Dicas de marketing que toda pequena empresa pode colocar em prática

Dicas de marketing que toda pequena empresa pode colocar em prática
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Quer levar o seu negócio para o próximo nível? Temos algumas dicas de marketing que irão ajudar!

Seja você um empreendedor de primeira viagem, ou um empresário experiente, nunca é demais aprender algumas dicas de marketing para fazer seu negócio crescer.

Hoje, a tecnologia permite que pequenas empresas compitam de igual para igual com grandes empresa, utilizando ferramentas simples e muita ousadia.

Por isso, fizemos um apanhado de estratégias on e off-line para ajudar você a investir de maneira inteligente em marketing.

No final, você terá novas ideias na cabeça, além de saber onde investir seu dinheiro para crescer.

#1. Defina um objetivo e um orçamento

O primeiro passo para investir em marketing é definir o seu orçamento e como aplica-lo.

Geralmente, consultores de marketing perguntam aos empresários: “o que você quer?”.

Você precisa decidir o que é importante para você: ampliar o seu alcance, ou maximizar a exposição local? Você está procurando consciência de marca, ou conversões?

Ter essas respostas irá ajudar você a saber o que fazer e priorizar os investimentos em anúncios, sejam eles em massa, online ou off-line.

#2. Pague para jogar

Você precisa investir para ganhar. Quando falamos em marketing digital, isso também é uma verdade.

Se você quer ter um impacto positivo, você precisa gastar parte do seu orçamento em links patrocinados, anúncios em banners, mídias sociais e etc.

Isso, no início, pode ser intimidante. Principalmente se você não tem experiências com o digital, e não sabe como começar, quanto custa, e principalmente, escolher entre as plataformas disponíveis.

Você pode estar se perguntando porque deveria pagar por anúncios em mídias sociais.

Por conta de algumas artimanhas do Facebook, as visualizações não pagas podem ser tão baixas quanto 1% da sua base de fãs.

Dicas para começar agora:

  1. Se você tiver usando o Google AdWords, descubra se os anúncios estão funcionando.
  2. Use uma calculadora de custos para ver o que você pode ganhar com um pequeno investimento em anúncios no Facebook.

#3. Capitalize nas ofertas locais do Google

Sendo o buscador mais utilizado no mercado, o Google tem muitas ofertas que podem ajudar as pequenas empresas.

Você sabia? Empresas que possuem uma presença online crescem 40% mais rapidamente do que as que não tem. Se você perdeu a oportunidade, agora é hora de correr atrás do prejuízo.

Ao criar uma conta do Google Meu Negócio você pode assumir o controle das informações sobre sua empresa, como horário de funcionamento, endereço, número de telefone e website.

Além disso, com os novos anúncios locais de pesquisa, sua empresa pode aparecer no Google Maps quando alguém estiver buscando por negócios em uma determinada localidade.

Dicas para começar agora:

  1. Cadastre-se no Google Meu Negócio.
  2. Faça uma pesquisa no Google pelo seu negócio. Veja suas informações atuais e confira se batem exatamente o momento do seu negócio.

#4. Seja um campeão nas mídias sociais

Mídias sociais podem ser um anúncio irritante e incômodo. Especialmente quando você está tentando fazer malabarismos entre todas elas.

É difícil dizer se isso realmente vai funcionar.

Ter uma presença em todos os canais é ótimo, mas é mais fácil escolher 1 mídia onde a maior parte de seus clientes esteja e seguir por ela.

Por exemplo, se seus clientes estão constantemente interagindo com suas postagens no Instagram, mas raramente você tem audiência no Twitter, invista mais tempo no Instagram.

Dicas para começar agora:

  1. Analise sua presença atual nas redes sociais. Onde você tem o maior envolvimento?
  2. Inscreva-se em algumas ferramentas sociais. Você pode começar experimentando o HootSuite e o Buffer para agendar suas postagens.

#5. Faça e-mail marketing

Quando você é uma pequena empresa, o e-mail marketing é uma oportunidade perfeita para criar um vínculo de lealdade.

Se seus clientes e prospects estão entregando seus endereços de e-mail a você, eles abrem a porta para enviar notificações de venda ou eventos.

