DRE: entenda o que é, por que é importante e mais!

Você sabe o que é DRE? É a Demonstração do Resultado do Exercício, uma das obrigações mais importantes de uma empresa.

A DRE é uma ferramenta fundamental para auxiliar os gestores a apurar as informações mais relevantes do seu negócio além de otimizar a prática da gestão financeira de sua empresa! Veja a seguir mais detalhes sobre essa demonstração contábil e seus variados recursos.

Afinal, o que é DRE?

Por definição a Demonstração do Resultado do Exercício é um documento da gestão contábil que tem como foco detalhar as informações financeiras de uma empresa para divulgar o seu resultado líquido anual, podendo ser lucro ou prejuízo.

A DRE confrontará alguns indicadores, por exemplo: receitas, custos, despesas e provisões tributárias.

Embora seja elaborada anualmente, muitas empresas acabam optando por divulgá-la internamente para auxiliar na análise dos resultados operacionais, pois é considerada uma das ferramentas para as tomadas de decisões.

De que forma é estruturada uma DRE?

O método usado para formalizar a estrutura de uma DRE é vertical, tendo como seu principal objetivo sintetizar as contas de sua empresa. Dessa forma, é interessante que você fique atento a estrutura de uma DRE e quais são as informações que nela deve conter. Confira a seguir:

Exemplo do formato de uma DRE (números ilustrativos)

🤔 Sua empresa ainda paga tarifa para emitir boletos?

ECONOMIZE DINHEIRO EMITINDO BOLETOS 100% GRATUITOS VIA RAPIDOO.

➡️ CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS. ⬅️

.

Receita Bruta

Refere-se ao grupo que contém as receitas de uma empresa, por exemplo: receita de vendas, receitas operacionais e as receitas com prestações de serviços.

Deduções da Receita Bruta

Trata-se das devoluções de vendas, abatimentos e os impostos incidentes sobre cada venda efetuada.

Custos

Estipula-se todos os custos associados de sua empresa como: custo do produto vendido, custo das mercadorias e custo dos serviços prestados.

Despesas Operacionais

Pertence ao somatório de todas as despesas com vendas e também as despesas administrativas.

Despesas Financeiras

Aborda todos os gastos financeiros de sua empresa como, por exemplo: variações monetárias, financiamentos bancários e empréstimos adquiridos.

Provisão para Impostos de renda e Contribuição Social sobre o Lucro

Estende-se a dedução do Imposto de Renda Pessoa Jurídica e da Contribuição Social sobre o Lucro.

Resultado Líquido do Exercício

Refere-se à principal informação de uma empresa. Ou seja, saber se houve lucro ou prejuízo ao termino do exercício.

Na maioria das vezes, são essas as informações contidas em uma DRE. Contudo, você adicionar outros grupos por exemplo: outras receitas e outras despesas caso ajude otimizar a gestão contábil de sua empresa.

🤔 Sua empresa ainda paga tarifa para emitir boletos?

ECONOMIZE DINHEIRO EMITINDO BOLETOS 100% GRATUITOS VIA RAPIDOO.

➡️ CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS. ⬅️

.

Qual a sua importância para as empresas?

Elaborar corretamente a DRE, possibilita que os gestores tenham uma visão holística da atual saúde financeira de sua empresa. Portanto, é possível extrair informações relevantes que pode impulsionar o seu negócio, por exemplo: índice de receita, impacto dos custos e os gastos com as despesas.

Outra contribuição bastante importante é que a DRE fornece para as empresas os dados fundamentais para a tomada de decisão, e, sem esse documento contábil seria impossível ajudar os empreendedores conseguir capital para alavancar o seu negócio!

Por hora, conhecemos a importância da elaboração de uma DRE que é considerada uma das melhores maneiras de otimizar a gestão de sua empresa. Então, se você deseja extrair os mais importantes dados como receita, custos e suas despesas, não deixe de elaborar a sua DRE.

Agora que você sabe um pouco mais sobre a contabilidade da sua empresa, que tal começar a aprender sobre antecipação de recebeis como um modo de otimizar o seu capital de giro?

rapidoo DRE: entenda o que é, por que é importante e mais!

One Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *