Como funciona o desconto de boletos?

Quer entender um pouco mais sobre o desconto de boletos? Vamos explicar para você como isso funciona!

O desconto de boletos é uma operação financeira de curto prazo destinada a antecipar os valores a receber das vendas realizadas a prazo.

Dessa forma, é possível receber à vista por vendas realizadas a prazo.

Também conhecido como antecipação de recebíveis, o desconto de boletos é uma prática muito comum e amplamente utilizada no sistema financeiro brasileiro. 

Toda empresa já teve algum problema, ou contratempo quando o assunto é fluxo de caixa.

Nesse cenário, o desconto de boletos aparece como uma opção viável para dar mais gás e uma injeção financeira no caixa da sua empresa para ajudar a combater problemas de liquidez.

🤔 Sua empresa ainda paga tarifa para emitir boletos?

ECONOMIZE DINHEIRO EMITINDO BOLETOS 100% GRATUITOS VIA RAPIDOO.

➡️ CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS. ⬅️

.

Por ser uma operação sem burocracia e rápida, muitas empresas acabam utilizando o desconto de boletos para aumentar suas reservas de fluxo de caixa.

Se você já se deparou com opções de desconto de boletos dentre as ofertas financeiras que já recebeu de instituições e não sabe muito bem como isso funciona, hoje vamos ajudar você.

Preparamos esse artigo rápido e simples para que você possa entender um pouco mais sobre o funcionamento do desconto de boletos.

O desconto de boletos na prática

O desconto de boletos é uma operação simples. Nele, a empresa vende seus recebíveis para a instituição financeira.

Funciona assim: a sua empresa vende a prazo e emite boletos para seu cliente.

Porém, o desconto de boletos permite que você adiante o recebimento desses boletos.

Dessa forma, a instituição financeira compra seus boletos, descontando uma pequena taxa de juros como pagamento pelos serviços e pagando à vista por isso.

No vencimento do boleto, quando ele for liquidado, a instituição financeira ou cessionária, fica com o valor pago pelo sacado.

Vamos dar um exemplo simples sobre como funciona o desconto de boletos na prática:

Imagine que a sua empresa tenha um título de R$ 2 mil para receber daqui a 30 dias.

Porém, você precisa de dinheiro em caixa, e optou pelo desconto de boletos para satisfazer necessidades financeiras.

Para antecipar boletos, você vai pagar uma taxa para empresa que irá “comprar” seu boleto.

Sendo assim, imagine que depois de todos os descontos de taxas reste R$ 1,8 mil para você receber. Esse valor é repassado diretamente para sua empresa.

Feito isso, a empresa que comprou seu boleto, entra em contato com o seu cliente para informar sobre a troca do boleto e, se responsabiliza pela emissão do novo título, bem como pela cobrança.

Quando o título for pago pelo seu cliente, ele será recebido integralmente pela instituição financeira.

O primeiro passo para antecipar boletos é a análise de crédito. É através dela que o seu cliente e sua empresa são aprovados para que a operação seja realizada.

É importante que você e seu cliente tenham bons históricos, uma vez que, se tiverem problemas com inadimplência você terá sérios problemas para realizar o desconto de boletos.

Use o desconto de boletos de forma inteligente

Ajudamos você a entender um pouco mais sobre o desconto de boletos, e foi possível entender que, com esse recurso, pode antecipar o recebimento de seus boletos, através da venda desses títulos para uma instituição.

Com isso, pode ter um pouco mais de fôlego financeiro para fazer investimentos, renovar o estoque, ou se preparar para épocas especiais do ano.

O importante aqui é saber usar esse recurso com inteligência.

🤔 Sua empresa ainda paga tarifa para emitir boletos?

ECONOMIZE DINHEIRO EMITINDO BOLETOS 100% GRATUITOS VIA RAPIDOO.

➡️ CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS. ⬅️

.

O que isso significa? Que se você fizer da antecipação de boletos uma prática corriqueira em seu negócio, deve incluir as taxas no seu custo, para que possa adequar sua formação de preço de venda.

Caso contrário, isso pode também atrapalhar o seu caixa, uma vez que vai influenciar diretamente no seu lucro.

De qualquer forma, o desconto de boletos é um recurso estratégico que se usado da forma certa, pode ajudar a trazer fôlego e crescimento para seu negócio.

Gustavo Abreu Como funciona o desconto de boletos?