperamos que esse artigo tenha sido útil para você. E que você possa identificar práticas escusas como o float financeiro.

Gustavo Abreu O que é float bancário?