Consulta de CNPJ com protesto

Precisa fazer consulta de CNPJ com protesto? Hoje vamos mostrar para você como é possível fazer isso de maneira simples

O pequeno empresário muitas vezes sofre com problemas de pagamento. Esses problemas poderiam ser evitados em uma consulta de CNPJ com protesto.

Isso mesmo! Você sabia que pode consultar um CNPJ para saber se existe alguma pendência nele?

O processo de vendas de muitas pequenas empresas passa pela emissão do pedido, faturamento e envio ou retirada; poucas empresas possuem uma política de faturamento que privilegie os bons pagadores.

O que isso significa? Que muitas empresas faturam para seus clientes comprarem a prazo sem nenhuma experiência de crédito ou referências comerciais.

Hoje vamos ajudar você com a consulta de CNPJ com protesto. Mas, antes disso, vamos ajudar você a entender um pouco mais sobre a política de faturamento.

Se você quer entender sobre consulta de CNPJ com protesto, continue conosco.

Criando um processo de faturamento para diminuir a inadimplência

Esse não é um assunto novo aqui no blog. Já falamos um pouco sobre ele no artigo “4 dicas para controlar a inadimplência de clientes”.

Mas, hoje falaremos especificamente sobre faturamento, que é algo importante a se ter em mente na hora de vender para um cliente.

A primeira coisa que a sua empresa deve ter é uma política de faturamento. E uma política de faturamento eficaz privilegia bons clientes.

Ela dá crédito (prazo e parcelamento) para os bons clientes, enquanto cria uma relação com novos clientes (que em um primeiro momento, deveriam pagar à vista, ou no cartão de crédito, por exemplo).

A nossa dica aqui é bem simples. Estabeleça uma política de faturamento em que você dê crédito apenas aos clientes com quem já têm relação.

Digamos, por exemplo, que você já vende para um cliente.

Ele já pagou à vista, depois começou a pagar em 15 dias, e agora paga parcelado, faturado direto pela sua empresa.

Nesse tempo, você já teve experiência de crédito com esse cliente e pôde verificar que ele é um bom pagador.

Muitas empresas dão crédito a clientes novos e sofrem com a inadimplência, porque não consultam o seu CNPJ, muito menos checam suas referências comerciais.

A nossa sugestão é que você exija do cliente que quer comprar faturado pela sua empresa algumas informações:

  1. Experiência de crédito com a sua empresa (em compras à vista);
  2. Referências comerciais (outras empresas que compram à prazo);
  3. Documentação da empresa (CNPJ, contrato social e documentos para análise de crédito).

Com essas informações, em um primeiro momento, a sua empresa já afasta empresas má intencionadas em comprar de você. Em um segundo momento, o seu departamento financeiro tem informações para averiguar se esse cliente realmente é um bom pagador.

Feito isso, certamente você já vai diminuir o risco para sua empresa.

Mas, nesse processo será necessário uma consulta de CNPJ com protesto. Você sabe como fazer?

Consulta de CNPJ com protesto: como fazer

Agora chegou o momento de consultar o CNPJ do seu cliente. Será que o CNPJ dele está limpo, ou possuem pendências financeiras?

Essa prática é muito comum com pessoas físicas (através de serviços como SPC e Serasa), mas muitas vezes, negligenciado na venda para empresas.

Será que o cliente que está querendo comprar de você tem alguma pendência em seu CNPJ? Será que ele já teve problemas para pagar um outro fornecedor? É isso que vamos ajudar você a descobrir agora.

#1. Faça a consulta de CNPJ com protesto na Serasa

A Serasa é responsável pela maior base de dados da América Latina, com produtos para consumidor final, empreendedores, PMEs e grandes empresas.

Seus serviços permitem consultas em CNPJ e CPF por todo o Brasil, buscando pendências financeiras, protestos e score de crédito.

Com ele, você sabe, antes de vender, se o seu cliente tem uma boa experiência de crédito com outras empresas que já fez negócio, se ele oferece risco à sua empresa, ou até mesmo, se você não deve fazer negócios com ele.

Através dos serviços oferecidos, a Serasa ajuda a sua empresa a conhecer melhor seus clientes com a consulta de CNPJ com protesto.

Para ter acesso aos serviços oferecidos pela Serasa, a sua empresa vai precisar contratar as soluções disponíveis para o seu perfil de negócio.

Você pode consultar essas informações no site da Serasa Experian.

#2. Faça a consulta de CNPJ com protesto na CenProt

A CenProt é a central de protestos. Nela é possível consultar, de forma gratuita CNPJ com protestos em São Paulo.

Para realizar as consultas você precisa de um cadastro, que pode ser feito rápida e facilmente através do site da CenProt.

É um recurso muito útil para empresas que vendem apenas no estado de São Paulo poderem realizar consulta de CNPJ com protesto de maneira simples e gratuita.

Se você quer ter uma ferramenta gratuita para começar a realizar consultas, a CenProt pode ser muito útil para um faturamento saudável em sua empresa.

#3. Faça a consulta de CNPJ com protesto nos cartórios de protesto

Os cartórios de protesto possuem um site que permite consultar protestos gratuitamente por CNPJ em todos os estados brasileiros.

O site é muito simples e não exige cadastro. Tudo que você precisa é do número do CNPJ que você deseja consultar.

Com isso, em poucos instantes você tem um relatório dos protestos relativos ao CNPJ consultado.

Você pode fazer um teste diretamente no site dos cartórios de protesto.

Agora você já pode fazer consulta de CNPJ com protesto

Com nossas dicas de hoje você aprendeu sobre a importância de um processo de faturamento em sua empresa.

Você aprendeu também que existem serviços (pagos e gratuitos) que permitem a consulta de CNPJ com protesto para garantir a segurança financeira da sua empresa na hora de vender para outras empresas.

Esses serviços ajudam você a conhecer um pouco mais sobre as empresas que você está se relacionando, bem como se proteger de problemas futuros de inadimplência.

Ao se garantir com um processo de faturamento que estuda o cliente que está comprando de você, você aumenta sua liquidez e reduz seus problemas de caixa.

Por isso, não hesite. Escolha um dos serviços que listamos por aqui e comece hoje mesmo a consulta de CNPJ com protesto em suas próximas vendas.

Gustavo Abreu Consulta de CNPJ com protesto