Décimo terceiro dos funcionários: saiba como preparar sua empresa para esta data de pagamento

Está chegando o pagamento do décimo terceiro dos funcionários, mas não se desespere! Temos dicas para ajudar você a planejar o pagamento sem sofrer

Estamos na reta final de novembro e podemos afirmar que chegou a hora de pagar o décimo terceiro dos funcionários.

Para muitas empresas, e pode ser o caso da sua, esse é um grande problema.

Não podemos negar que, o décimo terceiro dos funcionários representa uma saída expressiva de caixa para algumas empresas.

Por isso mesmo, hoje, nosso papel aqui é ajudar você que viu essa data chegar e está preocupado.

Ou então, você que decidiu que, esse ano, será a última vez que você pega um empréstimo no banco para pagar o décimo terceiro dos funcionários.

Se você está buscando por formas de mudar esse cenário, continue conosco. Você verá um mundo de possibilidades se abrirem à sua frente.

Separamos algumas dicas para ajudar você a solucionar o problema.

Dica #1: capitalize a empresa durante o ano

Pense com a gente: o décimo terceiro salário é mais 1 salário que você deve pagar para seus funcionários anualmente, sendo que a primeira parcela deve ser paga até 30 de novembro.

Tirar esse dinheiro do seu caixa pode ser pesado. Mas, existe uma forma de tornar isso menos doloroso para você, se você pensar a longo prazo.

Uma grande ideia de planejamento é que você recolha, mensalmente, a partir de janeiro, 1/12 de sua folha de pagamentos e reserve em uma conta (pode até ser poupança, se você quiser).

Ao chegar em novembro, você já terá 11/12 do valor de sua folha de pagamento garantido para honrar o pagamento do décimo terceiro dos funcionários.

Tenho certeza que, mesmo que esse valor seja expressivo, ao diluí-lo em 1 ano, você pode planejar melhor o pagamento do décimo terceiro sem que ele se torne um problema para você.

Dica #2: título de capitalização

Nós já sabemos: você é indisciplinado, né?!

Começa depositando nos primeiros meses o valor da dica que demos acima, e depois acaba esquecendo.

Então, talvez, apelar para um compromisso mais rígido pode ajudá-lo a desenvolver melhor esse hábito.

Nesse sentido, o título de capitalização pode ser uma ótima forma de você planejar o pagamento do décimo terceiro de seus funcionários.

Como funciona? No início do ano você contrata um título de capitalização no valor da sua folha de pagamento.

Você paga mensalmente um valor para ter, ao final do ano, o valor total da sua folha de pagamento à sua disposição.

Você pode optar também por modalidades de investimento para essa missão, no lugar do título de capitalização (que não é um investimento).

Só não recomendamos que você aposte em investimentos de risco, uma vez que a ideia é não colocar o dinheiro em risco, mas sim garantir a sua folha de pagamento do décimo terceiro.

Dica #3: antecipação de recebíveis

Se você está pensando que essas alternativas estão muito distantes da sua realidade atual, tudo bem.

Vamos ajudar você a fugir do empréstimo e, ainda assim, honrar com o décimo terceiro sem um rombo enorme em seu caixa.

Sim! A antecipação de recebíveis.

A antecipação de recebíveis não é um empréstimo, porque ela só adianta o recebimento daquilo que você vendeu a prazo.

E, se você ainda está distante das realidades acima, mas não aguenta mais pagar juros para o banco, a antecipação de recebíveis é um ótimo recurso.

Com ela, além de fugir dos maiores juros do mundo, você não entra em endividamento, pois só está vendendo algo que pertence à sua empresa.

No caso, está vendendo seus recebíveis futuros por uma quantia paga à vista.

E a antecipação de recebíveis pode dar ao seu fluxo de caixa aquele fôlego que você precisa para honrar o décimo terceiro de seus funcionários.

O décimo terceiro dos funcionários não precisa ser um monstro. Tudo pode ser resolvido com planejamento

Hoje ajudamos você a encontrar alternativas para planejar o fluxo de caixa e garantir o décimo terceiro dos funcionários sem recorrer a empréstimos e financiamentos.

Se você quer garantir a saúde financeira do seu negócio, essas dicas poderão ser úteis.

A primeira opção pode parecer mais óbvia, mas é desconhecida por muitos empresários: poupe 1/12 de sua folha de pagamento mensalmente e assim, sem dor de cabeça, você poderá garantir o pagamento do décimo terceiro sem transtornos.

Já a segunda opção, similar à primeira, consiste em ter uma ajuda na hora de manter a disciplina e a ordem para capitalizar a sua empresa para o pagamento do décimo terceiro.

Por último, caso essas realidades ainda estejam muito longe da sua, você ainda tem ao seu dispor o recurso da antecipação de recebíveis.

Com essas alternativas à sua disposição, não há motivos para você sofrer com o décimo terceiro dos funcionários!

Gustavo Abreu Décimo terceiro dos funcionários: saiba como preparar sua empresa para esta data de pagamento