As pessoas estão mais propensas a serem leais e se envolverem com um negócio que mostra a sua humanidade.

Aproveite o canal para anunciar novos funcionários, um prêmio que recebeu, ou até mesmo grandes eventos da sua empresa.

Dicas para começar agora:

  1. Se você busca por economia, inscreva-se no Mailchimp. Eles oferecem uma conta gratuita com excelentes recursos para você começar.
  2. Otimize seu e-mail: continue testando linhas de assuntos, horários de envio, dia de disparo e as melhores práticas para encontrar a melhor taxa de abertura.
  3. Muitos usuários verificam seus e-mails em seus smartphones, portanto, certifique-se de que seus e-mails são compatíveis com os dispositivos móveis.

#6. Tenha um blog

Blogar não é apenas divertido, bem como também é extremamente útil para a exposição de sua marca.

O blog da sua empresa é onde você demonstra aos potenciais clientes e fãs que você é um especialista no seu campo.

Você também pode utilizar essa plataforma para se promover.

Qualquer coisa, desde o anúncio de prêmios, entrega de projetos, recordes e marcos atingidos podem ser publicados em um blog.

Dicas para começar agora:

  1. Qualidade sempre é mais importante do que quantidade. Comprometa-se a publicar em seu blog, pelo menos 1 vez por semana.
  2. Certifique-se de que seu blog esteja otimizado para que as pessoas possam encontrar o seu conteúdo.

#7. Compartilhe conhecimento

Como você faz aquilo que faz de melhor do que qualquer outra pessoa?

Compartilhar conhecimento é uma ótima maneira de promover seu negócio.

Você pode optar por tutoriais, vídeos no YouTube, webinars, ou até mesmo palestras presenciais.

Compartilhe o que você sabe para ser visto como uma autoridade no que faz.

Dicas para começar agora:

  1. Escolha um tópico quente em seu mercado para abordar.
  2. Crie um webinar, uma live, ou hangout para compartilhar o seu conhecimento.
  3. Acompanhe os presentes e interaja com eles.

#8. Invista em networking

Seja ativo no LinkedIn. Essa é uma ótima maneira de se conectar com outras pessoas.

Junte-se a grupos e fóruns para obter conselhos ou até mesmo convite para eventos.

Você também pode investir em um stand, em uma feira na sua cidade, patrocinar uma equipe esportiva, publicar anúncios em revistas e/ou portais locais, ou até mesmo criar seu próprio evento.

Dicas para começar agora:

  1. Encontre um grupo de networking.
  2. Verifique o calendário. Seu negócio é sazonal? Quando é um momento oportuno para um evento?

#9. Seja diferente

Destaque-se na multidão. Seja um unicórnio em um rebanho de bois.

Seja original e peculiar e represente seu negócio exclusivamente através do marketing.

Mostre a todos o motivo porque seu negócio não é apenas incrível, mas porque você está acima de todos.

Dicas para começar agora:

  1. Tome uma posição controversa em uma discussão sobre uma questão ou tendência do seu mercado.
  2. Produza dados originais que outras empresas vão querer citar.
  3. Aproveite para criar uma página “sobre” impressionante para seu negócio que mostre uma missão exclusiva.

Teste essas dicas de marketing e sinta a diferença

Se você está precisando de algumas dicas que ajudem o seu negócio a prosperar, nossas dicas de marketing irão ajudar você.

Você poderá planejar seus investimentos para o próximo ano e ainda sair na frente, com dicas e ferramentas úteis que possibilitam você aumentar seus resultados.

Se você quer fugir de vez da crise que assolou o país e acabou com o crescimento de muitas pequenas empresas, essa pode ser a maneira de conseguir.

Com nossas dicas, você está pronto para investir em marketing e colher bons frutos, garantindo o crescimento do seu negócio.

Se você não sabe como investir nessas dicas, o factoring pode ser um bom negócio. Ele pode ajudar você a antecipar recebíveis para investir e crescer.

Assim, você poderá implementar nossas dicas de marketing e depois compartilhar como foi o seu desempenho.

Enrico Cardoso Dicas de marketing que toda pequena empresa pode colocar em prática