Crédito fácil para pequena empresa é possível?

Está buscando crédito fácil para pequena empresa? Veja como é possível conseguir com algumas dicas simples

Todo pequeno empresário sabe que crédito fácil e acessível para pequena empresa não é algo simples de se conseguir.

A impressão que todos temos é que o crédito não está disponível para a pequena empresa.

E quando ele está, os empecilhos crescem para afastar a contratação e tomada de decisão. Sem falar, obviamente em juros, que muitas vezes tornam qualquer transação inacessível.

Isso é um problema sério; não apenas porque impede o crescimento de empresas com grande potencial de desenvolvimento, mas também, porque é capaz de travar a economia do país.

Em 2012, as MPEs (micro e pequenas empresas) representavam 99% do total de empresas abertas no país. Esse número diminuiu em 2016, que considerou que 96,3% das empresas brasileiras são de pequeno e médio porte. Além disso, também podemos incluir em nossa introdução o fato de que pequenas empresas contratam 60% mais que as outras.

Para finalizar, a cereja do bolo: micro e pequenas empresas são responsáveis por gerar 27% do PIB do Brasil.

Dificultar o crédito para pequenas empresas é dificultar o seu crescimento, contratações e suprimir o potencial de fazer o dinheiro circular, e de gerar mais riqueza.

Essa é a rápida realidade das pequenas empresas. Você conseguiu se enxergar aqui?

Mas hoje não falaremos das limitações. Vamos falar sobre linhas de crédito fácil para pequenas empresas, e como conseguí-las.

Crédito fácil para pequenas empresas: conheça linhas de crédito alternativas

Normalmente, quando precisamos de linha de crédito, pensamos automaticamente em empréstimos e modalidades tradicionais de financiamento.

É natural pensarmos em ligar para nosso gerente, e nos submetermos à taxas inacreditavelmente altas que os bancos oferecem.

Contudo, existem algumas alternativas que podem ser consideradas antes da tomada de decisão.

Por isso, vamos destacar algumas delas, que poderão viabilizar o crédito para quem realmente é pequeno e precisa de fomento para crescer.

#1. Microcrédito

O microcrédito é uma linha de crédito voltada aos pequenos negócios.

Por ter o foco em pequenas empresas, utiliza metodologia adequada ao perfil e às necessidades dos empreendimentos de micro e pequeno porte.

O microcrédito é um crédito simples, com orientação financeira e destinado aos empreendedores que já têm uma atividade produtiva (foco na geração de renda), com crédito a partir de 500 reais.

O microcrédito ainda pode ser apontado com algumas características peculiares:

  1. É voltado ao financiamento das atividades produtivas dos pequenos empreendedores, evitando financiar o simples consumo.
  2. O valor financiado deve ser compatível com as necessidades do negócio e sua capacidade de pagamento.
  3. Exige garantias mais simples e de acordo com as condições dos pequenos empreendimentos.
  4. Possui prazos de pagamento normalmente curtos, sempre ligados a finalidade do financiamento e à velocidade do giro das atividades empresariais.
  5. Tem um processo ágil, para que as empresas possam aproveitar suas oportunidades de negócio (apesar dos prazos variarem de instituição para instituição).
  6. Reduz a exigência de documentos e de burocracias, agilizando a análise, aprovação e liberação dos recursos.

Dependendo do valor que o seu negócio precisa (até 15 mil reais), o microcrédito pode ser uma ótima saída para tornar viável um crédito fácil para pequena empresa.

#2. Cooperativas de crédito

Uma cooperativa de crédito é uma associação de pessoas, sem fins lucrativos destinada a propor créditos e produtos financeiros exclusivamente a seus associados.

O cooperativismo é um instrumento de organização econômica. Caracteriza-se como forma de ajuda mútua por meio da cooperação e da parceria.

Uma instituição bancária tem por característica ser de propriedade de um pequeno número de pessoas que buscam obter o máximo de lucro.

uma cooperativa é uma associação de pessoas que ingressam voluntariamente e que passam a fazer suas movimentações financeiras através dela.

Essas pessoas, denominadas associadas, passam a ser donos da cooperativa, juntamente com dezenas ou centenas de outras pessoas.

