Empréstimo não é o único tipo de crédito para pequenas empresas!

Enfrentar um cenário de dificuldades financeiras não é nada fácil, não importa o tamanho da sua empresa. Entretanto, superar esse desafio pode ser especialmente difícil para micro e pequenos empresários, já que as opções de crédito para pequenas empresas parecem limitadas.

Uma das soluções que alguns empreendedores encontram para poder gerenciar melhor as contas da empresa é recorrer a empréstimos. Entretanto, essa alternativa pode custar caro em função dos altos juros cobrados pelas instituições financeiras.

O que muitos não sabem é que existem outras modalidades de crédito que podem ajudar o empresário a colocar suas contas atrasadas em dia e ter um capital de giro.

Confira abaixo algumas opções que podem ser uma alternativa ao empréstimo tradicional.

Conta garantida

Com juros um pouco mais baixos, a conta garantida pode ser usada para qualquer finalidade. Assim, a empresa pode usufruir do valor disponível e paga os juros sobre o limite solicitado. As vantagens dessa linha de crédito são a renovação automática e sem burocracia, a disponibilidade rápida e a possibilidade de abater a dívida a qualquer momento, evitando a incidência de mais juros.

Entretanto, como qualquer modalidade de crédito, é preciso ter controle sobre o seu uso para não gerar uma dívida com o banco.

Leasing

O leasing, também conhecido como locação financeira ou arrendamento mercantil, é uma espécie de aluguel de um bem que pode ser adquirido ao término do contrato. As vantagens desse sistema são as menores taxas de juros e a isenção do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF).

Esta pode ser uma alternativa para empresas que necessitam de maquinário, veículos e outros equipamentos. Ao invés de financiar o bem, ela pode optar por essa modalidade.

Factoring

Também conhecido como desconto de duplicatas, o factoring é uma opção para quem deseja receber à vista uma venda que fez a prazo. A factoring compra a duplicata ligada à venda e então paga à empresa o valor à vista, com a taxa de serviços descontada. A vantagem é poder aumentar o capital de giro e fluxo de caixa da sua empresa sem depender de outras formas de crédito.

Outra vantagem dessa operação é que ele pode ser contratada pela internet, de forma 100% online e sem burocracia.

Outras opções de crédito para pequenas empresas

Além das opções listadas acima, vale destacar também o Microcrédito Produtivo Orientado Caixa, uma linha de crédito da Caixa Econômica Federal. À uma taxa de juros que parte de 3,3% ao mês, o valor liberado pode chegar até R$ 15 mil. O prazo para pagamento na primeira contratação é de até 12 meses, dependendo da finalidade do crédito.

A Linha Proger Urbano também é uma alternativa para pequenas empresas. O programa do Banco do Brasil serve para financiar reformas de instalações, modernização e aquisição de bens. O prazo máximo para o pagamento é de 48 meses, sendo 12 meses de carência. O financiamento cobre o limite de até R$ 200 mil e suas taxas de juros de longo prazo (TJLP) são de até 12% ao ano.

E então, qual dessas opções de crédito você achou mais interessante? Deixe o seu comentário abaixo!

rapidoo Empréstimo não é o único tipo de crédito para pequenas empresas!