Por não terem fins lucrativos, cooperativas possuem valores e taxas mais acessíveis e competitivas do que bancos tradicionais.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre as cooperativas de crédito, vamos às suas vantagens:

  • Taxas de juros reduzidas: cooperativas oferecem empréstimos com taxas de juros mais baixas, cobrando ainda, preços mais acessíveis que os bancos.
  • Atendimento diferenciado: na cooperativa, o associado não é tratado como um simples cliente, mas como um de seus colaboradores. Isso influencia no atendimento, análise de crédito e na relação comercial.

O tipo de cooperativa mais interessante para participar dependerá do ramo de negócios da sua empresa.

As cooperativas de crédito são segmentadas em função do tipo de associados para os quais estão autorizadas a operar, por exemplo:

  1. Funcionários públicos e empregados.
  2. Ruralistas, extrativistas e colônias de pescadores.
  3. Comerciantes, industrial ou prestador de serviços.
  4. Donos de pequenos negócios.

Para conhecer condições de crédito, você deve encontrar a que se encaixa com seu ramo de negócios.

Vale lembrar também, que para conseguir crédito em uma cooperativa, é necessário ser um associado.

#3. Empréstimo com garantia (ou refinanciamento)

O empréstimo com garantia, também conhecido como refinanciamento, é a modalidade de crédito em que o tomador oferece uma garantia de pagamento.

O cliente oferece um bem à instituição e consegue juros mais baixos, além de prazos maiores para pagar.

Garantia é um bem colocado no contrato do empréstimo, podendo ser vendido para quitar a dívida em caso de inadimplência.

Esse método permite que sejam oferecidas taxas de juros menores, já que o risco para a instituição financeira é reduzido.

As instituições podem aceitar diversos bens como garantia: o imóvel, o veículo, jóias e até mesmo o seu próprio salário.

Essa modalidade contém um risco: em caso de inadimplência, o bem pode ser penhorado pela instituição financeira.

Por outro lado, ao oferecer um bem como garantia, os juros e condições podem ser menores, uma vez que o banco tem uma garantia de pagamento.

Assim, a pequena empresa que não tem acesso facilitado ao crédito pode utilizar veículos de sua frota, ou imóveis para conseguir dinheiro para crescer e expandir.

#4. Factoring e antecipação de recebíveis

O factoring é uma sociedade fomento mercantil com atividade comercial caracterizada pela aquisição de recebíveis futuros, por um valor à vista, mediante taxa de juros e serviço.

Na prática, o factoring permite que você receba à vista por duplicatas que irão vencer à prazo.

Ele possibilita liquidez financeira imediata para micro e pequenas empresas, e não deve ser confundido com a operação praticada pelos bancos.

Assim, com o desconto de uma taxa administrativa, mais juros, é possível adiantar seus recebimentos e dar uma injeção ao seu fluxo de caixa.

Da mesma forma que o microcrédito, é uma ótima oportunidade de aproveitar ofertas comerciais, negociar melhores preços com fornecedores e fugir de juros de cheques especiais.

O factoring pode fornecer crédito para empresas de maneira simples, rápida e descomplicada para quem precisa de dinheiro rápido.

Se você ficou interessado pelo factoring e quer saber mais, entenda como ele funciona e simule suas operações financeiras com nossa ferramenta.

Somos uma plataforma digital que opera como sociedade de fomento mercantil e podemos ajudar você a conseguir dinheiro através da antecipação de recebíveis de forma simples.

Agora você já sabe como é possível ter crédito fácil para pequena empresa

Como você pôde concluir, não é nada simples conseguir crédito com boas taxas em uma pequena empresa.

Mas, ainda que com poucas opções disponíveis no mercado, é possível conseguir boas oportunidades de crédito de maneira mais simples e descomplicada.

As opções de crédito que selecionamos nesse artigo são as que oferecem uma melhor taxa de juros e acesso ao crédito para pequenos empresários expandirem seus negócios.

As taxas variam de instituição para instituição, mas recomendamos que você sempre consulte mais de uma opção antes de contratar e faça simulações sempre que possível.

Esperamos ter ajudado você a fugir do controle bancário sobre empréstimos que, cada dia mais, dificultam o acesso ao crédito por pequenas empresas, e tenhamos aberto caminho para novas oportunidades.

Temos certeza que, agora, você tem ideia de como é possível obter crédito fácil para pequena empresa sem se desesperar.

Gustavo Abreu Crédito fácil para pequena empresa é possível?